Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terceiro cultivo spawn/monotube

odenfi

Primórdia
Cadastrado
27/10/2016
36
33
27
Salve irmãos!

Há um mês venho sentindo uma vontade muito forte em relação a cultivar, apreciar o cultivo e consumir os cogus. Meu primeiro cultivo foi em 2017, em seguida, final de 2018, meu segundo cultivo, rendeu poucos frutos mas de uma energia inigualável, que me proporcionou experiências incríveis. Ambos cultivos feitos com PF.TEK.
Com todo esse intervalo de tempo sem cultivar e sentindo o chamado para consagração, andei estudando e estudando muito sobre outras maneiras de cultivo, mais práticas e simpatizei muito com monotube. Me sinto preparada para iniciar esse processo.
Encontrei uma técnica que me pareceu bastante fácil e prática, para fazer spawn e distribuir as sementes para monotube e outro pote de grãos esterilizados, mas gostaria de sugestões e opiniões de cultivadores mais experientes.

A técnica, encontrada aqui no grupo: Milho de Pipoca - Substrato para Casing

Já fiz a primeira parte do processo, fervi por 30 minutos a quantidade de milho que caberia confortavelmente no meu pote autoclavavel, agora está no molho e seguirei o procedimento após o aguardo de 24h como sugere a postagem.

Alguém já fez dessa maneira ou teria alguma sugestão para apressar um pouco o processo? Irei usar solução de esporos que estão guardadas desde o último cultivo, mas a aparência me parece bem saudável, strain Thai pink buffalo.
 
Boa noite.

Pessoalmente, prefiro essa técnica do Mauricio

Fiz várias vezes com ela e foi 100% de sucesso partindo de multi esporo mesmo.

Pessoalmente, não gosto de soluções químicas caseiras, com agua sanitária ou coisa do tipo.
Mas se já começou, pode continuar nela.

Com milho eu não gosto de apressar as coisas, é um grão que foi muito utilizado aqui no forúm (inclusive eu).
Mas não é o melhor grão e não é o mais fácil.
Aqui pra gente acaba sendo barato.

Apressar não tenho nenhuma dica, todas seriam demorar mais hahaha

Minha dica seria colocar 1 ou 2 pftek junto, que são mais resistentes a contaminantes.
Pode ser útil para renovar a seringa, mesmo produzindo menos.
 
Salve irmãos!

Há um mês venho sentindo uma vontade muito forte em relação a cultivar, apreciar o cultivo e consumir os cogus. Meu primeiro cultivo foi em 2017, em seguida, final de 2018, meu segundo cultivo, rendeu poucos frutos mas de uma energia inigualável, que me proporcionou experiências incríveis. Ambos cultivos feitos com PF.TEK.
Com todo esse intervalo de tempo sem cultivar e sentindo o chamado para consagração, andei estudando e estudando muito sobre outras maneiras de cultivo, mais práticas e simpatizei muito com monotube. Me sinto preparada para iniciar esse processo.
Encontrei uma técnica que me pareceu bastante fácil e prática, para fazer spawn e distribuir as sementes para monotube e outro pote de grãos esterilizados, mas gostaria de sugestões e opiniões de cultivadores mais experientes.

A técnica, encontrada aqui no grupo: Milho de Pipoca - Substrato para Casing

Já fiz a primeira parte do processo, fervi por 30 minutos a quantidade de milho que caberia confortavelmente no meu pote autoclavavel, agora está no molho e seguirei o procedimento após o aguardo de 24h como sugere a postagem.

Alguém já fez dessa maneira ou teria alguma sugestão para apressar um pouco o processo? Irei usar solução de esporos que estão guardadas desde o último cultivo, mas a aparência me parece bem saudável, strain Thai pink buffalo.
Opa, ainda não usei a água sanitária! Irei repetir o processo então novamente hoje e amanhã, como fiz, mas sem deixar fervendo 30min, assim que tocar fervura desligo e deixo mais 24h...

Não tenho frostfree então vou secar da maneira mais tradicional.

Eu tenho dúvidas quanto ao milho pelo fato da esterilização não atingir o miolo, mas irei testar dessa maneira com essa seringa que tenho só para tirar dúvidas e aproveitar ela, ter um primeiro contato com produção de spawn. Já encomendei uma seringa da qual vou fazer uma CL para os próximos cultivos. Também quero tentar na placa de Petri. Posso estar atropelando as coisas mas quero tentar todos os modos de produção e ver com qual me familiarizarei mais e assim, seguir com uma técnica só de produzir o micelio.

