Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tecido fresco para Grãos (clonagem)

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Uma entre várias técnicas para clonagem de seus frutos:

Tecido fresco para Grãos

É sempre preferível retirar o pedaço de tecido da parte superior da haste, bem próximo ao chapéu e de preferência, rasgar o véu virgem e retirar o pedaço de tecido, garantindo assim que o pedaço de tecido não teve contato até então com o ambiente externo.

É importante trabalhar com lâminas de bisturi (custam R$0,25) e garantem um trabalho limpo, para retirar o tecido do fruto. E, claro, luvas, touca, máscara e caixa de procedimentos.

Rasguei o véu e retirei parte de tecido.

Ter um copo de "milho esterilizado" que passou pelo processo, em mãos.
Dentro da caixa de procedimento, depositei o pedaço de tecido sobre o milho, lacrei e agitei de leve o copo, somente para o tecido ir um pouco abaixo dos grãos, se infiltrar de leve.

O resultado é rápido, o tecido do fruto é micélio vivo e vigoroso, toma conta ligeiramente do copo.


Depois é só proceder com o método de sua preferência. Eu procedi com um substrato bulk.


tupy57_500x315.jpgIMG_8041_500x333.jpgIMG_8048_500x333.jpgIMG_8037_499x333.jpg
 
uhuuuuu
show de bolaa.
quanto tempo levou pro "micelio aparecer"?? e pra colonizar todo o copo??
 
Show do milhão!
(show do milho, na verdade... Em conjunto com o pedaço de cogu).. Além de fazer as mesmas perguntas do amigo acima, gostaria de perguntar se mesmo com o chapeu fechado um cogumelo pode soltar algum esporo ali dentro, tipo pegando na casca do local onde você faz a incisão e podendo teoricamente dar origem simultaneamente ao clone (tecido) e filhos (esporos)...

Boa técnica, realmente facil e rapido, embora requira um cogumelo fresco, recem colhido e com o chapeu fechado..

Vlw
 
eh um otimo metodo de transferencia, de qualquer forma.
a colonizacao sempre se da muito rapida quando se trabalha com material vivo e bem fresco.
 
Eu diria que entre 10 a 14 dias para colonizar a jarra.. Confirma tupy?

Considerando que uma jarra de PF pode demorar até 3 semanas pra colonizar, pode demorar aé umn pouco mais sim, mas acho q a faixa normal é 15 dias mesmo(10 dias é até rapido demais, se falamos de um pote de meio pint)
 
o tecido leva uns tres dias pra começar a criar miscelio novamente, arriscaria a dizer que pode ter levado ate uns 20 dias...
 
Não é apenas mais uma maneira de inocular grãos, é uma ótima técnica de transferência, do tipo "mentes simples", muito prática e funcional. Obrigado por compartilhar.:)
 
Back
Top