Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo TOAD'S JOURNEY - Uma Primeira Tentativa (B+)

Diário de cultivo completo.
Haô Povo Fungo!
É com alegria que venho compartilhar com vocês meu primeiro cultivo que já está me dando seus primeiros frutos, cogumelos que pra mim até hoje eram inéditos. Nunca consumi ou tive muito contato com os cogumelos apesar de sempre ter conhecido. E agora estou tendo a oportunidade de de perto conhecer os processos desse reino lindo que é o fungo. Antes de tudo segue a lista completa de materiais que adquiri pro projeto:

LISTA COMPLETA DE MATERIAIS:
  • Caixa Organizadora c/ Tampa 45L
  • 5 Copos de Uísque e mais alguns copos ~200ml que utilizei de casa
  • Seringa 5ml e seringa 10ml
  • Potinho Coletor Universal
  • Luvas e Máscara
  • Papel Alumínio
  • Fita Micropore
  • Fita Isolante
  • Desinfetante Aerosol (Lisoform)
  • Água Sanitária
  • Álcool 70º (Em gel, não tinha álcool 90 onde comprei e acabei optando pelo em gel mais forte)
  • Água Oxigenada
  • Água Potável (Garrafas de 1,5L da marca mais barata)
  • Arroz Integral Triturado
  • Vermiculita
  • Argila Expandida
  • Um tipo de lã que comprei na loja de jardinagem utilizada para drenagem de suculentas. Utilizo como filtro na ventilação do terrário
  • Fibra de Côco (Comprei na precipitação, não estou utilizando nesse projeto inicial mas vai ficar guardada para possíveis futuras tentativas)
  • Panela de Pressão
  • Carimbo de Esporos B+ adquirido pela internet
Aqui estou sendo mais descritivo com relação ao procedimento
Minhas primeiras alavancadas após juntar todas essas coisas em casa começou na cozinha com uma limpeza minuciosa e o preparo dos primeiros três bolos. Três PF Teks. Embora tenha tentado ser metódico com as medidas minhas proporções talvez tenham dado um pouco errado e o substrato ficou, senti, um pouco úmido mas nada mais que algumas gotas ao apertar. Esterilização padrão na PP: 1h15 porém eu não me atentei a técnica de retirar o peso da panela para manter vapor dentro e controlar a temperatura de ebulição da água e acabei deixando tempo demais, o que fez uma boa parte da água secar. A panela estava com o fundo forrado por um pano e em cima três copos recheados e selados com vermiculita, vedados com o papel alumínio. No dia seguinte, 29, preparei o ambiente e abri a panela para inocular os bolos, descobrindo um dos três copos trincado cujo fundo se espatifou lá dentro... Primeira baixa kkk, prossegui com os outros dois copos e realizei a inoculação. Distribui 2,5ml em cada bolo. Sei que foi demais, mas os 5ml eram pra ser divididos nos três copos, quatro extremidades de cada copo inoculadas. Os bolos foram diretamente postos dentro da caixa organizadora higienizada, com alguns furos filtrados para ventilação. Em dois dias (01/03) os primeiros sinais do micélio já apareciam em ambos os bolos. Tímidas manchas brancas suavemente fibrosas em algumas partes e algodoadas em outras. Foi questão de duas semanas para o copo B estar 100% colonizado demonstrando uma ótima saúde e uma espécie promissora. Já o copo A estava demorando mais, ambos os bolos sob as mesmas condições, eu umidificava levemente o terrário borrifando H2O+H2O2 fria nas paredes já controlando também a temperatura e a ventilação, aqui tem feito um pouco de calor, ficamos dos 21º aos 30º mas dentro do terrário fica muito quente. Passada uma semana do bolo B colonizado e o bolo A demonstrando vir a ser uma lição de paciência, preparei tudo para aniversariar o B e transferir o A para outra caixa onde ele pudesse continuar colonizando. Bolo B foi aniversariado, retirei o selo de vermiculita, e aqui fiz uma coisa que reverti depois e creio que tenha feito correto. Na hora de aniversariar, dunkei o bolo e passei na vermiculita, mas posicionei ele "de cabeça pra baixo" a posição que ele estava colonizando, coloquei o bolo de cabeça pra baixo, passado pouco mais de uma semana os primeiros pins apareciam, até eu notar um cogu nascendo no canto quase embaixo do bolo e foi aí que eu reverti e virei o bolo de novo com o topo para o topo e vi que estavam crescendo alguns cogus ali, e acho que o correto é aniversariar o bolo na mesma posição em que ele colonizava, pois os meus mostraram primórdias na parte de cima. Enquanto este primeiro sinal de cogumelo apareceu, fui verificar a colonização do bolo A. Pra minha surpresa notei pins vigorosos contra a parede do copo mas a colonização já acontecia há mais de um mês (isso foi dia 03/04) e o substrato embaixo do copo mal estava colonizado, eu já suspeitava tinha um tempo que teria de sacrificar aquele bolo ao jardim, que estava contaminado e por isso a demora. O micélio apresentava algumas manchas, não soube distinguir se era secreção ou contaminação bacteriana. Então, com o bolo pinando mesmo não estando 100% colonizado eu aniversariei e coloquei no terrário. Ele tem uns 3 abortinhos na superfície que não sei se desenvolverão e espero que ele frutifique melhor. O substrato que ficou de excesso estava um pouco cinzento mas não soube distinguir se estava contaminado, retirei o excesso com as mãos higienizadas e borrifei H2O e H2O2 antes de rolar na vermiculita esterilizada o bolo. Hoje é 05/04 e as primórdias do bolo B estão se desenvolvendo para bonitos cogumelos. Estou ainda aguardando reações do bolo A e a frutificação dos bolos me entusiasmou muito, então preparei e inoculei mais 3 bolos PF TEK e estou no processo de esterilização de milho para pular em um casing.

