Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Teste simples para verificar a Vedação de seus Potes

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
Particularmente eu - antes de usar um pote para transportar, conservar ou enviar a um amigo os cogumelos - gosto de testar se a vedação dele realmente funciona.

Claro que um teste não é necessário pr`aqueles potões ou potes que são vendidos com aqueles borrachões entre as partes de vidro, que são relativamente caros e comprados com o diferencial de serem herméticos. Mas recomendo fazer o teste em potes do tipo azeitona, ou outros que possuem aparência de serem vedados, por vezes sem realmente serem; que até podem ser bons para conservar outros psicoativos, mas que vão possibilitar uma re-umidificação dos cogumelos secos, os quais poderão então estragar e antes disso perder a psicoatividade.

O teste pra saber se um pote veda mesmo é bem simples: coloque sílica gel dentro dele, uma quantidade pequena, como a que usaria pra conservar os cogumelos que pretende colocar ali dentro. E aguarde, uma semana, duas semanas. Se o pote for realmente vedado, a sílica não vai nem iniciar a mudança de cor em direção à saturação. Se for azul, vai continuar azul tinindo. Se notar o começo de uma descoloração, então apesar da aparência de vedação, esta não ocorre de verdade. Descarte então o uso deste pote para conservação dos meninos santos.

Eu mesmo já fiz com um pote que parecia vedar bem. Quando fui ver, a sílica descoloriu e no fim de umas semanas ficou totalmente rosa (aquela que é azul quando não tem umidade absorvida). E agora estou testando um pote de azeitona aqui, pra ver se posso utilizá-lo para transporte, pelo volume menor.

E é isso. Bem simples, mas funcional. :coffee:
 
Última edição:
Bem pensado o teu método, eu costumo colocar um pouco de água e virar o pote de cabeça pra baixo e ver se vaza. Mas não é com todo pote que dá pra fazer esse da água pq se a tampa for frouxa...
 
Back
Top