Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tatu-bola: inimigo ou aliado?

MoKsha

Primórdia
Membro Ativo
24/10/2012
118
31
31
Então, comecei esses tempos um cultivo out. Usei uns 500 kg de esterco e um copo '150%' colonizado :whistle: (isso porque ele ficou uns 3, 4 meses parado... era um spawn de milho e já tinha até um cogumelinho querendo arrebentar o alumínio). Pois então, a colonização vai bem, mas notei que o esterco tava secando muito rápido. Aí tapei ele com uma lona duplalon, daquelas pretas de um lado e brancas do outro. Acontece que depois disso, que foi há 1~2 dias, notei que houve uma TOMADA de tatus bolas. Dezenas deles. Há menos de 5 metros tenho uma composteira, eles devem ter vindo de lá. Há centenas, possivelmente milhares (o que é bom pra composteira, já que os tatus cavam túneis e mantém a aeração). É um puta composto, acho que em 2 meses vai tá pronto.

Mas enfim, alguém sabe se os tatuzinhos são benéficos, maléficos ou neutros? De alguma forma o micélio parece ter gostado (parece que se propagou mais nesses últimos 2 dias do que no resto, mas talvez meramente pelo aumento da umidade).
 
Última edição:
Eu acredito que não vai beneficiar em nada, e ainda vai carregar cargas de esporos de contaminantes para o substrato.
 
Mas a ideia do outdoor não é justamente o mantimento de um balanço natural de contaminantes, sendo o 'contaminante' que prevalece o psilocybe? Até antes da lona os pontos em que tinha micélio visível eram algodoados... Agora vejo várias áreas rizomórficas. Não sei, a sensação é de que o micélio gostou do tatuzinho. Assim que eu tiver com câmera tiro e mando umas fotos.

Enquanto isso... Alguém sabe como controlar tatu-bola? :p Já usei borra de café pras formigas e volta e meia faço um anel de deteregente, mas os bichinhos escavam e passam por baixo.
 
Eu creio que não há problema com esses animais. Em cultivos outdoor, é normal aparecerem besouros, minhocas e outros insetos que se alimentam do esterco e do substrato utilizado para o cultivo.

Eles, como você já citou, até ajudam a aerar o substrato, facilitando a colonização do micélio.
 
Não se preocupe, que depois da Copa eles vão embora... hehehe.

fuleco.jpg

(desculpem, vi a "bola pingando" e não resisti! :roflmao:)

 
Então, se eu tivesse esperado 1 dia a mais pra fazer o tópico, nem precisaria fazê-lo. Isso porque de ontem pra hoje o micélio se desenvolveu MUITO. Claramente tem uma simbiose extremamente benéfica pra ele acontecendo. Já cultivei indoor várias vezes, mas nunca vi um desenvolvimento num casing ou bulk tão rápido assim. Se a taxa se mantiver, em menos de duas semanas devo ter os primeiros cogus pra colher.

Menos de duas semanas que o spawn foi adicionado. 80% do desenvolvimento visível aconteceu nos últimos 2 dias. O micélio se apresenta vigoroso e rizomórfico.
?oh=c93d466d0bdf29ef1082d9462fafd49b&oe=5361A297&__gda__=1398903276_4c930a11ed3a4ee9379f1bafc5e30c8b
 
Reparem o desenvolvimento de terça pra sexta... Extremamente rápido. Agora estou deixando pegar luz de dia e cubro à noite. Mantenho a superfície sempre úmida borrifando água.

?oh=07781ed58ba37e4c4d313ee95469b28b&oe=5365C34D&__gda__=1399189789_3c97624728101f6dfa85855a93ff0ce7
 
Vamos ver o que sai desse outdoor, o mesmo está prometendo!

Acompanhando. ;)
 
que legal, registrando o cultivo outdoor, ficou legal a logo do CM nas fotos também, mantenha atualizando, curiosidade pegou!
 
Notei que o micélio tava desidratando muito rápido, sendo necessárias várias borrifadas de água por dia. Aí fiz uma cobertura com turfa sunshine #6. Começou a ficar frio aqui (no momento que escrevo faz uns 18 graus e de noite pode chegar a menos de 10) e eu já tava perdendo a esperança... Quando os primeiros pins apareceram!!

Fotos:
?lightbox=1&update=1400529762
?lightbox=1&last_edit_date=1400529762
 
Última edição:
Então, algumas atualizações...
Vários cogus crescendo, mas bem pequenos, talvez por causa do frio (quase zero graus durante a noite!!!).

Estado atual:
?lightbox=1&last_edit_date=1401070788

2 tavam abrindo, então colhi os dois. Notem como depois de 5 minutos os talos já ficaram muito azulados... Conteúdo alto de psicoativo, será? Li que em temperaturas mais baixas a concentração tende a ser maior.
?lightbox=1&last_edit_date=1401070788
Ao centro, num cluster de 3, um cogumelo furado... Teria sido algum bicho? Ou o frio? Colho assim ou deixo mais?

Pra secar improvisei um túnel de vento, furei a base de um pote de toddy e fiz assim:
?lightbox=1&last_edit_date=1401070788

Mas aí acabou que não gostei desse e fiz uma segunda versão, também com furos na base:
?lightbox=1&last_edit_date=1401070788


Primeiros 2 cogumelinhos colhidos... Apesar do tamanhinho, muito densos! 6g dois mini cogumelos.
?lightbox=1&last_edit_date=1401070788


Por enquanto é isso... Conforme os outros forem abrindo vou postando a colheita.
 
Colhi +2 e ainda um cluster com 3. +14g, 22 no total agora. Mais além fotos.
 
+28 gramas, 50 no total. Consegui doses pra mim e pra minha namorada (que nunca tomou e morre de vontade). Já considero a experiência um sucesso, certamente quando voltar a esquentar vou repetir, mas com 10 vezes mais spawn e 5 vezes mais substrato :sneaky:
 
Back
Top