Aqui algumas palavras-chave para entender meu modelo de cultivo
> SUBSTRATO PF TEK
> SERINGA DE ESPOROS B+ PREPARADA EM CASA E ADQUIRIDA NA INTERNET
> MATERIAIS PARA LIMPEZA DE AMBIENTE: ÁGUA SANITÁRIA, DESINFETANTE, ÁLCOOL, DESINFETANTE AEROSOL (LYSOL)
> CAIXA ORGANIZADORA COM FUROS FILTRADOS POR MANTA COMO TERRÁRIO
> ARGILA EXPANDIDA ESTERILIZADA NA ÁGUA SANITÁRIA E DENTRO DA CAIXA BANHADA NA SOLUÇÃO DE ÁGUA OXIGENADA PARA MANTER A UMIDADE
> BORRIFADOR COM SOLUÇÃO DE ÁGUA OXIGENADA PARA UMEDECER O TERRÁRIO SEMPRE QUE NECESSÁRIO
> VENTILAÇÃO MECÂNICA (ABANAR)

Cronologia
ESTERILIZAÇÃO NA PP: 28/02/2020
DUNK E ANIVERSÁRIO BOLO B: 21/03/2020
ANIVERSÁRIO BOLO A: 03/04/2020
INOCULAÇÃO BOLOS C, D e E: 05/04/2020

Pictures
Foto para comparação, 05/04 14h e 05/04 21h.
WhatsApp Image 2020-04-05 at 2.01.10 PM.jpegWhatsApp Image 2020-04-05 at 9.47.47 PM.jpeg
Quando vi que haviam primórdias crescendo embaixo do bolo e o virei. A foto foi tirada de fora do terrário por isso tá bem embaçada.
WhatsApp Image 2020-04-05 at 3.24.45 AM.jpeg
Os três próximos bolos colonizando (C, D e E)
WhatsApp Image 2020-04-05 at 10.23.53 PM.jpeg

Tirei várias fotos do processo todo mas meu celular teve um problema e eu simplesmente perdi tudo da fase de colonização :confused: vou poder documentar mais proximamente esses três.
 
