Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Stoned Ape Theory

Anão

O Homem Risonho
Membro Ativo
14/12/2012
367
74
Olá comunidade.
Gostaria de saber sua opinião sobre esta teoria. Em uma tradução livre, a "Teoria do Primata Chapado".
Esta teoria que começou (não tenho certeza, mas ele é um dos apoiadores) com o famoso Terrence McKenna, diz que antigamente, no início da sociedade humana, as experiências religiosas eram sensoriais. Muito antes da invenção da escrita, as primeiras experiências religiosas de nossos ancestrais se davam pelo uso de plantas e fungos. Estas experiências eram consideradas tão significativas que acabou levando a criação de uma hierarquia, com a criação de sacerdotes, xamãs, etc, culminando milhares de anos depois no nosso conceito de religião e espiritualidade.
Minha explicação foi básica, deixarei a discussão ampla. O papel dos enteógenos é negligenciado no nosso aprendizado sobre a evolução humana, quando muito o álcool é mencionado devido a fermentação de algumas frutas.

Você acredita que substâncias psicotrópicas tenham contribuído, ou influenciado na evolução humana?
 
Influenciaram, e influenciam, até hoje... Vide a influência dos anos 60 ;)

Sobre o macaco pular para hominídeo não sei, mas os dois deve tê ficado bem doidão concerteza...

Só que se tivesse Internet naquela época, os macaco tava aí até hoje fumando um beck cos mano neandertal nas parada :roflmao:


Obs: erros de português intencionais
:D
 
O primeiro contato que tive com esta teoria foi um vídeo psicodélico (linkaria o youtube aqui, mas no celular é complicado) que demonstrava os primatas ingerindo um cogumelo e tendo uma viagem extremamente louca. A partir dessa viagem em um curto espaço de tempo, ele cria a roda, diversas ferramentas e logo depois prédios e uma cidade.
Refletindo um pouco por este lado me fez acreditar que é possível. Porém, ao ler um pouco mais, especialmente Terrence McKenna, a teoria de que a religião surgiu do consumo de enteógenos explicaria diversos fatores.
Quando nos questionamos, antes do conhecimento dos enteógenos, de onde surgiu a religião, as diferentes religiões, chegamos sempre em um beco sem saída. É como nos questionar sobre a origem da vida. Nós só podemos saber até certo ponto, antes daquilo é algo impossível de se descobrir.
Por que somos monoteístas? De onde surgiu o conceito de "Deus"? Por um tempo, cheguei a pensar ser a fonte da esquizofrenia de alguém. Alguém que realmente ouvia vozes e conseguiu convencer os outros de que elas eram reais.
Mas quando os enteógenos entram em cena, tudo fica mais claro. Imagine um primata utilizando um enteógeno e sentindo todas as sensações que conhecemos bem. Provavelmente do sexo feminino, elas eram encarregadas da colheita de frutos enquanto os homens caçavam. Mas, talvez, aquilo que ele faz, ve e acredita, não seja tudo. Talvez hajam coisas além do que os olhos podem ver.
Através de comunicação primitiva ele comunica isto a outro. O outro resiste em acreditar, para ele o que existe é sobreviver. Existem presas e nós precisamos caçar, conceito simples. Então o primeiro primata aponta esta fonte ao outro que decide verificar e ele entende, tal como o primeiro, que existe algo a mais ali.
Logo a notícia se espalha e a tribo, admirada, deduz que aquele enteógeno é uma mensagem, é um presente. Um caminho para a comunicação espiritual, surge o conceito de espírito, do sobrenatural. Ao saírem comendo, ingerindo ou fumando quaisquer enteógenos, acontecem as bad trips e alguns problemas. Isto indica que o enteógeno não é para qualquer um. Os conceitos vão ficando mais complicados. Talvez quem teve a bad trip tenha um espírito ou coração impuro. Portanto, o chefe da tribo decide: apenas aqueles que são dignos poderão se comunicar com os espíritos. E nomeia seus xamãs, para que eles transmitam as mensagens espirituais. A partir do uso, da hierarquia, se adquirem conhecimentos imprescindíveis. Ao ver que algo tão util, tão curioso, surge da terra, os primatas deixam de olhar apenas para os animais e imitá-los instintivamente e passam a observar melhor também as plantas. Os fungos. De onde surgem? Ao retirar uma planta de um local, ela vai crescer de novo? Por quê? De onde vieram as plantas que eles colhiam? Um deles havia visto uma planta crescer aparentemente do nada. Isto é intrigante. Ao observar melhor, percebe-se que é algo minusculo que cai na terra, das proprias plantas e elas se multiplicam. Talvez seja possível reproduzir isto? Suege então o princípio da agricultura. Agora, podemos deixar de ser nômades e viver sempre em um local. As plantas, que podem ser infinitamente reproduzidas, são o suficiente para se manter. Quem sabe plantar é considerado importante na tribo. Aqueles que sabem apenas caçar, também são, mas se arriscam mais. Surge então o conceito de moeda: você caça pra mim, eu te pago em plantas. Surge a necessidade de registro sobre como plantar, pois o que acontece se um dia morrem todos os agricultores? Como passar este conceito de geração pra geração? Através de desenhos nas paredes.
Desenhos do enteógeno, origem de tudo. Desenhos explicando a caça, a agricultura. Enfim.

