Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrario em momentos de crise. O que pode ser reutilizado?

MarioBrosCia

Esporo
Cadastrado
01/09/2020
2
1
26
Boa tarde pessoal, sou novo no fórum. Abaixo estão as imagens de meu primeiro cultivo.

Gostaria de iniciar uma discussão a respeito de maneiras econômicas de montagem de terrario e o que pode ser reutilizado de cultivos anteriores. Sabemos que vivemos uma situação em que muitas pessoas estão com dificuldades financeiras e acho que seria importante.

---

"O que pode ser reutilizado de um terrario?"
Perlita e Argila expandida: Li em alguns fóruns que não há problemas em reutilizar a perlita ou argila de outros cultivos, desde que seja realizada a esterilização novamente. Vocês recomendam este processo?

Caixa plástica e furos: Entendo que quando utilizada a caixa organizadora pode ser sempre reutilizada desde que feita a esterilização, porém o mesmo se aplicaria aos filtros de papel, tnt, fita adesiva ou microporosa? Ou seria sempre necessário a troca destes filtros para passagem de ar?

Termostato, medidor de umidade e compressor de aquário: Li em um fórum que seria necessário uma troca destes equipamentos para evitar contaminações, vocês realizam esta troca em um determinado período de tempo, ou não tiveram problemas na reutilização dos mesmos?
---
Vocês conhecem ou utilizam outros métodos que reutilizam estes produtos?
 

Anexos

  • 20200903_135448.jpg
    20200903_135448.jpg
    4.9 MB · Visualizações: 27
Boa tarde pessoal, sou novo no fórum. Abaixo estão as imagens de meu primeiro cultivo.

Gostaria de iniciar uma discussão a respeito de maneiras econômicas de montagem de terrario e o que pode ser reutilizado de cultivos anteriores. Sabemos que vivemos uma situação em que muitas pessoas estão com dificuldades financeiras e acho que seria importante.

---

"O que pode ser reutilizado de um terrario?"
Perlita e Argila expandida: Li em alguns fóruns que não há problemas em reutilizar a perlita ou argila de outros cultivos, desde que seja realizada a esterilização novamente. Vocês recomendam este processo?

Caixa plástica e furos: Entendo que quando utilizada a caixa organizadora pode ser sempre reutilizada desde que feita a esterilização, porém o mesmo se aplicaria aos filtros de papel, tnt, fita adesiva ou microporosa? Ou seria sempre necessário a troca destes filtros para passagem de ar?

Termostato, medidor de umidade e compressor de aquário: Li em um fórum que seria necessário uma troca destes equipamentos para evitar contaminações, vocês realizam esta troca em um determinado período de tempo, ou não tiveram problemas na reutilização dos mesmos?
---
Vocês conhecem ou utilizam outros métodos que reutilizam estes produtos?

Reaproveita tudo depois de higienizar ou esterilizar. Exceto filtros de papel, fita adesiva, micropore, etc. O micropore até aguenta umas lavagens dependendo do material que for feito.


limpô, tá novo

Eu adorava o CD dos Raimundos que chamava "Lavô, tá novo". De um lado do encarte tinha um sujeito com cara de bundão, e do outro lado do encarte tinha uma bundinha maravilhosa:

81p5wuNuEPL._AC_SX569_.jpg

:)

Melhor álbum deles, pra mim. Toquei muito "Eu quero é ver o oco" com minha banda de adolescente.
 
Os filtros da caixa é sempre bom trocar ( depois de lavar a caixa). Com o passar do tempo sujeiras vão se acumulando no filtro/fita. Inclusive, microrganismos.
 
Termostato, medidor de umidade e compressor de aquário: Li em um fórum que seria necessário uma troca destes equipamentos para evitar contaminações, vocês realizam esta troca em um determinado período de tempo, ou não tiveram problemas na reutilização dos mesmos?

Isso aqui você nem gasta dinheiro comprando que é besteira e desnecessário pra gente que mora no Brasil (a não ser que sua região tenha um clima mais frio, mas no geral é desnecessário.).

O resto, tudo se reaproveita (tirando substrato e manutenção básica, limpeza).
Inclusive os itens do próprio terrario, o meu é uma caixa de gordura de restaurante com 4 furos de 5cm de diametro nas laterais, cabe uma boa camada de argila expandida pra agua ficar bem "contida", um casing em uma marmita de 1kg e ainda sobra uma altura ótima pra eles crescerem com sobra.
Um pouco apertado pra colocar a mão e tirar o casing lá de dentro quando a frutificação vem forte, mas ideal pra não ocupar muito espaço dentro de casa.

O meu cultivo precisa ser barato, fácil e sustentável.
 
Última edição:
Back
Top