Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Koh Samui do Filósofo

Diário de cultivo completo.
Boa noite pessoas,

Esse é meu primeiro tópico aqui no CM. No dia 24/05 inoculei 4 recipientes com nossos queridos esporos, utilizando a velha PF TEk (Arroz integral orgânico, vermiculita e água destilada). 2 potes com Thai koa Samui e 2 potes com uma strain que, sinceramente, não sei qual é, pois foi a primeira que comprei e tinha o nome de teonanacatl ;/

Porém, tenho uma foto de um pequeno nascido de um cultivo antigo. Como sou inexperiente para identificar a olho nu e também um novato no mundo dessas crianças, deixo essa tarefa para os veteranos (caso queiram ajudar um pobre coitado, lógico! hahaha). Ai vai:

IMG_2125.JPG

Miúdo e lindo, não?

Na fase de esterilização na panela de pressão, lá por voltas dos 45 min no fogo, me pergunto onde está a fumaça dessa miséria? Pois é, não tinha mais água. Como nunca encontrei nada a respeito, fui lá e abri a bendita panela (depois de tirar a pressão claro). Resultado: um copo rachado. Ok, mais água na panela e de volta para o fogo, por mais 40 minutos. O copo que rachou rendeu isso:

IMG_2119.JPG
Uma pena, mas serve de lição de choque térmico.
O copo com o strain que não sei qual é, me parece que está com uma contaminação:IMG_2120.JPG O que vocês recomendam? descartar? Pretendo aniversariar em um terrário separado. Por último, esses dois aqui são os de Thai koa (2 fotos para cada copo):IMG_2121.JPG IMG_2122.JPG IMG_2123.JPG IMG_2124.JPG. Essas fotos são de hoje (10/06). Falta pouco pra colonizar totalmente, tomara que dê pra fazer a festa no domingo hhaha.

É isso meus queridos,
um abraço do filósofo.
 
Como sou inexperiente para identificar a olho nu e também um novato no mundo dessas crianças, deixo essa tarefa para os veteranos (caso queiram ajudar um pobre coitado, lógico! hahaha). Ai vai:
Aparentemente pela foto eu suspeito que seja Psilocybe cubensis.
O copo com o strain que não sei qual é, me parece que está com uma contaminação: 80365-57fbd4b34031e42c27bc6157347858c2.jpg O que vocês recomendam? descartar?
Parece mesmo contaminado! se for confirmado faça um outdoor, caso não seja possível descarte.
 
Olá povo, desculpem a demora para continuar o tópico.
Então, quanto ao bolo contaminado (P.Cubensis), por curiosidade, cortei a parte contaminada para ver como estava o interior:

IMG_2133.JPG IMG_2132.JPG
Esse bolo esta em um terrário isolado à uma semana:
IMG_2200.JPG
O bolo de Thai Koh Samui foi para o terrário na terça-feira à noite:
IMG_2201.JPG
E, por fim, tem um outro bolo de Thai Koh Samui, que colonizou por último, em um dunk.
Amanhã pretendo comprar uma caixa organizadora e substituir a perlita pela argila expandida.

Um abs a todos.

Parece mesmo contaminado! se for confirmado faça um outdoor, caso não seja possível descarte.
Não tenho como fazer um outdoor. A título de observação, vamos ver no que dá.
 
Última edição por um moderador:
Esse não é meu diário, mas também tem algo parecido no meu...

Então, sobre a sua contaminação, agora que você tirou ela (boa curiosidade), o resto do bolo deve servir, sem precisar fazer outdoor. Como sugeriram pra mim, você pode simplesmente deixar o bolo frutificar e ver no que dá.

E, aliás, colonização nota 1000.
 
