Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Transkei - 17/09/2018

Diário de cultivo problemático.
Boa tarde a todos,
Seguindo sugestões resolvi postar o relato do meu cultivo de Transkei.
Como todo bom principiante já cometi uma meia duzia de erros ao iniciar quais vou tentar descrever abaixo:

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Transkei
PROCEDÊNCIA: E-shop (comprei em setembro de 2017)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
( ) Outro:_____

Método de preparação e esterilização do substrato:
Primeiramente fiz a moagem do arroz no liquidificador e misturei com a água e a vermiculita,
receita padrão 2-1-1. Enchi os copos e selei com vermiculita.
Lacrei os copos com papel alumínio, acabei usando papel alumínio usado para narguile que é mais grosso,
achei que acabaria rasgando facilmente aquele usado para comida (sou meio desastrado).
Vedei com fita isolante e coloquei pra ferver na panela de pressão totalizando 01 hora após iniciar fervura. Isso foi no domingo 16/09/18, fiz a inoculação no dia seguinte perto das 22:00 (acho que não tem problema esperar tanto tempo pra inocular né?)


Para a inoculação usei um negocio chamado água para injeção, pois não achei água destilada pra comprar, acredito ser um meio totalmente estéril então não deve ter problemas (capsulas de 10 ml)
Detalhe que fiz uns 40 ML e inoculei 10 ML em cada copo, ai foi meu erro, na empolgação de inocular me esqueci de checar qual a dosagem recomendada para cada bolo, acredito que tenha sido uma inoculação cavalar, peço até aos mais experientes que opinem sobre.

Selei os furos feitos pela agulha com micropore e coloquei em uma caixa térmica que tenho junto com um aquecedor de aquário vem com a regulagem de temperatura.
A partir desse ponto acredito que possa ter comprometido meu cultivo pois sou de Curitiba e a temperatura por aqui só começou a subir ontem 23/09/18, então fiz umas medições com termômetro de superfície durante a semana e a temperatura não estava chegando nem perto dos 28 graus exigidos, ontem mudei para um isopor pequeno e convencional que segura muito melhor a temperatura interna, também coloquei um termostato digital com sensor para melhor controlar a temperatura e bingo, agora sim está dentro do esperado.
Espero que essa semana de inoculação em temperatura abaixo do esperado não tenha comprometido meu cultivo,agora vou aguardar 10 dias pra abrir o isopor.




-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 17/09/2018
-------------------------------------------------
( ) Seringa Multiesporos
(x) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

É isso galera, seja o que Deus quiser haha
 

Anexos

  • Bolos.jpg
    Bolos.jpg
    184.2 KB · Visualizações: 10
  • Esterilização.jpg
    Esterilização.jpg
    141.1 KB · Visualizações: 10
  • Encubadora.jpg
    Encubadora.jpg
    45.9 KB · Visualizações: 10
Back
Top