Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substrato de esterco bovino, é bom?

Wesleyroberto

Esporo
Cadastrado
19/01/2020
1
2
27
Pessoal sou novo no cultivo de cogumelos psilocybe cubensis, ainda não tenho condições de iniciar um cultivo bem elaborado. Moro em uma fazenda, aqui os cubensis nascem naturalmente nas épocas de chuvas, principalmente nos estercos. Coletei estercos secos que não foram colonizados por outros fungos, fiz todo um tratamento para a esterilização do esterco, e por fim, fiz a inoculação com esporos "naturais" (retirados de cubensis nativos). Ainda são os primeiros dias a pós a inoculação, mas estou com dúvidas se ao fim do processo irei obter algum resulto.
 
To pesquisando pra fazer um outdoor tbm.

Fui coletar Cubensis para o carnaval, vamos nos reunir em um sítio mais ou menos 40 pessoas e todos iremos desfrutar dos mágicos!

Enfim!

Durante a coleta reatei vários bolo de fezes muito bem colonizados e trouxe para casa mais ou menos 3kg!

Comprei 60 kg de esterco curtido dessas mesmas vacas, que habitam o pasto que cometeu( quero gerar menos estresse possível para o bolo, por isso peguei o substrato que ele já estava acostumado), já contando com a diferença de clima e altitude que ele já sofreria com a mudança!

Preparei o canteiro de casa da seguinte maneira
  1. Afofei toda terra existente
  2. Expalhei serragem por todo canteiro
  3. Molhei bastante
  4. Misturei tudo denovo
  5. Cavei covas de aproximadamente 10 cm
  6. Coloquei serragem no fundo das covas
  7. Coloquei uma fina camada de esterco curtido sobre a serragem
  8. Coloquei os pedaços de bolo de fezes colonizados
  9. Os esporos provenientes da lavagem dos selvagens coletados pulverizei sobre cada bolo enterrado
  10. Cobri com uma fonte na camada de terra e esterco curtido
A partir do 4° dia começaram a nascer os primeiros Pins ( esse com certeza já estavam formados)

Não estou coletando nenhum desses que estão nascendo de início, quero deixar ele se adaptar ao novo ambiente, só jogo esterco curtido embaixo dele para que os esporos tenha substrato para de desenvolverem! Meu estoque tá cheio, a caçada foi bem farta consegui 157g deles já Cracker Dry

No 5º dia para a minha surpresa nasceram dois Pans

Estamos no 6º dia e eles estão nascendo, o que me anima é que eles estão nascendo bem espalhados, minha intenção é essa, deixar eles se alastrarem conforme a vontade da natureza, no máximo, quando for coletar maisntrazwr mais bolos e fazer uma esporulação para ajudá-los!

Vamos ver o que acontece!

Segue algumas fotos da caçada, do bolo colonizado e do Outdoor

View attachment 98142 View attachment 98144 View attachment 98145 View attachment 98146 View attachment 98147 View attachment 98148 View attachment 98149 View attachment 98150

Grande abraço amigos
Isso é "terra de jardim". É nutritivo. Tem um propósito diferente do da vermiculita no cultivo.

Esse substrato vai deixar os bolos / casings / etc provavelmente muito compactados, e será bastante propenso a contaminações. Mais apropriado para um bulk ou outdoor. Talvez sirva no monotub, mas precisa de algo para deixar mais aerado. Aliás, se fosse usar algo parecido, acho que seria melhor usar apenas esterco.

Na falta de vermiculita, você pode usar um número de outras coisas, sendo a opção mais popular a fibra de côco, em pó ou desfiada. Seguida por algumas coisas parecidas e mais alternativas, por exemplo palha.

E vermiculita você pode comprar inclusive pela internet, vende de quilos em vários sites e lojas de jardinagem. Geralmente vale o frete.
 
se eu quebrar um bolo pf (tipo um grain to grain outdoor) em um pote com esterco esfarelado e regar constantemente sera que ele colonizaria o esterco ?

Se for pasteurizado e tratar da maneira certa, sim.

Regando constantemente não.
Deve seguir os procedimentos corretos.
Leia sobre bulk.

Mas isso não seria um grain to grain, e sim utilizar pftek como spawn, o que eu acho meio desperdício e redundante.

-----

Se você cobrir o pftek, sem destruir, na terra, vai conseguir colher algo, se manter a umidade.
 
Última edição:
Usando esses métodos r.oots você até pode conseguir um cogumelo ou outro, não é impossível, mas não espere um rendimento de um cultivo.
Se começar adubar o jardim com bosta colonizada, por exemplo, deve aparecer cogumelo por lá quando a temperatura ajudar.

Mas trabalhando com esterco esterilizado e esporos selvagens eu vou ficar bem surpreso se você conseguir alguma coisa.
 
Back
Top