Parabéns pelo cultivo, @Laranjeira!!!

Tenho alguns toques pra dar:

Eu colocaria um pouco mais de argila expandida no fundo do terrário, até cobrir toda a superfície (no meu terrário elas formam uma camada de 2 ou 3 pedras sobrepostas). Isso garante uma base mais estável pros seus cogumelos, do jeito que tá ai as coisas ficam meio soltas e é perigoso causar algum acidente. Você não vai querer um bolo seu mergulhando dentro da água que fica parada no terrário.
Outra questão é a altura da água em relação às pedras de argila, aparentemente está acima da metade das pedras, pode ser menos, a argila ajuda a evaporar a água, mas pra isso ela precisa estar pra fora, em contato com o ar. Uma fina camada de água já dá conta disso.

Quanto às suspeitas de contaminação, cuidado ao colocar bolos suspeitos no terrário junto com bolos saudáveis, você pode perder tudo. Idealmente você poderia isolar os suspeitos em um terrário improvisado com garrafa pet, galão de água, etc.

Na hora de aniversariar, dunkei o bolo e passei na vermiculita, mas posicionei ele "de cabeça pra baixo" a posição que ele estava colonizando, coloquei o bolo de cabeça pra baixo, passado pouco mais de uma semana os primeiros pins apareciam, até eu notar um cogu nascendo no canto quase embaixo do bolo e foi aí que eu reverti e virei o bolo de novo com o topo para o topo e vi que estavam crescendo alguns cogus ali, e acho que o correto é aniversariar o bolo na mesma posição em que ele colonizava, pois os meus mostraram primórdias na parte de cima.
Bolo não tem lado.
Acima e abaixo, esquerda e direita são ilusões da sua cabeça animal :ROFLMAO:
Os bolos vão pinar onde tiver contato com oxigênio e alta umidade, muitos bolos pinam na parte de baixo pois ali eles acabam perdendo menos umidade.
Essa "empanada" em vermiculita não ajuda em muita coisa, meia dúzia de grãos colados não seguram nada de água. No seu caso, colocar um punhado em baixo e um punhado em cima talvez ajude mais.

retirei o selo de vermiculita
Nunca retire vermiculita, quanto mais melhor.
 
Valeu cara! Vou providenciar mais argila. Sobre o lado do bolo, acho que porque quando aniversariei o bolo ele já apresentava pequenas primórdias nessa parte de cima, mas eu coloquei ela pra baixo kkkk depois arrumei e acho que assim é melhor.

Sobre o selo de vermiculita, eu pensei que na hora de aniversariar o selo devesse ser removido, não?

Foto ao vivo:
WhatsApp Image 2020-04-06 at 5.44.13 PM.jpeg
Vou colher ele agora. Quero tirar carimbo, e ele vai acabar esporulando antes dos outros desenvolverem se eu deixar aí, vou tentar cortar com bisturi somente o cogu maior e ver como os outros reagem.
 
Sobre o selo de vermiculita, eu pensei que na hora de aniversariar o selo devesse ser removido, não?

Não, ele vai, no mínimo, ajudar a reter água. É também um ponto de maior taxa de frutificação, devido ao micélio ali não estar compactado. (Obs.: teoria minha que venho questionando o nascimento "debaixo" do bolo como causado por maior umidade embaixo, mas sim porque normalmente colocam a camada de vermiculita pra baixo, que seria o chamado bolo "em pé").
 
ATUALIZANDO:
O bolo A deu belos frutos. Segue foto:
1586714069682.png
Essa foi a safra do primeiro flush dos dois bolos depois de secos, na foto ainda está faltando um chapelão do maior cogumelo da foto anterior que eu usei pra tirar carimbo e tá terminando de secar agora, então deve estar totalizando 5g:
1586714159599.png
Agora sobre essa foto acima, queria usar a experiência de vocês: Parecem secos o suficiente? Estão rigidos a ponto de parecer que vão quebrar quando torcidos mas dobram suavemente ao invés de quebrar. Não estou usando a sílica laranja ainda mas vou comprar, no momento estou combinando alguns dessecantes mas não sei medir se o resultado está ok.

