Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Super experimento outdoor - B+/GT/TKSSS/Cambojan

Diário de cultivo problemático.
Prezados! É um prazer finalmente escrever a vocês depois de consumir tanto conteúdo de qualidade aqui do fórum.

Há uma semana comecei meu cultivo de 9 PF Tek cakes + experimento na composteira, e hoje venho relatar aqui para vocês meus planos, resultados preliminares e também pedir conselhos dos mais experientes.

Preparei 8 bolos esterilizados e selados com vermiculita, inoculei cada 2 com uma das strains: B+/GT/TKSSS/Cambojan. Meu plano é frutificar um de cada em uma câmara, e o outro fazer um patch outdoor. Moro em um sítio com muita floresta e clima ideal. Meu objetivo é observar qual strain se desenvolve melhor nas condições que tenho aqui, e com a matéria orgânica que gero ao limpar o próprio sítio: folhas, madeira, grama, capim, etc.

Como só cabiam 8 bolos em minha panela de pressão, resolvi fazer dois experimentos com o resto dos esporos que eu tinha: fiz mais um bolo sem esterilização, e inoculei com a sobra de todas as seringas. Ainda com a sobra de arroz e vermiculita, inoculei mais um punhado, na intenção de aproveitas o restinho dos esporos. Esta mistura que não era bem um bolo, só arroz molhado com vermiculita e esporos, eu joguei em uma composteira que tenho que estava com matéria orgânica até a tampa - fotos ao final.

Pois bem, isso tudo foi feito na segunda feira passada, dia 20. Hoje, uma semana depois tenho os seguintes desenvolvimentos:

- O arroz que eu joguei na composteira está todo tomado por micélio. Tudo indica ser o micélio certo dado que ao cortar um pedaço o micélio azulou. Como vi que deu certo, peguei uns pedaços desse micélio, misturei com mais vermiculita e mais arroz e coloquei em uma outra pilha de folhas e galhos que tenho decompondo em outra área do sírio. Cobri com esterco e palha. Agora tenho dois experimentos 'selvagens' rodando. Na compositeira, coloquei mais arroz com vermiculita --não sei se deveria ter colocado o arroz, quero que o fungo coma a matéria orgânica, então resolvi facilitar a proliferação dele por um meio mais nutritivo para depois conseguir espalhar os grãos infectados para outros partes da composteira, que é bem grande. Minha duvida é pq facilita muito que outros fungos mais agressivos consomam o arroz e atrapalhem o cubensis, mas to colocando fé nesse cubensis, ta desenvolvendo muito rápido.

- O copo com um mix das 4 strains que não foi esterilizado : De longe o que se desenvolveu melhor. Está com alguns pontos de contaminação verde, natural, mas os pontos de contaminação não estão conseguindo se desenvolver, o micélio está agressivo tomando quase todo o copo. Estou muito surpreso com o resultado deste bolo até então. Meu plano é esperar até o final de semana para retirar o bolo do copo, retirar o que eu conseguir identificar como contaminação, dividir o bolo em pequenos pedaços e fazer um patch com esterco, palha e solo rico para jardim no chão, sob alguma árvore. Minha expectativa é que a mãe natureza vai me ajudar a me livrar do que não presta nesse bolo. Peço conselhos a vocês quanto a isso, este é o melhor caminho?

-Os 8 copos esterilizados estão se desenvolvendo bem, mas nada comparado ao copo que não passou pela panela de pressão. Teorizo se o arroz cru facilita em algo para a digestão do micélio. Cada strain está se desenvolvendo com uma velocidade diferente. Cambojan e GT se destacam positivamente, enquanto a B+, ao que tudo indica, está bem lenta. Apenas com alguns pontos de desenvolvimento do micélio, que iradiam hifas linearmente e densamente. Muito bonito, bem parecido com tudo que já vi online, bem diferente das outras que se desenvolvem meio como algodão por todo o arroz. Como já disse. meu intuito é fazer um patch para cada raça com um dos copos, e o outro vou frutificar numa câmara para comparar a safra, tempo e etc.