Irei montar aqui um diário desse cultivo, apontando o passo a passo, erros e acertos pois assim que se chega a perfeição!!

Obrigada pela resposta @Texugo
 
Inoculei os grãos dia 28/02 e depois de uma semana estava 100% colonizado... Parti pra montagem do monotub, usando um balde de margarina totalmente limpo (foi osso limpar toda a gordura mas consegui), fiz furos paralelos como na foto abaixo.
A pasteurização do substrato usei a técnica "BUCKET TEK", com 80% pó de coco e 20% vermiculita, lembrando que é um cultivo teste, quis testar essa proporção pra ver se daria boa... E deu, depois de 10 dias o substrato estava totalmente colonizado IMG_20220329_171615337.jpg(1:2 spawn/substrato). Minha dúvida é, com essa quantidade de furos que fiz, fazer a troca de ar uma vez ao dia é suficiente? Manter a umidade dentro do monotub é bem fácil, a região onde moro é úmida e tbm quando fosse trocar o ar borrifaria água nas paredes, percebendo a falta de umidade.
São 4 furos grandes e 2 furos pequenos na parte de cima, na parte de baixo são 6 furos grandes e 4 pequenos. IMG_20220330_162244920.jpg
 
Inoculei os grãos dia 28/02 e depois de uma semana estava 100% colonizado... Parti pra montagem do monotub, usando um balde de margarina totalmente limpo (foi osso limpar toda a gordura mas consegui), fiz furos paralelos como na foto abaixo.
A pasteurização do substrato usei a técnica "BUCKET TEK", com 80% pó de coco e 20% vermiculita, lembrando que é um cultivo teste, quis testar essa proporção pra ver se daria boa... E deu, depois de 10 dias o substrato estava totalmente colonizado View attachment 204093(1:2 spawn/substrato). Minha dúvida é, com essa quantidade de furos que fiz, fazer a troca de ar uma vez ao dia é suficiente? Manter a umidade dentro do monotub é bem fácil, a região onde moro é úmida e tbm quando fosse trocar o ar borrifaria água nas paredes, percebendo a falta de umidade.
São 4 furos grandes e 2 furos pequenos na parte de cima, na parte de baixo são 6 furos grandes e 4 pequenos. View attachment 204094
@odenfi e aí parceiro, deu certo o cultivo ? gostou ? estou estudando monotub, essa técnica me interessa muito.
 
@odenfi e aí parceiro, deu certo o cultivo ? gostou ? estou estudando monotub, essa técnica me interessa muito.
Opa, deu certo sim, colonizou e tá aniversariado já! Porém moro no RS e aqui as temperaturas estão baixas, na margem de 23 graus de max :( dai tá demorando aparecer os pins... Estou com 2 dias de atraso no nascimento deles, creio que seja a temperatura. Coloquei em volta do monotube uns cobertores para tentar barrar o ar fresco, vamos ver agora. Mas a BUCKET TEK é a mais flexível que achei, prática e certeira.
 
13° dia de aniversário, começaram aparecer os pins! Muito contente. Quando experimentar a tek posta teu relato também.
Que colonização linda @odenfi, meus parabéns em dobro, pois você está no RS lutando contra o clima ainda.
Ainda estou no período de estudos amigo, não tenho pressa, já encontrei o que estava buscando, agora quero estudar muito e criar coragem para enfrentar os pais no futuro kkkkk. A principio penso em microdose, e quiçá no futuro ver por trás do véu da matrix.
Espero que eles possam te proporcionar o que busca e muito mais.
grande abraço!
 
Que colonização linda @odenfi, meus parabéns em dobro, pois você está no RS lutando contra o clima ainda.
Ainda estou no período de estudos amigo, não tenho pressa, já encontrei o que estava buscando, agora quero estudar muito e criar coragem para enfrentar os pais no futuro kkkkk. A principio penso em microdose, e quiçá no futuro ver por trás do véu da matrix.
Espero que eles possam te proporcionar o que busca e muito mais.
grande abraço!
Depois que pina vai rápido, tirei essa foto hoje pela manhã e veja a diferença da foto de ontem!
Eu lembro quando morava com meus pais como era difícil esconder, mas um monotube no quarto, pode ser dentro de um armário, mantendo a ventilação dá boa. Seria como plantar cannabis escondido no roupeiro... Obrigada amigo, um grande abraço, espero que possas cultivar em breve!
 

