Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Testando novo Setup

Diário de cultivo problemático.
Raças
Thai Pink Bufallo
Inoculação
10/04/2022
Inoculação via
Solução de esporos
Assepsia (Inoculação)
Ar livre com velas
Aniversário
08/05/2022
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
Spawn, Pasteurização Bucket Tek, Bulk.
Substratos
Trigo pra Kibe
Trigo em grão
Fibra de côco
Vermiculita
Gesso
Salve salve irmãos cogumeleiros, como diria nosso amigo @Rickarddin ..

Esse é meu primeiro diário, e espero que possa ajudar alguém, e obter mais conhecimento também

Já tive sucesso nos meus últimos cultivos, com colheita de mais de 300 g porém nunca consegui avançar para o segundo flush, sempre acaba contaminando, então resolvi aumentar os furos da caixa, trocar a fita microporo por espuma amarela e fazer um teste com um grão diferente.

De uns tempos pra cá tive muita contaminação com milho, tava difícil de colonizar um copo para fazer o G2G, então decidi fazer o teste com trigo, o que se mostrou muitos mais fácil e promissor que nosso amigo do sabugo..

10/04/22
Iniciei deixando o grão de trigo de molho durante 24h, para despertar qualquer endosporo presente.
Depois escorri a água de molho e lavei os grãos com água corrente, levei o trigo pra panela normal e fervi durante 15 min cravados, para amolecer mas não ficar desmanchando.

Escorri a água novamente e adicionei gesso (cerca de 5% do peso do trigo seco)
Esperei 5 min pra o trigo dar uma secada e coloquei em potes de vidro.
Ao mesmo tempo estava preparando o trigo pra kibe, peguei uns 100 g de trigo pra kibe e adicione um pouco de água quente e deixei de repouso para absorver, até que chegou na umidade correta (capacidade de campo) espremi e escorreu apenas duas entre os dedos, coloque em potes PP pequenos cobri com papel alumínio e levei pra esterelizar..
IMG_20220410_132310.jpg
Tanto o trigo em grão quanto o trigo pra kibe ficaram 90min na pressão para esterelizar.

Após esfriarem fiz a inoculação utilizando seringa de esporos com 3 velas em volta para evitar contaminação e levei pra incubadora a 29°c

28/04/22
A colonização ocorreu lindamente, e muito diferente do milho eu não tive nenhuma contaminação.

Montei o Bulk usando cerca de 500g de trigo colonizado pra 1kg de substrato( 500g vermiculita, 500g fibra de coco fina + 5% de gesso)
IMG_20220428_201702.jpg

03/05/22
Já começo a notar o micelio aparecendo em algumas partes superfície do substrato.. logo trago novas atualização.

Referente ao trigo pra kibe, colonização top !
Estou utilizando pra iniciar a Cultura líquida e para as próximas colonização no trigo em grão, porém a CL ainda não surtiu resultado, primeira vez que tento então td bem..
Estou utilizando apenas melado de cana na CL, na proporção de 5,5g de melado pra cada 100ml.
Por enquanto é isso.. se alguém tiver alguma dica é sempre bem vindo!
Até mais ..

14/05/22

Trago boas novas !
Aniversário aconteceu dia 8 de maio, colonização cerca de 75% do substrato, poderia ter deixado colonizar mais, mas não aguentei rs
Esqueci de mencionar que para a colonização, também mudei meu método: ao invés de colocar um saco plástico diretamente em cima do bulk, como antes eu fazia, para diminuir a troca gasosa.
Dessa vez eu coloquei a caixa inteira dentro do saco e enrolei a ponta, parece que deu certo.
Hoje dia 14 de maio a colonização chegou a 90%
E consigo ver na superfície muitos nós hifais ..
IMG_20220514_220939.jpg

Estou pulverizando água na superfície e nas laterais quando percebo que está secando (digo pulverizando pois comprei um borrifador que cria gotículas de água muito pequenas, indico).
IMG_20220514_220817.jpg
mas a partir de hoje irei pulverizar apenas nas laterais da caixa, pois prevejo que logo os pinos irão começar a brotar e não pretendo deixá-los molhados.
Faço duas a três trocas gasosas manuais por dia (apenas levantando e abaixando a tampa da caixa em movimentos curtos, durante 1 min)
Estamos na torcida e no aguardo rs
🍀🤞🏽🍄
 