Pois bem, é isso, amanhã atualizo com fotos, hoje a luz não me permitirá. Peço encarecidamente a ajuda de vocês, me aconselhem de como posso melhorar, o que posso tentar, etc. Essa é minha primeira vez cultivando fungos, estou adorando e seria eternamente grana por qualquer ensinamento que possam me passar. Perdão o longo post mas são muitos cultivos em um! rs

A seguir, a ficha padronizada conforme os procedimentos padrão do fórum:



==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: B+/GT/TKSSS/Cambojan/um mix de todas
PROCEDÊNCIA: revendedores online

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
( x) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(x ) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(x ) arroz integral batido

Método de preparação e esterilização do substrato:
PF Tek padrão

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 20 / 05 /2019
-------------------------------------------------
( x) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
(x ) Outro: Também transplantei micélios de grãos infectados

GloverBox?
( ) Sim ( x) Não

(inserir foto do pote inoculado)

Substrato 100% colonizado Data ___ / ___ / ____
(inserir foto)

---------
BULK: ( ) Sim ( ) Não
---------
Materil utilizado:
(Descrever material e quantidades, descrever também o método de esterilização)

100% colonizado Data ___ / ___ / ____

(inserir foto)

-----------
CASING:
-----------
Materil utilizado:
(Descrever material e quantidades, descrever também o método de esterilização/pasteurização)

(inserir foto)


---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Temperatura do Terrário ________ °c
Humidade ________

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)
 
Última edição:
Aqui vão as fotos!
 

Anexos

  • 20190530_093559[1].jpg
    20190530_093559[1].jpg
    96.7 KB · Visualizações: 51
  • 20190530_093602[1].jpg
    20190530_093602[1].jpg
    93.8 KB · Visualizações: 51
  • 20190530_093605[1].jpg
    20190530_093605[1].jpg
    83.8 KB · Visualizações: 48
  • 20190530_100258[1].jpg
    20190530_100258[1].jpg
    81.2 KB · Visualizações: 49
  • 20190530_100218[1].jpg
    20190530_100218[1].jpg
    70.3 KB · Visualizações: 51
  • 20190530_100132[1].jpg
    20190530_100132[1].jpg
    65.8 KB · Visualizações: 48
  • 20190530_100032[1].jpg
    20190530_100032[1].jpg
    61.5 KB · Visualizações: 45
E ai, esse experimento continuou? Teve resultados?
 
Quando somem sem atualizações é porque o resultado foi ruim.

Para esclarecer, agora que está no "O que há de novo".

fiz mais um bolo sem esterilização, e inoculei com a sobra de todas as seringas. Ainda com a sobra de arroz e vermiculita, inoculei mais um punhado, na intenção de aproveitas o restinho dos esporos. Esta mistura que não era bem um bolo, só arroz molhado com vermiculita e esporos, eu joguei em uma composteira que tenho que estava com matéria orgânica até a tampa - fotos ao final.

Bolo sem esterilização coloniza super rápido porque são vários tipos de micélio, não é por ser branco que é cubensis, inclusive trichoderma também é no inicio.
Muitos outros bolores também, só deixar uma laranja estragar que pode perceber isso.

O numero de micro-organismos é gigante e consequentemente a velocidade é mais rápida do que uma inoculação de cubensis isolada, uma vez que são varias especies crescendo ali.
Diria que a chance de tirar cogumelos é menos que minima, sem pensar se seria saudável consumir.

Eu mesmo testei por curiosidade dessa mesma maneira, os copos ficaram nojentos e com cheiro horrível, preferi até jogar fora do que lavar e arriscar contrair alguma doença dali.
O arroz ficou mais colorido que arco-iris, uma parte amarela, outra rosa, outra preta e assim vai.
Tinha cheiro de banana, de cerveja e de chorume.

Não conheço muito sobre compostagem, mas até onde sei é um "ninho" de varias bactérias e mofos, que se dão melhor decompondo aqueles materiais do que o psilocybe.
Se for a que usa temperaturas mais alta (50-60) já passou do limite do nosso micélio.
No volume utilizado e no meio da compostagem é impossível conseguir colonizar por meio de multiesporos, mesmo se utilizasse spawn a chance de sucesso tenderia a zero.