Os três bolos (C, D e E) que eu inoculei dia 4 já estão com ótimos sinais de saudáveis micélios.
1586714484413.png1586714491124.png1586714525297.png

Além disso, inoculei os subjects F e G (Primeira experiência com milho)
1586714611852.png1586714603250.png
Eu sei que a letra na identificação deles tá horrível :ROFLMAO: :ROFLMAO: mas meu canetão é muito grande e o micropore me atrapalhou.

Sobre o milho, tive alguns problemas. Primeiro fervi o milho na água por uns 10 minutos, tampei e deixei 24h. No outro dia fervi novamente, tampei e deixei mais 24h. Daí no final fervi de novo, tampei, depois sequei e acabei abandonando os grãos na cozinha. Criou mofo, deixei exposto por muito tempo. Daí joguei tudo fora, fiz tudo de novo, dessa vez deixei secar e esfriar certinho e coloquei nos copos e pus na PP. Deixei tempo demais e o pano carbonizou HUASHU os copos ficaram pretos kkk uma puta cagada e prejuízo, joguei tudo fora (menos a panela CLARO).
E agora o milho desses copos da foto foi o que não coube nesses copos que carbonizaram e eu guardei na geladeira. Peguei esse milho e fervi mais uma vez, pus em nesses copos e mandei PP. Dessa vez respeitei melhor o tempo e acredito que o ambiente esteja bem amigável ao micélio. Infelizmente o restante da minha seringa de 10ml não foi o suficiente pra inocular os 3 copos de milho que preparei nesse processo então inoculei apenas esses dois da foto. (Copos F e G) e guardei o terceiro copo... Estou confeccionando mais uma seringa, dessa vez com o carimbo que produzi rs e pretendo cozinhar um pouco este copo e inocular.

Vamos adiante. Com certeza a maior lição deste processo tem sido paciência e aprender a respeitar um outro ritmo de vida, percebi que não tenho domínio nenhum... Faço o que posso, procuro proporcionar as melhores condições para ele mas não depende de mim. Além disso moro sozinho e tem sido MUITO bom e interessante esse exercício mental e físico dentro de casa. Estava precisando de um hobbie e agora isso tem me ocupado legal. :D:D

Felicidade.

Não, ele vai, no mínimo, ajudar a reter água. É também um ponto de maior taxa de frutificação, devido ao micélio ali não estar compactado. (Obs.: teoria minha que venho questionando o nascimento "debaixo" do bolo como causado por maior umidade embaixo, mas sim porque normalmente colocam a camada de vermiculita pra baixo, que seria o chamado bolo "em pé").
Cara, sem dúvidas eu concordo com você. Também acho que ele frutifica embaixo porque colocam a camada pra baixo kkk por isso coloquei os meus bolos com a camada pra cima.

EDIT: @Barratorta adicionei mais argila expandida no terrário como sugeriu :) Ainda pretendo fazer mais furos para troca gasosa e diminuir o volume de água quando for aniversariar os próximos bolos.
 
Última edição:
Atualizando...
Os três bolos do dia 4 (Bolos C, D e E) que tem foto no post acima chegaram já em seus 90% por aí... Toda a lateral dos copos coberta por micélio porém embaixo ainda não foi colonizado. Espero que até o final de semana colonize e eu possa aniversariar no outro fds, (dia 25) seriam 21 dias de colonização, perfeito.
WhatsApp Image 2020-04-15 at 6.23.57 PM.jpeg

Os bolos A e B que deram o primeiro flush ainda estão no terrário.
Bolo B foi dunkado e está com 2 pins depois de 7 dias, e o bolo A não dunkei, apenas hidratei com borrifador mesmo tem uns 4-5 dias e está com um pin só. Torcendo pela safra...
 