Anexos

  • IMG_20220411_111725644~2.jpg
    4.4 MB · Visualizações: 42
Depois que pina vai rápido, tirei essa foto hoje pela manhã e veja a diferença da foto de ontem!
Eu lembro quando morava com meus pais como era difícil esconder, mas um monotube no quarto, pode ser dentro de um armário, mantendo a ventilação dá boa. Seria como plantar cannabis escondido no roupeiro... Obrigada amigo, um grande abraço, espero que possas cultivar em breve!
É, pretendo começar com um monotub modesto, mas ainda preciso estudar mais. Eles estão bem espalhados no monotub, essa colheita vai dar muitos frutos e fazendo dunks será sensacional. :love:
 
Finalmente chegou a parte mais divertida do cultivo: COLHEITA! Os frutos deram pequenos, não consegui tirar carimbo de esporos, porém fiquei feliz pelo fato de ser um "cultivo teste" tô sem balança mas creio ter frutificado em torno de 100g frescos. A maioria abriu o chapéu com cinco dias após pinagem. Deixei o substrato dunkando agora, amanhã volta pro monotub com bombinha de aquário pra fazer a ventilação sozinho...
 

Anexos

  • IMG_20220413_175711009.jpg
    4.3 MB · Visualizações: 45
  • IMG_20220413_171925321~2.jpg
    3.6 MB · Visualizações: 30
  • IMG_20220413_173507216.jpg
    3.2 MB · Visualizações: 23
Muito bom! Adorei ver tantos cogumelos. 😋😋😋

-----

#Offtopic

Nobre @odenfi, as suas fotos estão sem as miniaturas visíveis.

Você está fazendo upload usando o editor de postagem ("Anexar arquivos"), e depois clicando em "inserir" e daí "miniatura"? (Não sei pq o editor pede essa redundância de "inserir" e depois "miniatura", mas, enfim, comigo é assim que funfa).

Pergunto só pra analisar a funcionalidade do fórum e eventualmente notificar a Equipe caso seja algum bug.

Como está sendo seu procedimento de upload das imagens e inserção das miniaturas? Seria muito gentil se dissesse. :)


-----
(Notificação aos Administradores - @Ecuador @gldtn @Salaam`aleik)​
 
Muito bom! Adorei ver tantos cogumelos. 😋😋😋

-----

#Offtopic

Nobre @odenfi, as suas fotos estão sem as miniaturas visíveis.

Você está fazendo upload usando o editor de postagem ("Anexar arquivos"), e depois clicando em "inserir" e daí "miniatura"? (Não sei pq o editor pede essa redundância de "inserir" e depois "miniatura", mas, enfim, comigo é assim que funfa).

Pergunto só pra analisar a funcionalidade do fórum e eventualmente notificar a Equipe caso seja algum bug.

Como está sendo seu procedimento de upload das imagens e inserção das miniaturas? Seria muito gentil se dissesse. :)


-----
(Notificação aos Administradores - @Ecuador @gldtn @Salaam`aleik)​
Opa, no início consegui fazer dessa maneira, mas depois eu cliquei em inserir e não ia para miniatura. Não entendi porquê, mas não deixei de publicar por isso. Gratidão! 🙏
 
Hmmm, após clicar no "inserir" aparece "miniatura", ai entra a thumb no corpo da msg.

Tlvz "inserir" so coloque no fim da msg em "anexos"...

Valeu, sempre quis saber a diferença.
 
Finalmente chegou a parte mais divertida do cultivo: COLHEITA! Os frutos deram pequenos, não consegui tirar carimbo de esporos, porém fiquei feliz pelo fato de ser um "cultivo teste" tô sem balança mas creio ter frutificado em torno de 100g frescos. A maioria abriu o chapéu com cinco dias após pinagem. Deixei o substrato dunkando agora, amanhã volta pro monotub com bombinha de aquário pra fazer a ventilação sozinho...
Ficou dunkando por 22hrs, tirei o substrato, esprrmi um pouco na mão (com luvas) e agora voltou pro monotub com a bombinha de água pra ventilação.

Coloquei a bombinha pra comparar se tem melhora real ou não, em breve posto resultados desse novo teste...

@ExPoro não consegui de novo anexar a foto em miniatura hahaha :( mas tá aí.
 

Anexos

  • IMG_20220414_173643012.jpg
    4.3 MB · Visualizações: 30
Back
Top