------------

Dica do texugo 🦝:
Sigam os tutorias e processos que estão ai para todos - À RISCA, SEM MODIFICAR NADA.
Depois que entenderem o ciclo do fungo, a sua biologia e todos esses processos, aí sim pensem em inovar.
Claro, caso não espere por resultados positivos tente tudo o que quiser,se for em paralelo com um PFTek.
O aprendizado é bom, mas não verá cogumelos tão cedo.
 
Última edição:
E ai, esse experimento continuou? Teve resultados?

Perdão pela demora.

Continua sim, com vários resultados:

Todos os potes esterilizados frutificaram muito bem! Produziram por alguns meses. O bolo de teste realmente não deu certo, mas valeu o experimento, aprendi muito nesses últimos meses.

GT e Cambojan: Colonização mais rápida
B+: Colonização lenta inicialmente, mas depois se transformou na campeã de produção
TKSSS: Lenta, produção ok

Colhi esporos de todos, muitos mesmo, mas acredito todos estarem contaminados, explico a seguir.

O experimento na compoteira sobreviveu até a época seca, a estiagem durou muito e não consegui manter o micélio protegido, ao menos visivelmente. Como comentado pelo Texugo, eu nem sei o que eu tava cultivado ali, rs
Joguei muitos esporos na composteira há pouco mais de um mês, espero que esses germinem com mais tranquilidade agora na época de chuva. Espalhei muitos esporos por todo o jardim, em locais com matéria orgânica e sombra. Como tenho muita área, meu sonho é ter um patch natural nascendo sob as árvores. Vou continuar tentando.

Um dos bolos colonizados ( TKSSS) eu enterrei como experimento, para observar se iria continuar crescendo no solo. Não deu certo.

Infelizmente desde a produção inicial só consegui frutificar mais dois bolos ( B+) que produziram bastante, porém já descartei mais de 20 em várias fases de desenvolvimento, devido a contaminações.

Acredito que meu principal problema seja a contaminação das seringas/ carimbos. Apesar de ainda ter esses dois bolos em seus últimos flushs, decidi por abandonar por hora a técnica com bolos de arroz e partir para o cultivo com milho de pipoca. Estou adquirindo spawns lendo sobre a técnica, me preparando.

Construirei uma glovebox para os procedimentos futuros, pretendo multiplicar os spaws que adquiri, e frutificar uma parte em casings. Conselhos são bem vindos.

Tenho relatos interessantes sobre meus terrários:
Como quero evitar perguntas de pessoas que visitam minha casa, e por falta de espaço, decidi enterrar meus terrários no meio da mata. São caixas de plástico cheias até a metade com argila expandida e perlita, com bastante água. A umidade fica muito boa, porém a temperatura não é controlada e não faço questão de trocar o ar todo dia sem falar que contaminantes não faltam! E por incrível que pareça, apenas um dos meus bolos contaminou no terrário ( duende verde) e estava lá em final de vida! Depois do 5º flush. Não limpei nem nada, continua com todos os contaminantes, e mesmo assim meus bolos que lá estão frutificam muito bem e sem contaminação alguma!
Para os próximos eu esterilizarei tudo, no entanto fica aí o relato. O bolo depois de colonizado é realmente muito forte!, e a iniciativa de enterrar o terráro deu super certo tmb, pois replica as condições naturais do fungo na natureza, presumo eu. Gostaria de ouvir a opinião de vcs sobre isso.

Por fim,
decidi que prepararei placas petri e irei limpar os vários carimbos que tenho aqui, servirá de experiência e tenho certeza que aprenderei bastante com o processo. Conselhos são bem vindos. No entanto, só partirei pra essa empreitada uma vez que conseguir dominar a técnica com o milho de pipoca e estiver produzindo normalmente, de forma sustentável. Hoje estou na reserva da reserva. >.<
Dica do texugo 🦝:
Sigam os tutorias e processos que estão ai para todos - À RISCA, SEM MODIFICAR NADA.
Depois que entenderem o ciclo do fungo, a sua biologia e todos esses processos, aí sim pensem em inovar.
Claro, caso não espere por resultados positivos tente tudo o que quiser,se for em paralelo com um PFTek.
O aprendizado é bom, mas não verá cogumelos tão cedo.

