Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Termocirculador e suas aplicações

xola naum pãrge

Primórdia
Cadastrado
19/04/2017
24
25
34
Olá!
Meu primeiro tópico aqui! Estou me iniciando nessa prática maravilhosa de cultivo, e venho aqui pedir a opinião dos mais experientes antes de fazer minha primeira inoculação.

No momento presente eu não tenho uma panela de pressão, e gostaria de saber até onde esse equipamento (termocirculador) poderia se servir útil para garantir a segurança contra contaminações.

O que é?
OyNz5hf.jpg

Termocirculador é um equipamento que é basicamente esses três módulos funcionando juntos:
-Um termômetro
-Uma resistência elétrica
-Um circulador de água

E sua utilização é bem simples, ele mantém um banho maria em temperatura controlada com precisão de 0.1ºC

Minhas dúvidas consistem nas seguintes etapas do cultivo, que planejo fazer em bulk:

-Esterilização dos bolos de inoculação:
Se eu mantivesse os vidros com os bolos em banho maria a 80ºC por 4h, seria o bastante para não precisar levar os bolos a PP?

-Esterilização de equipamentos em geral
Mesmo processo do banho maria acima

-Pasteurização do substrato não inoculado no bulk:
Se eu pasteurizasse o esterco com vermiculita e calcário a 77ºC por 4h em potes de vidro, já na umidade ideal para montagem do bulk, a pasteurização seria efetiva?

Pelo tamanho de meus potes e pela minha experiência com o equipamento, creio que 2h seja o suficiente para que a temperatura se estabilize a 77ºC no centro do pote, restando duas horas para matar o restante dos possíveis infectantes (bem mais do que o necessário de acordo com a legislação da vigilância sanitária).

Se fosse possível fazer isso, ao final do processo o substrato teria ainda o nível de umidade ideal?
Ele teria uma concentração maior de nutrientes também, correto? Já que o esterco não seria diluído em água como observei em outras técnicas.

Vejo essa como uma alternativa rápida e prática ao processo de pasteurização do substrato de bulk pois:

1- Faz com que o processo de pasteurização se torne quase automático, sem a necessidade de ficar ligando e desligando a boca do fogão por um período grande de tempo.
2- Pula a etapa de escorrimento do material, onde podem ocorrer contaminações, que dura entre 10 e 16 horas.
3- Não suja panela, nem saco de pano, etc

Aguardo ansiosamente pela opinião de vocês!
 
Se eu mantivesse os vidros com os bolos em banho maria a 80ºC por 4h, seria o bastante para não precisar levar os bolos a PP?

não, mas da uma olhada no processo de tindalização(acho que é esse o nome, alguem me corrija), dizem que pra pf tek pode funcionar

Se eu pasteurizasse o esterco com vermiculita e calcário a 77ºC por 4h em potes de vidro, já na umidade ideal para montagem do bulk, a pasteurização seria efetiva?

Sim, da mesma maneira que a esterilização em potes de vidro numa panela com agua seria efetiva e não sujaria a panela

(bem mais do que o necessário de acordo com a legislação da vigilância sanitária).

eh, não tem como extrapolar que parâmetros pra pasteurização de alimentos tenham a mesma efetividade na pasteurização de esterco



eu como uso po de coco/verm só jogo o substrato com agua suficiente pra atingir o field capacity e pasteurizo nela mesmo


mas o banho-maria elétrico é bem util, eu usaria numa boa, onde conseguiu??
 
E aí shroom!

Obrigado pelas dicas, pelo visto não tem como fugir da panela de pressão mesmo, vou usar o termo só para o bulk.

Eu comprei ele no exterior, é utilizado majoritariamente na técnica de cocção "Sous-Vide", onde alimentos embalados a vácuo são levados ao banho maria controlado, desnaturando somente as proteínas desejadas e possibilitando controlar o ponto de carnes com precisão absoluta além de cozinhar o alimento em seu próprio suco, fica muito bom!
 
Ahh agora que abri a foto, é aquele sous-vide portatil que encaixa na panela neh? quase comprei na amazon esses tempos muito legal

eu comprei a rochedo de 21L no ricardo ainda ta com um preço bom, cabe muita coisa nela (exemplo, 8 litros de spawn em jarras, 100 placas de petri, 40 potes de pp5 / 150ml pra no-pour agar, uso ela pra pasteurização tbm)

ja que vai começar agora da uma olhada na v-tek pode acabar economizando em tempo/insumos, IMO mais facil que pf-tek pra quem ta começando e rende mais que bulk: "V" Tek •Seed & Plastic• Myco Match from Heaven - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board
 
Ahh agora que abri a foto, é aquele sous-vide portatil que encaixa na panela neh? quase comprei na amazon esses tempos muito legal

eu comprei a rochedo de 21L no ricardo ainda ta com um preço bom, cabe muita coisa nela (exemplo, 8 litros de spawn em jarras, 100 placas de petri, 40 potes de pp5 / 150ml pra no-pour agar, uso ela pra pasteurização tbm)

ja que vai começar agora da uma olhada na v-tek pode acabar economizando em tempo/insumos, IMO mais facil que pf-tek pra quem ta começando e rende mais que bulk: "V" Tek •Seed & Plastic• Myco Match from Heaven - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board
Valeu shroom!
Já estou lendo a v-tek, mas nesse exato momento estou esterelizando meus primeiros potes com milho, e ainda hoje farei bolos de PF-tek, vou deixar a V para amanhã :feliz:
 
Back
Top