Anexos

  • Screenshot_20220503-180554.png
    Screenshot_20220503-180554.png
    1.2 MB · Visualizações: 9
  • Screenshot_20220503-180450.png
    Screenshot_20220503-180450.png
    1.2 MB · Visualizações: 6
Última edição:
Salve salve irmãos cogumeleiros, como diria nosso amigo Rickarddin..

Esse é meu primeiro diário, e espero que possa ajudar alguém, e obter mais conhecimento também

Já tive sucesso nos meus últimos cultivos, com colheita de mais de 300 g porém nunca consegui avançar para o segundo flush, sempre acaba contaminando, então resolvi aumentar os furos da caixa, trocar a fita microporo por espuma amarela e fazer um teste com um grão diferente.

De uns tempos pra cá tive muita contaminação com milho, tava difícil de colonizar um copo para fazer o G2G, então decidi fazer o teste com trigo, o que se mostrou muitos mais fácil e promissor que nosso amigo do sabugo..

Iniciei deixando o grão de trigo de molho durante 24h, para despertar qualquer endosporo presente.
Depois escorri a água de molho e lavei os grãos com água corrente, levei o trigo pra panela normal e fervi durante 15 min cravados, para amolecer mas não ficar desmanchando.

Escorri a água novamente e adicionei gesso (cerca de 5% do peso do trigo seco)
Esperei 5 min pra o trigo dar uma secada e coloquei em potes de vidro.
Ao mesmo tempo estava preparando o trigo pra kibe, peguei uns 100 g de trigo pra kibe e adicione um pouco de água quente e deixei de repouso para absorver, até que chegou na umidade correta (capacidade de campo) espremi e escorreu apenas duas entre os dedos, coloque em potes PP pequenos cobri com papel alumínio e levei pra esterelizar..

Tanto o trigo em grão quanto o trigo pra kibe ficaram 90min na pressão para esterelizar.

Após esfriarem fiz a inoculação utilizando seringa de esporos com 3 velas em volta para evitar contaminação e levei pra incubadora a 29°c
A colonização ocorreu lindamente, e muito diferente do milho eu não tive nenhuma contaminação.
Dia 28 de abril eu montei o Bulk usando cerca de 500g de trigo colonizado pra 1kg de substrato( 500g vermiculita, 500g fibra de coco fina + 5% de gesso)
Hoje dia 3 de maio já começo a notar o micelio aparecendo na superfície do substrato.. logo trago novas atualização.

E referente ao trigo pra kibe, colonização top !
Estou utilizando pra iniciar a Cultura líquida e para as próximas colonização no trigo em grão, porém a CL ainda não surtiu resultado, primeira vez que tento então td bem..
Estou utilizando apenas melado de cana na CL, na proporção de 5,5g de melado pra cada 100ml.
Por enquanto é isso.. se alguém tiver alguma dica é sempre bem vindo!
Até mais ..
Muito bom o trigo para quibe não é mesmo @CoguMistico também estou usando na receita do Pftek. Resolvi trocar pela farinha do arroz. Até o momento estou curtindo. Da uma olhada lá no meu diário Em Andamento - Carimbo adormecido
 
Última edição:
@CoguMistico tá lindão demais esse tub, sabe o que acho estranho a quantidade de furos que você fez e mesmo assim eles não estavam dando conta, muito estranho isso. Fico curioso, deixo essa dúvida para os universitários kkkk.
parabens!
 
Muito massa o cultivo Cogu! Estou acompanhando de perto também :D


Estou pulverizando água na superfície e nas laterais quando percebo que está secando (digo pulverizando pois comprei um borrifador que cria gotículas de água muito pequenas, indico).
Sabe dizer o nome disso em específico ou a marca? Já procurei mas só achei uma marca que só vende fora do país :s

Boas safras <3
 
Back
Top