Hehehe, aprendi isso da maneira mais difícil. Como meu primeiro resultado foi muito bom: 8 bolos esterilizados e 8 bolos frutificados, sem nenhuma contaminação, fiquei folgado. Daí terminei sendo desatento nos outros cultivos. Me custou muito tempo e bolos que poderiam ter produzido lindos cogumelos.

Qual sua opinião sobre a minha nova empreitada com os milhos de pipoca? Vê positivamente? Muito mais difícil do que PFtek?
Qual site, vc comprou seus esporos?? A entrega foi tranquila?
sim cara, tranquila. Google aí que não tem erro. Acho que indicar lojas é contra as regras do forum.
 
Última edição:
Como tenho muita área, meu sonho é ter um patch natural nascendo sob as árvores
Se utilizar aquele método de fazer uma "cama" outdoor, vai garantir uma boa e longa produção.

Construirei uma glovebox para os procedimentos futuros, pretendo multiplicar os spaws que adquiri, e frutificar uma parte em casings. Conselhos são bem vindos.

Opte por Still Air Box.
Se acredita que as contaminações surgem das seringas, reveja o processo. O melhor jeito é a água de copinho. Com ela nunca tive contaminações.

Umidade é o principal. Faça furos e tampe com micropore para respirar durante os 5 dias antes de frutificar.
Tenho trabalhado com casings de 1,1l e 1,5l, não vi nenhuma diferença no rendimento.
Então aconselho dividir o substrato e o spawn em mais de um recipiente.

Sobre o terrário enterrado:
Provavelmente a terra deve ajudar um pouco na temperatura.
Na minha primeira contaminação por tricho também fiquei preocupado em espalhar para os outros.
Mas no final todos continuaram saudáveis, mesmo que ele seja mais comum em grãos. Por isso precisa cobrir bem o milho no casing.

Minha unica preocupação seria nessa troca de ar mesmo. Seria legal compartilhar umas fotos.
Achei uma ideia bem bacana.

Qual sua opinião sobre a minha nova empreitada com os milhos de pipoca? Vê positivamente? Muito mais difícil do que PFtek?

Depois que comecei a utilizar milho não tenho mais vontade de fazer pftek.
Eu acho mais fácil, mas o processo leva mais tempo, só que compensa pela velocidade de colonização e produção, sem contar na possibilidade de G2G.
Também me parece que fica mais barato.
No começo pode ser uma boa colocar um pouco de vermiculita seca no fundo para absorver excesso de umidade.
 
Minha unica preocupação seria nessa troca de ar mesmo. Seria legal compartilhar umas fotos.
Achei uma ideia bem bacana.

AI estão as fotos.
O vidro serve pra evitar que os cachorros pisem e estraguem o terrário. A luz passa de leve.

Nesse tronco em decomposição tmb joguei muuuuuitos esporos. Vamos ver se algo nasce.
 

Anexos

  • 20191119_160226.jpg
    20191119_160226.jpg
    3.4 MB · Visualizações: 37
  • 20191119_160218.jpg
    20191119_160218.jpg
    3.4 MB · Visualizações: 36
  • 20191119_160209.jpg
    20191119_160209.jpg
    3.8 MB · Visualizações: 35
  • 20191119_160312.jpg
    20191119_160312.jpg
    2.9 MB · Visualizações: 37
  • 20191119_160247.jpg
    20191119_160247.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 37
Última edição:
Também tenho área grande e composteira. Reforço que tudo o que sair dali não tem chance de consumo. Achei genial a ideia de enterrar os terrários. Alguns modelos de fossa séptica pensados dentro da permacultura preveem um escapamento para gases. Penso que nesse caso seria o mesmo, mas com uma entrada também, de modo a circular o ar - talvez um cotovelo na ponta com alargamento e possibilidade de virar para o vento, como uma biruta. Nesse caso, terias também que implementar um filtro e trocá-lo com alguma frequência = mais trabalho. Tem o adicional dos dogs passarem a urinar nos tubos. Mas deve ter uma ideia melhor de aplicar esse sistema, só um insight.