Pessoal, ali no meu último post disse ter um bolo de Thai koh samui em um dunk. Era o que eu pretendia fazer logo que terminasse o post. No entanto, notei uns pontos amarelados no micélio que acredito ser excreção. Gostaria da confirmação de vocês:

IMG_2202.JPG IMG_2203.JPG
E, aliás, colonização nota 1000.
Obrigado! Dei uma olhada no seu diário, bem detalhado einh?! No meu caso eu só anoto as datas da inoculação hahahhaa.

Abs!
 
Fala pessoal,

Tenho algumas notícias. O bolo que eu tirei a contaminação está no terrário desde o dia 13/06 e até agora nada. O clima de SP não está colaborando muito. Mas, de qualquer forma, notei um cheiro ruim nesse terrário.

Quanto aos outros dois bolos, um está no terrário desde o dia 16/06, apareceram alguns pins, mas me parecem abortos, já que não estão se desenvolvendo. O outro bolo está lá a 7 dias, até agora nada.
IMG_2358.JPG

A temperatura de SP, à noite, tem variado de 10 a 15ºC. O que, acredito eu, pode comprometer a frutificação. Resolvi então comprar um Termostato aquecedor para aquários. Regulei a temperatura em 29ºC e acabei de colocar no terrário, dentro de uma garrafa de 1L:

IMG_2356.JPG IMG_2355.JPG

Comprei um Termo-higometro, que deve estar chegando semana que vem. Agora só esperar e ver se assim tenho resultado.

Abs.
 
Pessoal, estou com alguns problemas.

Do bolo onde tinham alguns pins, apenas 1 cogumelo vingou. 2 cresceram bem pequenos, por volta dos 4 cm, e não desenvolveram mais. e por último, retirei cerca de 12 abortos.

O outro bolo não pinou nada até agora, sendo que não fiz um dunk pós aniversário nele, justamente para testar. Ele está em um dunk nesse momento. Porém, tem umas manchas azuladas nele, que eu gostaria da ajuda de vocês para identificar. A princípio manchas azuladas seriam choque físico, certo? O que acontece é que o bolo sempre ficou bem quietinho no canto dele. Se for choque físico, então ele levou uma surra.
IMG_2485.JPG

Agora com relação às condições de frutificação:

Consegui estabilizar a temperatura em 23 - 25ºC, com uso do termostato aquecedor. Porém, estou com algumas dificuldades em relação a umidade. Hoje, chegou um umidificador que comprei, fiz alguns testes em uma caixa qualquer e consegui elevar a umidade que estava em torno de 70% para 85 - 87%, não mais que isso. O problema é, a névoa está no máximo, a caixa parece um tanque de criogenia e a umidade não passa dos 87%. Tem algum problema de utilizar a névoa no máximo no terrário? Caso o bolo receba névoa de forma direta, ele pode ser prejudicado?

Um abs. a todos.
 
Tem algum problema de utilizar a névoa no máximo no terrário?
Caso o bolo receba névoa de forma direta, ele pode ser prejudicado?
Sim. O bolo não pode ficar molhado o tempo todo.

a caixa parece um tanque de criogenia e a umidade não passa dos 87%.
Não confie em higrômetros digitais - eles são feitos para medir umidade de conforto numa sala arejada, não acima de 80% numa caixa cheia de água dentro.

A melhor forma de manter a umidade é usar apenas a argila expandida ou perlita no fundo da caixa, sem muito segredo. E a melhor forma de verificar se está funcionando, é deixar o terrário quieto, e verificar se há condensação na tampa.
 
O meu bolo uma vez ficou com umas manchas azuis na parte de cima, pelas minhas observações era a água que acumulava na tampa do terrário e pingava direto em cima do bolo e ficava acumulada lá, então fiz um double casing com fibra de coco (não encontrei vermiculita) e aparentemente (se bem que agora o bolo está coberto e não da pra ver) o problema foi resolvido.
 
Opa!.,

Então pessoal, realmente um belo roll de vermiculita resolveu. Ai vão as fotos de um primeiro flush de um dos bolos:
IMG_2652.JPG IMG_2653 (1).JPG
Segundo flush:
IMG_2657.JPG

O outro bolo no primeiro flush só rendeu um cogumelo médio. Depois do roll, no segundo flush, ficou assim (já já eu colho):
IMG_2660.JPG

Não pq algumas das fotos ficaram de cabeça para baixo. rrsrs.

