Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Translado de Bosta: do pasto ao vaso de flor

jxpx

Cogumelo maduro
Cadastrado
27/03/2006
13
68
Relato de coleta e translado de bosta: Região: Interior de SP - Oeste Paulista

Encontrei um pasto recheado de P. Cubensis bem próximo à minha residência (de férias), e muitos outros cogus, como Boletus (incrivel este!), panelus subbs (pouquíssimos), sanguineus, lentinus, e mtos, mtos, mtos, outros n identificados.. Num dia de lua cheia do verão (não lembro se janeiro ou fevereiro/2011) creio ter encontrado mais de 100 unidades de cubensis num espaço relativamente limitado, naquele dia parei de coletar por exaustão. Aonde atualmente resido (Nordeste), apesar da altíssima umidade (em contraste ao interior de SP, de clima sequíssimo) nunca mais encontrei um campo nem de longe parecido com aquele (paraíso), chegando ao cúmulo de vasculhar kilômetros de pastos suspeitíssimos e com plenas condições de aparecimento para encontrar apenas 02 unidades do cubensis , inclusive desde que retornei para o Nordeste não consegui sucesso nas caçadas de cubensis

então ao que interessa: como tinha muita bosta contaminada naquele pasto, peguei uma delas e fiz um traslado experimental do pasto para um vaso de planta comum, em lugar úmido perto do muro. Seguem as fotos da evolução dele, após ser "domesticado"​

na verdade, coletei muitas bostas e trasladei para aquela casa.. em canteiros de roseiras, vasos de flores, vários deles inclusive, que tinha certeza q era contaminado de cubensis, deram outros tipos de fungos! se continuasse no local por muito tempo, acho que estabeleceria um cultivo outdoor e nem precisaria sair de casa par acoletá-los​

Achei interessante as fotos do crescimento e compartilho com vcs, achei especialmente bonito o caule dele meio "estribado"... com espécie de tribal.. acho que são as fibras dele sei lá, como que vestígios do crescimento, achei bem diferente dos outros que já tinha visto, geralmente de caule (hifa) liso.​

1.jpg2.jpg3.jpg4.JPG6.jpg7.jpg8.jpg11.jpg10.jpg12.jpg
 
Boas fotos e belos cubensis.

Coletou carimbos?
 
Aqui na nossa chácara, "never cubensis".

Qual seria a melhor estação para encontrá-los?
 
Boas fotos e belos cubensis.

Coletou carimbos?

Não cheguei a coletar carimbos... embora tenha visto alguns de véu fechado

Também para a frutificação da bosta não foi necessário nenhum tipo de intervenção (rega de água, camada)

Aqui na nossa chácara, "never cubensis".

Qual seria a melhor estação para encontrá-los?

Creio que vai depender da região geográfica e da estação mais úmida do ano, no caso do interior/oeste de SP é o verão, já no nordeste/litoral é no meio do ano. Houvi dizer que a a lua cheia favorece, mas não sei se é mito.
 
Bah, que interessante... ja pensei em fazer isso, usar algumas bostas colonizadas para adubar flores e horta. mas sempre desisti achando que não daria e ia prejudicar demais o pasto.. vou tentar nessa 'temporada' se tiver bastante...
 
quantas vezes regou por dia?

Coveiro? o_O Desenterrou um tópico de 2011!

O autor do tópico não acessa o CM há mais de um ano, então não espere uma resposta tão cedo.
 
Back
Top