Sobre inocular toras: já tentei com milho e esporos de Pleurotus sp. e aqui não obtive sucesso. Tenha-se em consideração que Pleurotus é saprófito de alta densidade; ou seja, quanto mais celulose, melhor - na natureza eles dão em troncos e raízes mortas. Não é o caso do Psilocybe sp. até onde sei, já que ele prefere espaços abertos e substrato "processado", específico.

Continue com os experimentos!
Se utilizar aquele método de fazer uma "cama" outdoor, vai garantir uma boa e longa produção.

(...)

Depois que comecei a utilizar milho não tenho mais vontade de fazer pftek.

A cama é um casing gigante, mesma técnica usada pra champignons, boletus, cogumelos do sol... No caso é um monte de substrato colonizado inserido numa vala, coberto com terra e/ou lona plástica. Já viste um canteiro desses de cubensis, Texugo?

Como conheço o cultivo dos comestíveis, to fazendo bolos pela experiência. Parece uma ótima técnica para domesticação e espécies que ainda tu não conhece. Milho é perfeito para grandes quantidades e a longo prazo é muuuuito menos trabalho.
 
Última edição:
Nesse tronco em decomposição tmb joguei muuuuuitos esporos. Vamos ver se algo nasce.

Não adianta você tentar alimentar o fungo com algo que ele não come.
A chance disso dar certo é a mesma chance de mergulhar e achar uma família de humanos vivendo em baixo do mar comendo plâncton.
Cubensis tem certas necessidades, se atente a elas. Você pode tentar espalhar esporos pelo seu jardim, desde que também espalhe esterco.
Outro jeito de fazer cultivo outdoor é enterrar os grãos já completamente colonizados (o pessoal costuma fazer isso com os bolos contaminados, normalmente o ambiente natural costuma equilibrar a competição e pode resultar em alguns frutos).

Você está atirando pra qualquer lado, com isso tá perdendo tempo e trabalho.
Observe o que a espécie que você está cultivando precisa para se desenvolver e reproduza essas condições, cubensis não nasce em tronco, não se alimenta de tronco, nasce em bosta de ruminantes e consegue prosperar em grãos, algumas outras coisas podem ser incrementadas ai, mas a base precisa ser essa.

Sobre o milho, esse é um dos grãos mais chatos de esterilizar, eu prefiro muito mais usar trigo ou centeio.
Fica de dica pra você testar e ver onde se encontra melhor =)

Quanto ao terrário enterrado, achei bem interessante.
Eu colocaria algo pra proteger melhor os bolos dessa água, mas se está dando certo....
Vai mantendo a gente atualizado ;)
 
Última edição:
Valeu pessoal, muito obrigado pelas dicas!

Na verdade não estou exatamente atirando para todo lado, estou mantendo um plano principal seguindo as recomendações à risca e paralelamente reservando uns 5% dos recursos para experimentos. Muitos dos esporos que espalho são provenientes de bolos que esporularam sem querer dentro do meu terrário, e cobriram uma placa de vidro que protege os bolos da água. Meu sonho é que os cogumelos cresçam naturalmente em todo meu terreno, mas hoje vejo que superestimei essa possibilidade. De toda forma foi aqui mesmo no fórum que li que um patch outdoor que parte de um bolo colonizado/cama é "imortal" gerando frutos ao longo prazo que consomem matéria orgânica do solo. Hoje questiono essa afirmação mas continuarei pesquisando e tentando.

Quando me refiro a composteira na verdade é uma pilha de folhas e capim que está exposta ao tempo, mantida sempre úmida, se crescer algo lá que eu consiga identificar como cubensis comerei sem medo algum! rs

Estou tendo alguns problemas com novo cultivo, na verdade os casings que fiz foram perfeitos e estão muito bem, mas o spawns que usei para G2G não se desenvolveram NADA em mais de duas semanas, se puderem me ajudar, serei muito grato, relatei um pouco da experiência aqui:

 
Back
Top