Sei que é uma viagem e é bem simplista, mas faz algum sentido. Tudo pode ter surgido assim. É irônico que milhões de anos depois, algumas religiões proíbam o uso de substancias psicotrópicas. Proíbam o contato real com seus deuses por algo artificial, abstrato, sem sentido. Se o catolicismo permitisse o uso de cogumelos, por exemplo, faria muito mais sentido. Em um culto você realmente sentiria deus. Sentiria a energia da terra, dos espíritos. Mas ao invés disso, você le um monte de coisa sem sentido, escrita por pessoas assim como você e é obrigado a engolir. Por quê? "Porque sim".
 
Última edição:
Salve enteogênicos iluminados!! Há algum tempo atrás em meus esforços de vagar na net rs eu conheci a teoria do símio chapado (pra quem não conhece tem link no fim do artigo) e isso me incitou à uma questão: O que pode acontecer se animais que vivem hoje no planeta, e principalmente primatas começarem uma dieta com expansores de consciência?

Procurei muito mas não encontrei nada a não ser uma vaga citação aqui no PE de que onças roem o cipó Jagube. Enfim, conhecem alguma experiência do tipo no meio científico? Seria crime um de nós fazer essa experiência de forma amadora, ou até mesmo seria anti ético para vocês? O que vocês acham que aconteceria?

Deixem suas opiniões. Abraços de Luz !

Link: Um pequeno vídeo explicando a base
 
Última edição:
Em relação aos enteógenos, eu não sei, mas o meu cachorro fica chapadão quando está no meu colo enquanto eu faço o uso da santa erva. :LOL:

Brincadeirinhas à parte, essa é uma questão interessante, JothaSanthos. Se um dia eu decidir fazer a experiência, pedirei a autorização prévia do Doug e depois virei contar a vocês os resultados. Prometo. Hahahaha.

P.S.: será que já existem pesquisas sobre esse assunto? Nunca pensei nisso... Eu vou dar uma procurada, apesar de achar improvável que haja qualquer estudo aprofundado sobre o tema.
 
Seria crime um de nós fazer essa experiência de forma amadora, ou até mesmo seria anti ético para vocês?

No meu ponto de vista sim. Não dê psicoativos a animais.
 
Se serve de evidência, existe a Erva dos Gatos (Nepeta cataria, conhecida em inglês como catnip).

É uma planta da família das mentas e hortelã, que é psicoativa em felinos (e somente para felinos, mas isso inclui tanto o gato doméstico, como também os grandes, tigre etc.)

O efeito nos gatos é bastante peculiar... Apenas de sentir o cheiro da planta, eles ficam "doidões", começam a miar, babar, correr por aí, se rolar no chão... Às vezes parece que estão "caçando" presas imaginárias, ou brigando com um gato imaginário, etc. :roflmao: Varia de gato para gato. Dura alguns minutos, e em seguida o gato perde o interesse e volta ao normal, como se nada tivesse acontecido.

E não é que eles não gostem... Se descobrirem onde tem a planta, os bichanos fazem de tudo para chegar até ela. Sentem o cheiro de longe.

