Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Terceiro Cultivo - P.C Cambodian,P.C Pesa e P.C Campinas

Diário de cultivo completo.
Strains: Cambodian,Campinas e PESA
Substrato: FAI + Vermiculita
Temperatura da incubadora: temperatura ambiente,variando entre 21º~28º

inoculação 21-08.jpg
4 copos de /08, 4 copos de PESA e 6 copos de Campinas

PESA e Cambodian inoculados em 21/08

Campinas inoculados em 28/08

14/09 - micélio colonizou em média 30% dos copos

Os copos estão na incubadora(freezer de uma geladeira duplex).

Testando o terrário novo - geladeira 250L
geladeira.jpg

Tinha dois bolos de Cambodian e um de PESA na geladeira há 2 meses. Quebrei os dois de Cambodian,fiz casing e deixei na incubadora por uma semana,depois botei pra frutificar. O bolo de PESA recebeu cold shock e dunk de 18h e depois roll em vermiculita.

Primeiros pins do casing de Cambodian
casing cambodian.jpg

O bolo de PESA já começou a forma hifas e nós.
 
Apareceram umas manchas alaranjadas no bolo de PESA. Acredito ser "Sepedonium Yellow Mold". O bolo continua frutificando normal,e os pins crescem cada vez mais. Se for realmente esse contaminante,o que devo fazer? Retirar a parte contaminada com estilete?

12002771_825393097560067_7479830077603526161_n.jpg

Alguns bolos que estão colonizando também estão com uma mancha amarelada,mas acredito ser excremento micelial... depois posto fotos.
 
Poxa... se for bolor mesmo, não há o que fazer, já está comprometido por inteiro. Mas ao que parece vai frutificar de forma espetacular esse bolo PESA.
 
Fale mais sobre como é a configuração desse terrário, como é feita troca gasosa, a manutenção da umidade... :bigode:

Vai ser interessante acompanhar a frutificação na geladeira.

Planejo fazer a troca gasosa através de duas ventoinhas(uma pra entrada de ar,em cima,e outra pra saída de ar,embaixo). Ainda não consegui uma furadeira pra fazer isso,por enquanto tô testando abanando a geladeira quando a abro pra trocar a garrafa de gelo,o que facilita muito as contaminações.

A manutenção da umidade é feita através de uma bacia com um fio de água,no fundo da geladeira,e borrifando água nas paredes,duas vezes por dia(quando troco as garrafas).

Pinaram muito,mas não cresceram,provavelmente pelo excesso de CO2. Preciso terminar esse projeto o mais rápido possível.

Ainda não tenho iluminação também .Pretendo colocar fita de led acima de cada bolo,que gasta pouca energia e não esquenta quase nada.
 
@Mazateca Ficaria mais fácil de entender o que está acontecendo se você anexasse fotos para podermos te ajudar :fotos::feliz:.
 
@Mazateca Ficaria mais fácil de entender o que está acontecendo se você anexasse fotos para podermos te ajudar :fotos::feliz:.

Tava viajando e não pude bater fotos,desculpa pessoal :roflmao:

O bolo de PESA contaminou com alguma bactéria. A causa da contaminação foi: não limpei as bordas do copo ao finalizar a montagem dos bolos,antes de ir para a panela de pressão,fica a dica!

Consegui uma furadeira,vou terminar de preparar o terrário ainda essa semana,posto fotos do processo ;) Botei o casing na geladeira para um cold shock,pra prevenir algum possível contaminante,enquanto faço esse processo.

Os potes inoculados já estão quase todos colonizados. Um pote de Campinas pinou in vitro(pela primeira vez :roflmao:) antes mesmo de terminar a colonização hahha(falta uns 5% do bolo). Vou aniversariar junto com o casing.
 
Sempre me interessei por essa strain Campinas, e muito interessante sua geladeira, creio que um dia tenha uma também hahaha Irei acompanhar pra ver como essa strain rende. Já teve alguma experiência com ela? Muita paz e sucesso para o seu cultivo ;)
 
Fiz inoculação g2g dia 17 em alguns copos. Todos estão se desenvolvendo bem, com micélio rizo. Com exceção desse da foto. Ele colonizou totalmente em 12 dias, mas está com essas manchas cinzas. Contaminação?
IMG_20151029_201906083.jpg

Esse outro copo de PESA também está com a aparência meio estranha. Ele foi inoculado via seringa multi esporos dia 21/09. Alguns outros copos inoculados na mesma data estão com a colonização estacionada ou lenta.
IMG_20151028_194427089.jpg
IMG_20151028_194520963.jpg
 
é... a tomentose tá forte ai nos copos, o que leva o micélio a não se desenvolver tão rapidamente.
Na foto não dá pra identificar direito, mas se for uma cor cinza bem aparente, "explítica", ai sim é contaminante.
 
Enterra esse bolo com cuidado em algum lugar com uma terra úmida e só espera a Natureza agir, se possível limpa bem onde eles estavam pra sempre prevenir possíveis contaminações, já tive um problema com penicillium e necessitou uma boa limpeza pra que outros não sejam prejudicados, muita luz pra voce
 
Pins do último bolo que aniversariei,depois de 10 dias.
IMG_20151117_230610231.jpg

*Inseri uma bomba de ar para injetar ar.

Algumas notas:
- Dunkei um casing de Campinas e um casing e um bolo de Cambodian. Aniversariei seguindo os passos básicos. Em seguida,baixei a umidade do terrário drasticamente(ligando a bomba de ar por muito tempo,algumas horas por dia). Isso influenciou positivamente no surgimento de pins,conforme artigo achado em algum post pelo CM :p

- Em terrários grandes, abrir a porta e abanar algumas vezes não é suficiente. O número de pins aumentou muito depois que coloquei a bomba de ar. Meu projeto final é por duas ventoinhas,uma injetando e outra tirando ar.

- Estou colocando duas garrafas de 500ml congeladas duas vezes por dia,e borrifando água nas paredes e no ar. Ainda vou medir a temperatura,tava indo só no feeling.

---

Peguei 2 bolos de PESA que estavam contaminados,retirei as partes estragadas de ambos,fiz um casing num balde e deixei no quintal.A temperatura ambiente está em média 28º,vou acompanhar. Alguns amigos tem resultados muito bons utilizando esse método.

Declaro finalizado meu terceiro diário :D Obrigado a todos que trocaram ideia por aqui.

Arte fungica
IMG_20151119_021923646.jpg

Colheita desse bolo postado acima
IMG_20151119_021003845.jpg
20g frescos.
:)
 
Última edição por um moderador:
Back
Top