Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo South American isolado em agár e cultivado em milho

Diário de cultivo completo.
Boa noite!

Há algum tempo comecei a trabalhar com algumas plaquinhas, isolando o micélio de South American que tirei de um bolo PF que começou a perder para contaminantes.

Não fotografei essa etapa mas o que fiz foi mais ou menos o seguinte:

Distribui o micélio entre cinco placas, contendo uma mistura de agár, dextrose e água de levedura.
Essas plaquinhas levaram uns quinze dias para colonizar 100%.

Dessas cinco placas, selecionei uma, e transferi os melhores setores para outras cinco placas, contendo a mesma receita de agár. Foram outros quinze dias para colonizar.

Novamente selecionei apenas uma placa e transferi para outras cinco, mas dessa vez utilizei a receita de cremoagar, que peguei aqui no fórum. Dessa vez foi impressionante e em apenas umas semana todas estavam 100% colonizadas.

Selecionei duas placas. Uma estou mantendo na geladeira para continuar transferindo e a outra utilizei para inocular alguns copos com milho.

O milho foi deixado de molho por 24 horas e depois esterilizado pelo método de tindalização, durante três dias.
Fiz apenas três copos. Optei por uma quantia pequena para diminuir a possibilidade de contaminações.
Os copos foram inoculados em glovebox, com o micélio da placa que separei anteriormente e, dez dias e duas sacudidas depois, estava 100% colonizados.

foto 4(1).JPG foto 3(1).JPG

Parti para as quentinhas, onde despejei o milho e cobri com fibra de coco e vermiculita (50/50). As coloquei em uma caixa térmica por três dias, fechadas em saco zip lock.
Três dias depois (anteontem) o micélio deu sinal de vida na superfície e os mandei para o terrário.

foto 2.JPG foto 1.JPG

Hoje estavam assim:

IMG_20120614_222912.jpg IMG_20120614_222919.jpg

Vou postando assim que tiver novidades.

Abraços!
 
Esses casing tão coisa mais linda mantonelli , qualidade da colonização superficial da camada de casing ótima! Parabéns.
 
Meus parabéns pelo isolamento, mantonelli. Estamos precisando de mais cultivadores assim, dedicados. :)

Boa sorte!
 
Bom dia!

Ontem apareceram os primeiros pins.
Não consegui tirar fotos, mas assim que possível, postarei algumas.

Abraços.
 
Tudo muito bem feito,to no aguardo para ver a foto dos pins.
 
As fotos, como prometi.
Não estão uma maravilha, mas dá para ter uma ideia.

IMG_0330[1].JPG IMG_0331[1].JPG IMG_0332[1].JPG

Abraços!
 
MUITOS frutos a vista :alien:
Já vai preparando o túnel de vento!
 
Primeiros frutos!

foto 1-1.JPG foto 2-1.JPG foto 3-1.JPG foto 4-1.JPG

Abraços!
 
Hoje colhi o restante e estou tirando os primeiros carimbos.

foto 1.JPG foto 2.JPG foto 3.JPG

Limpei alguns abortos e estou fazendo o dunk.
Tomara que venham muitos mais!

Abraços!
 
Bom dia!

O cultivo vai bem! Mas surgiu uma dúvida.

O bolo encolheu bem de tamanho após o primeiro flush.
Ainda continuam dando frutos, mas ao invés de crescerem pela camada de casing, estão crescendo pelas laterais, entre o alumínio e o milho.

Deixo assim ou devo completar com mais camada de casing?

Abraços!
 
Bom dia!

O cultivo vai bem! Mas surgiu uma dúvida.

O bolo encolheu bem de tamanho após o primeiro flush.
Ainda continuam dando frutos, mas ao invés de crescerem pela camada de casing, estão crescendo pelas laterais, entre o alumínio e o milho.

Deixo assim ou devo completar com mais camada de casing?

Abraços!

O micélio vai consumindo o substrato para gerar cogumelos, por isso o tamanho do "bolo" tende a diminuir. A umidade também é reduzida, mas isso é normal.

A sua umidade deve estar baixa, como disse, para eles estarem crescendo pelas laterais. Como as mesmas são mais úmidas, os pins preferem esses locais.

Experimente criar um ambiente 'more wet' ;)
 
Acho que acabou!

Ainda aparecem alguns pins, mas já não têm forças para crescerem, abortando.
Vou levar os bolos para a chácara da véia e enterrar.

Como resultado eu consegui pouco menos de 20g de cogumelos secos e 45 carimbos, dos quais vou guardar um e mandar o restante para a Prófungos.

Com certeza não foi um cultivo monstro, mas fiquei bastante contente com o resultado!

Agradeço aos que mandaram boas energias e sugestões e ao Fórum, pela qualidade das informações.

Abraços!
 
Back
Top