Mais atualização...
Colhi hoje o que acredito ser o segundo flush dos dois bolos:
WhatsApp Image 2020-04-19 at 7.51.52 PM.jpegWhatsApp Image 2020-04-19 at 7.28.36 PM.jpeg
Estou tendo um pouco de dificuldade/dúvida, 2 motivos...
1º - Os flushes não parecem regulares, o que venho observando nos meus bolos não são lotes de cogus, mas alguns cogumelos crescendo em ritmos diferentes, então nunca sei se deixo todos chegarem ao ponto para colher, mas geralmente isso demanda que eu deixe os mais maduros chegarem ao ponto de quase esporularem. Por exemplo, fiz a colheita desses 3 cogumelos e desses 2 abortinhos que estão vendo hoje... Os cogumelos já estavam em um ponto de maturação legal e um já esporulando. Porém tenho uma primórdia pinando já em um dos bolos, ela eu não colhi para colher no próximo flush, está certo fazer assim?
Tem algum problema real em colher os cogus em tempos diferentes? Tirar um, depois outro, depois outro... ?

2º - Não sei se estou obtendo bons resultados. Desses dois bolos, obtive 5g secas no primeiro flush e agora 12.9g frescas no segundo. Como obter mais frutos dos bolos? O primeiro flush de um deles foi lindo, cogumelos enormes, mas o segundo foi praticamente um cogu pra cada bolo. Um bolo dunkei, e o outro não. O dunkado deu dois cogumelos e o outro um só.

3º - Como saber que o micélio já não mais frutificará? Tenho que manter ele no terrário e simplesmente perceber que ele parou? Acho que os meus dois bolos ainda irão pinar sem a necessidade de um terceiro dunk, mas caso passem alguns dias sem sinal de pin posso dunkar pra tentar "ressucitar" eles? Thank you all again.

Sobre os bolos colonizando, estão em uns 95% hoje. Pretendo aniversariar os 3 (C, D e E) e fazer um casing com os spawns de milho (F e G) semana que vem.

EDIT: Aliás, ontem comi meus primeiros cogumelos. Duas gramas secas foram mais que o suficiente para eu constatar: O cogumelo é a cura. Alonguei meu corpo e espírito, nós de 800 anos.
 
Tem algum problema real em colher os cogus em tempos diferentes? Tirar um, depois outro, depois outro... ?
Vá retirando os cogumelos conforme o anel (véu) abre. Assim que ele descolar você pode retirar.
Deixe os outros cogumelos crescendo até esse ponto, parece ser o ponto de melhor relação entre peso X potencia X qualidade.

Não sei se estou obtendo bons resultados. Desses dois bolos, obtive 5g secas no primeiro flush e agora 12.9g frescas no segundo. Como obter mais frutos dos bolos? O primeiro flush de um deles foi lindo, cogumelos enormes, mas o segundo foi praticamente um cogu pra cada bolo. Um bolo dunkei, e o outro não. O dunkado deu dois cogumelos e o outro um só.
Dunk sempre, cogumelos são 90% água, se você não der água não vai ter cogumelos.
Usar técnicas de cultivo um pouco mais avançadas podem te ajudar, pessoalmente eu não gosto de bolos e acho que os casings são muito mais vantajosos sem apresentar maiores dificuldades. Outros cultivadores preferem os bolos, vai muito de opinião pessoal.
A genética do cogumelo vai variar muito num cultivo multiesporos, pode ser que no próximo cultivo, fazendo tudo igual, você tenha um resultado absurdamente diferente.
5g seco em um bolo não é pouco.

3º - Como saber que o micélio já não mais frutificará? Tenho que manter ele no terrário e simplesmente perceber que ele parou? Acho que os meus dois bolos ainda irão pinar sem a necessidade de um terceiro dunk, mas caso passem alguns dias sem sinal de pin posso dunkar pra tentar "ressucitar" eles? Thank you all again.
Menos água = menos cogumelos.
Menos nutrientes = menos cogumelos.
Pessoalmente, eu não tiro mais que dois flushs de um cultivo a menos que esteja "na seca". A potencia deles começa a diminuir e eu prefiro enterrar e encontrar uns presentes no jardim as vezes do que manter um bolo que pode contaminar ocupando o terrário.
Analise visualmente o micélio, se ele ainda parecer saudável, faça um dunk e ele provavelmente vai te dar novos cogumelos até sofrer alguma contaminação.
 