Abs.!
 
Pessoal,

Aqui vai a foto de mais um flush (acho que é o terceiro rsrs):
IMG_2717.JPG

Novamente de cabeça para baixo (não sei pq).
Detalhe: o primeiro cogumelo da esquerda ficou rasgado ao meio. Alguém tem ideia do pq dele ter se desenvolvido assim? e mais: comparem a parte algodoada dos demais com a dele. A dele lembra um pouco cobweb, mas como não há nada no micélio, acho que não tem problemas certo?

Um abs.!
 
Pessoal,

Aqui vai a foto de mais um flush (acho que é o terceiro rsrs):
View attachment 82166

Novamente de cabeça para baixo (não sei pq).
Detalhe: o primeiro cogumelo da esquerda ficou rasgado ao meio. Alguém tem ideia do pq dele ter se desenvolvido assim? e mais: comparem a parte algodoada dos demais com a dele. A dele lembra um pouco cobweb, mas como não há nada no micélio, acho que não tem problemas certo?

Um abs.!

Pode ser Verticillium, um contaminante bem disseminado e conhecido que pode causar diversas "anomalias" nos frutos. Mas não posso te afirmar com certeza se é realmente isso.
 
Belo cultivo mano, parabéns.
Obrigado!

Pessoal, boa noite.

Eu tinha alguns bolos de B+ colonizando. O tempo aqui em SP não ajudou e demoraram cerca de 45 dias pra colonizar totalmente.
Estou com um dúvida. Preciso da confirmação de vocês se isso é cobweb. Já faz uns 3 dias que está assim, bem algodoado. Não notei o aspecto de "cabelo", mas não custa nada confirmar. Ai vão as fotos:

IMG_2730.JPG IMG_2731.JPG IMG_2732.JPG IMG_2733.JPG IMG_2734.JPG

Não é um algodoado firme, mas ele é bem suave e entrelaçado. Não dá pra ver muito bem nas fotos.
Se alguém souber pq diabos as fotos estão ficando de cabeça para baixo, por gentileza, me ajudem.

Abs.,
 
Última edição:
Obrigado!

Pessoal, boa noite.

Eu tinha alguns bolos de B+ colonizando. O tempo aqui em SP não ajudou e demoraram cerca de 45 dias pra colonizar totalmente.
Estou com um dúvida. Preciso da confirmação de vocês se isso é cobweb. Já faz uns 3 dias que está assim, bem algodoado. Não notei o aspecto de "cabelo", mas não custa nada confirmar. Ai vão as fotos:

View attachment 82234 View attachment 82235 View attachment 82236 View attachment 82237 View attachment 82238

Não é um algodoado firme, mas ele é bem suave e entrelaçado. Não dá pra ver muito bem nas fotos.
Se alguém souber pq diabos as fotos estão ficando de cabeça para baixo, por gentileza, me ajudem.

Abs.,
Eu não acho que seja, tira uma foto mais de perto, parece ser micélio do cubensis, se for logo ele engrossa e forma primórdias .... tira a foto mais perto pra alguém poder dar certeza.
 
Eu não acho que seja, tira uma foto mais de perto, parece ser micélio do cubensis, se for logo ele engrossa e forma primórdias .... tira a foto mais perto pra alguém poder dar certeza.

Ai vai:
IMG_2737.JPG IMG_2738.JPG IMG_2736.JPG
Eu vi que clicando com o botão direito e abrindo a imagem em uma nova guia dá pra dar zoom.
Abs!
 
Estou em dúvida com as duas primeiras, parece que está saindo de dentro dos bolos, mas a última parece muito. Vamos esperar cultivadores mais experientes darem o veredicto final.....
 
Back
Top