E se você tem um gato, saiba que: alguns brinquedinhos para gatos ("ratinhos" de brinquedo e etc., vendidos em pet shops) geralmente incluem um pouco de essência, ou das folhas de Nepeta cataria secas, dentro. Por isso eles são tão interessantes para o gato no começo, mas eles perdem o interesse, depois que o cheiro vai embora.
 
Seria crime um de nós fazer essa experiência de forma amadora, ou até mesmo seria anti ético para vocês?

Bem, se coloque no lugar deles. Ou aprenda a língua deles e pergunte diretamente a eles. Quem sabe eles aceitam e podem até lhe relatar a experiência detalhadamente.

O que vocês acham que aconteceria?

Acho que os cogumelos não ficariam muito felizes se for contra a vontade dos animais. E acredite ou não, quando eles ficam muito bravos, podem até traumatizar.

Ação e reação, capiche?!
 
Psicoativos podem ser um veneno para animais de outras espécies. A questão está em como a substância química vai ser interpretada pelo organismo do animal, uma prova disso são os golfinhos, na década de 60 houve um experimento da NASA relacionando golfinhos, LSD e uma mulher (Margaret Howe Lovatt), a conclusão foi que os golfinhos não são afetados psicoativamente pelo LSD. Outra questão importante é: porque não compra-se remédio em clinicas veterinárias para o uso em humanos? A resposta é óbvia, remédios de animais podem não ter o mesmo efeito em humanos.
RESUMINDO: NÃO DÊ SUBSTÂNCIAS AOS ANIMAIS PARA DEIXAR ELES "CHAPADÕES".
Caso alguém fique intrigado com a história de Margaret Howe, eu compartilho o link do documentário feito pela BBC, se for permitido pela administração do fórum.
 
Valeu pelo a todos pelo feed, pensei que só eu tinha essa curiosidade. Cosmik não daria pra eles terem poder de escolha a ponto de responder se queriam ou não pq eles nem sabem que existem a esse nível realidade (Antes de alguma expansao da consciencia é claro) ninguém pergunta pros ratos se eles querem testar nossos medicamentos com a vida, nem pro boi se ele quer viver pra nos servir de alimento. Contudo é inegável como essas coisas nos ajudaram a chegar ao nível de civilizaçção que temos hoje. Pra mim deveriam sim ser feitos estudos, isso também esclareceria muito da teoria do símio chapado, possibilidades incríveis se fosse real essa idéia.

Como a teoria propõem que primatas antigos evoluíram a homens através dos fungos, seria uma boa fazer testes com primatas que tem cerébros parecidissímos com os nossos. Essa da erva dos gatos é nova pra mim kalifa muito legal!

E já vi muito cachorro ficar doidão de tabela kk rolando no chão, cavando sem parar e outras loucuras
kk
 
Última edição por um moderador:
Pra mim deveriam sim ser feitos estudos, isso também esclareceria muito da teoria do símio chapado
Essa teoria do Símio chapado não tem lógica, como evoluir a partir da psilocibina? Como nosso corpo sofreu diferenças morfológicas a partir da psilocibina?
O cogumelo faz parte do Reino Fungi em que a reserva energética é o glicogênio, a mesma do reino dos Animais, então na verdade aqueles esporos oriundos de panspermia cósmica não tem sentido, afinal os basidiomicetos são parecidos fisiologicamente com nós. Outro fator importante para deixarmos de lado a teoria do símio chapado é as pinturas rupestres encontradas em cavernas datadas do período paleolítico mostram a necessidade humana de tentar se comunicar de alguma maneira. Através destes desenhos, os homens ilustravam alguns costumes da época, o que permitiu maior entendimento de sua cultura. E nesses desenhos não haviam cogumelos ou qualquer outro tipo de fungo mas sim suas caças, comida e hábitos.
 
Segundo meu entendimento, a idéia por trás da teoria é que os macacos teriam em algum ponto ingerido psilobicina, fazendo-os ter idéias que antes não tinham, por serem, bem, apenas macacos. O cogumelo não serviu de alimentação, a ponto de influir na fisiologia e evolução em si... Mas apenas "abriu a mente" para uma nova idéia: a de ter idéias.

E a teoria é a do símio chapado, não a do homem da pedra chapado. ;)

Entre o símio chapado que colhia frutos (e por acaso, colheu o cogumelo) e o homem da pedra que tinha que caçar pois comia carne (e não tinha nem tempo nem setting para uma trip de 6 horas :roflmao:), existe(?) o chamado "elo perdido", que seria o estágio intermediário da evolução entre eles. Esse ainda não foi encontrado, e há várias teorias sobre o porquê disso.