ATUALIZAÇÕES!

Bom, então depois de quase um mês sem atualizar estou de volta.
Os cultivos dos bolos A e B foi finalizado. Os bolos depois de eu tirar o máximo via dunks deles, foram enterrados no jardim junto com umas borrifadas de água com esporos kkk.

WhatsApp Image 2020-04-27 at 6.55.50 PM.jpegWhatsApp Image 2020-04-27 at 8.03.13 PM.jpeg 👉 Terceiro e último flush do bolo B... Foi enterrado depois de dunk, com algumas manchas azuis e ainda algum sinal de pins.
WhatsApp Image 2020-04-27 at 6.55.50 PM (1).jpeg 👉 Talvez não dê pra visualizar precisamente, mas eu queria ter deixado esses cogus da última foto desenvolverem mais, talvez até abrirem... Porém o mais pesado deles estava tombando o bolo e encostou na água no fundo... Achei melhor colher tudo. Esses furos no terrário foram feitos depois e já estão tampados com micropore.


➡➡ Finalmente, os bolos C, D e E de PFTek foram aniversariados último sábado dia 9. E os spawns F e G de milho fiz dois casings com potes que estão me deixando um pouco encucado.
WhatsApp Image 2020-05-10 at 7.06.07 PM.jpeg 👉 Foto da configuração da segunda etapa do cultivo, 3 bolos pftek dunkados 24h + 2 casings fechados.

Estou em dúvida se estou fazendo algo de errado com os casings então vou explicar por tim tim.
Os dois spawns, F e G, de milho inoculado estavam completamente colonizados a mais de semana.
Acabei descobrindo que fibra de côco é um material horroroso de se trabalhar. Faz muita sujeira, solta muito pó e fiapo, pensei que reduziria isso tentando transformá-la em pó, mas não consegui nem com processador nem com o liquidificador, ela só enroscava nas lâminas. Deixei do tamanho que vieram 24h na água sanitária com água, depois fervi no microondas para a esterilização.
Esterilizei os dois potes e tentei fazer "camadas" de fibra de côco e o milho, mas como a fibra não tem consistência os milhos caiam por ela, fiz meio que um forro de fibras amassadas e despejei o milho, cobri com mais um pouco de fibra e milho e depois despejei por cima de tudo vermiculita, hidratei e fechei os potes.
Dúvidas:
1. O correto é fechar o pote e aguardar a colonização para abrir, correto?
2. Somente esses 3 materiais serão o suficiente para o micélio frutificar? Milho, fibra e vermiculita?

Ademais, estou abrindo o terrário umas três vezes ao dia e espargindo água. Animado para ver os frutos dessas belezinhas :D:D
 
ATUALIZAÇÕES!

Bom, então depois de quase um mês sem atualizar estou de volta.
Os cultivos dos bolos A e B foi finalizado. Os bolos depois de eu tirar o máximo via dunks deles, foram enterrados no jardim junto com umas borrifadas de água com esporos kkk.

View attachment 113355View attachment 113356 👉 Terceiro e último flush do bolo B... Foi enterrado depois de dunk, com algumas manchas azuis e ainda algum sinal de pins.
View attachment 113354 👉 Talvez não dê pra visualizar precisamente, mas eu queria ter deixado esses cogus da última foto desenvolverem mais, talvez até abrirem... Porém o mais pesado deles estava tombando o bolo e encostou na água no fundo... Achei melhor colher tudo. Esses furos no terrário foram feitos depois e já estão tampados com micropore.


➡➡ Finalmente, os bolos C, D e E de PFTek foram aniversariados último sábado dia 9. E os spawns F e G de milho fiz dois casings com potes que estão me deixando um pouco encucado.
View attachment 113357 👉 Foto da configuração da segunda etapa do cultivo, 3 bolos pftek dunkados 24h + 2 casings fechados.

Estou em dúvida se estou fazendo algo de errado com os casings então vou explicar por tim tim.
Os dois spawns, F e G, de milho inoculado estavam completamente colonizados a mais de semana.
Acabei descobrindo que fibra de côco é um material horroroso de se trabalhar. Faz muita sujeira, solta muito pó e fiapo, pensei que reduziria isso tentando transformá-la em pó, mas não consegui nem com processador nem com o liquidificador, ela só enroscava nas lâminas. Deixei do tamanho que vieram 24h na água sanitária com água, depois fervi no microondas para a esterilização.
Esterilizei os dois potes e tentei fazer "camadas" de fibra de côco e o milho, mas como a fibra não tem consistência os milhos caiam por ela, fiz meio que um forro de fibras amassadas e despejei o milho, cobri com mais um pouco de fibra e milho e depois despejei por cima de tudo vermiculita, hidratei e fechei os potes.
Dúvidas:
1. O correto é fechar o pote e aguardar a colonização para abrir, correto?
2. Somente esses 3 materiais serão o suficiente para o micélio frutificar? Milho, fibra e vermiculita?

Ademais, estou abrindo o terrário umas três vezes ao dia e espargindo água. Animado para ver os frutos dessas belezinhas :D:D
E ai... Já que ninguém te respondeu você tem alguma atualização para nos trazer?
Tou curioso e quero iniciar no casing e bulk!

Qualquer informação adicional será útil.
 
Quase um mês depois e as notícias são boas! Husahudhasu
Está difícil atualizar aqui porque tive problemas com meu celular então estou com poucas fotos para postar.

Bom, vamos lá:

Uma semana depois de pôr essa configuração no terrário ainda não haviam pins, mas muitas protuberâncias e micélio rizomórfico. Aniversariei os casings e o casing do pote azul não estava colonizado e estava muito mal cheiroso, preferi descartar e manter 1 casing 3 bolos. Resultado: 115 gramas de cogumelos frescos. Tive o prazer de colher um único monstro com 30g. Tirei mais de dez carimbos já. A parte triste é que foi justamente nesse momento em que eu estava sem celular para tirar foto.

Depois da colheita, borrifei muita água neles, removi o excesso das tampas e segui ventilando por mais uma semana até ter o segundo flush:
101445836_540425296835830_8782535055995043840_n.jpg > Configuração/Terrário
101454732_699684647495463_5203988280860737536_n.jpg101438492_1692096390955366_1499568538405306368_n.jpg83711690_573550960258028_1079821328732651520_n.jpg82105009_280967256641811_6302885620939227136_n.jpg > Close dos bolos / Curiosidade: Esse que na foto não tem frutos depois deu uns 4 cogus bem grandes e foi o primeiro a maturar no primeiro flush, depois da primeira colheita ele tipo se conservou e reteve bastante líquido depois rendeu frutos lindos.
92353805_3216812748413949_6336728700511322112_n.jpg101382223_245310240226706_8977299466247733248_n.jpg101366082_533092960703685_1312412014177419264_n.jpg > Close do casing pote de sorvete (EDIT: A mancha preta que vocês podem ver são esporos de cogumelos do primeiro flush)

Estou muito feliz com os resultados até o momento, os últimos frutos desse segundo flush foram colhidos ontem (03/06) e no momento os bolos estão dunkados na geladeira e logo estarão de volta ao terrário. Também estou pensando em tentar aniversariar o casing e dunkar. Colhi cerca de mais 100 gramas no segundo flush.

Colheita até agora: 215 gramas frescos
Em breve haverá mais um ou dois flushes... Na minha primeira experiência a maior colheita foi depois do segundo dunk no terceiro flush, estou animado.

Bônus do potinho pós primeira colheita (Ainda nem havia colhido a segunda toda, ainda estou tendo um trabalhão secando tudo kkk
101389103_252192929454251_3589585790272798720_n.jpg
 
Back
Top