Em algum momento na evolução, o símio / homem deixou de consumir cogumelos mágicos por precisar consumi-los, e em outro momento, passou a usar por querer consumi-los. E hoje estamos aqui, teorizando :D
 
Essa teoria do Símio chapado não tem lógica, como evoluir a partir da psilocibina? Como nosso corpo sofreu diferenças morfológicas a partir da psilocibina?
O cogumelo faz parte do Reino Fungi em que a reserva energética é o glicogênio, a mesma do reino dos Animais, então na verdade aqueles esporos oriundos de panspermia cósmica não tem sentido, afinal os basidiomicetos são parecidos fisiologicamente com nós. Outro fator importante para deixarmos de lado a teoria do símio chapado é as pinturas rupestres encontradas em cavernas datadas do período paleolítico mostram a necessidade humana de tentar se comunicar de alguma maneira. Através destes desenhos, os homens ilustravam alguns costumes da época, o que permitiu maior entendimento de sua cultura. E nesses desenhos não haviam cogumelos ou qualquer outro tipo de fungo mas sim suas caças, comida e hábitos.
Como eu disse na minha segunda postagem, aprendemos nos livros de história que além da escrita, a mais importante descoberta humana é a agricultura, pois passamos a deixar de ser nômades e poder constituir um local fixo pra viver. Este conceito pode ter vindo da influência neurológica da psilocibina em nossos ancestrais, devido ao aumento do pensamento abstrato, fluência melhor de idéias, entre outros efeitos possíveis.

Eu tenho uma gata e ela adora catnip. É uma erva que não tem efeito em todos os gatos, alguns são imunes, mas a minha adora. Realmente, parece realçar alguns instintos primais no animal, as pupilas dilatam por exemplo e ele parece ficar mais sensível a estímulos, qualquer toque pode causar algum susto, mas claro que isto deve variar de felino pra felino (minha gata era de rua, por isso é bem desconfiada).
A teoria se torna mais complexa ao analisar algumas civilizações antigas, como os aztecas (me corrijam se eu estiver errado), que idolatravam o cogumelo e chamavam de "carne dos deuses". São centenas de milhares de anos que nos separam de nossos antepassados. Não é algo que possa ser imitado, evolução leva MUITO tempo, muito mais do que o nosso conceito normal de tempo. Pra você ter uma idéia, o intervalo de tempo entre o fóssil de dinossauro mais antigo já descoberto, pro primeiro tiranossauro rex, é maior que o intervalo de tempo entre o primeiro tiranossauro rex até hoje (cerca de 200 milhões de anos, se não me engano) e o intervalo de tempo entre os primeiros registros de história escrita até hoje não chegam sequer a 1 milhão, é uma fração ridiculamente minúscula. Nosso conceito de tempo é muito básico, 2000 anos não sao NADA.

Sobre dar cogumelos a animais, concordo sim que seria errado. Mas talvez seja possível explicar o conceito a alguns primatas. Não sei se vocês ja viram, mas há casos de chimpanzés que se comunicam com humanos por linguagens de sinais. Estas linguagens podem conter até centenas de palavras, e alguns chimpanzés conseguem ensinar esta linguagem pros seus filhotes.
Um caso famoso e curioso, foi de um chimpanzé em um zoológico que tinha muita afinidade com sua tratadora. Eles viviam conversando e se comunicando entre si. O intelecto do animal chegava a tanto, que uma vez ele se interessou por uma peça de roupa e fez sinal elogiando e pedindo a camisa para si. Quando a tratadora ficava alguns dias sem ir, o chimpanze ficava emburrado e virava as costas para a tratadora, se recusando a conversar.
A tratadora engravidou e teve que ficar bastante tempo sem contato com o chimpanzé. Eventualmente, a mesma acabou abortando. Ao chegar no centro, o chimpanze como de costume, virou as costas e se recusou a se comunicar. Quando a tratadora explicou em sinais, o que havia acontecido, o chimpanze fez um sinal de condolências e passou a mão pela cara, simulando uma lágrima.
 
Última edição:
Back
Top