Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sobre quais tipos de perguntas são permitidas e quais são proibidas.

ovats

Esporo
Cadastrado
10/05/2021
3
1
37
Olá.

Me registrei aqui para poder perguntar se uma amostra que comprei estava saudável ou estragada. Mas meu tópico foi excluído e a pessoa disse que este fórum não é "SAC" de vendedores.
Pois então, sei muito bem que este fórum não é um serviço de atendimento ao consumidor. Mas eu entrei aqui e vi várias perguntas sobre contaminações, fotos de cultivos, dicas sobre isso.

Então não entendi se o fórum permite ou proíbe que pessoas perguntem sobre a "segurança alimentar" dos resultados de todo esse trabalho de cultivo. Qual é o lugar adequado para fazer consultas sobre as características dos cogumelos depois que eles já foram colhidos?

Obrigado.
 
Como é iniciante, o ideal é abrir um diário de cultivo para poder receber auxílio durante a etapas do cultivo (inclusive a secagem).

Acompanhando o cultivo, podemos orientar sobre processos errados ou cogumelos contaminados.

No caso de compra, apenas o vendedor pode te auxiliar sobre o estado do produto comercializado, sobre a embalagem e método utilizado para secagem, assim como estado do cogumelo ali armazenado.

Por isso recomendados entrar em contato direto com ele, que esperamos que ele tenha a responsabilidade de auxiliar (uma vez que ofertou o serviço).

É comum o pessoal que compra ter dúvidas, porém, foi sua escolha comprar de desconhecido em vez de cultivar seus próprios cogumelos.

O que você tem acesso com facilidade aqui no fórum são tópicos de outros cultivadores, que você pode utilizar para comparar a sua amostra e decidir se está saudável ou não.
 
Obrigado pela resposta civilizada.

Também agradeço a dica e sugestão sobre cultivar ao invés de comprar. Mas infelizmente isto é inviável para a grande maioria das pessoas. Cultivar plantas (não apenas cogumelos) é uma tarefa trabalhosa e que demanda bastante tempo de estudos, experiências, prática, tentativa e erro. Para a grande maioria das pessoas, a única opção que existe para o caso de vontade de experimentar os efeitos benéficos destes fungos é comprar ou colher. Como a colheita na natureza exige acompanhar sempre a previsão do tempo e também exige uma viagem para alguma fazenda (muito provavelmente com a necessidade de invadir propriedade alheia correndo um risco razoável de ser pego e de levar bronca ou tiro do dono da fazenda), então também resta apenas a opção de comprar. Para a grande maioria de nós, pessoas que escolheram trabalhar com outras profissões que não tem a ver com o cultivo. Por que comprei? Porque pesquisei e descobri que isto não é proibido. Se fosse proibido, eu nem teria tentado. Então justamente por saber que não é ilegal, decidi postar a pergunta aqui. Já que perguntar não é crime (e comprar exemplares de cubensis também não).

Mas agora entendi. Só a troca de informações sobre cultivo é permitida. Muito obrigado. Se um dia eu resolver mudar de profissão e decidir trabalhar com a criação de fungos, lembrarei deste fórum.
 
Mas agora entendi. Só a troca de informações sobre cultivo é permitida. Muito obrigado. Se um dia eu resolver mudar de profissão e decidir trabalhar com a criação de fungos, lembrarei deste fórum.
Não somos todos cultivadores profissionais por aqui.
Arrisco dizer que deve ter uma meia dúzia que faz disso sua profissão, o restante o faz como hobby, para consumo próprio (e alternativa a sustentar um comércio de caráter duvidoso).

Sobre serem legais ou não, há acirrados debates na seção Segurança e Leis . Alguns dos quais elucidam as razões para cultivar X comprar. Resposta rápida: não são exatamente legalizados, já que o princípio ativo é proibido (íssimo).

Respondendo sua primeira segunda questão, você pode perguntar tudo sobre cogumelos, desde o ciclo de vida e os esporos, até o cultivo, colonização, frutificação, colheita, e finalmente o consumo, além de relatar e comentar e compartilhar as suas novas idéias que decorrem deste último.

São proibidas discussões sobre outras substâncias que não tenham relação com os cogumelos, e a de quaisquer técnicas de conservação, preparo, consumo etc. que vão além do passo de deixá-los perfeitamente secos, ou que visem prepará-los para algum tipo de comércio, distribuição irrestrita ou uso que vá contra a legislação existente (por exemplo, extração quimica do princípio ativo).

Por fim temos uma página de Regras do Fórum do fórum.

Paz e luz
 
Eu acho que seria saudável se a nossa comunidade conseguisse identificar se um fungo está saudável ou não. Especialmente se vem de uma fonte não verificada.

Isso se chama redução de danos e não vejo razão para reprimir isso.

Além de incentivar os membros a mentirem se eles tiverem uma pergunta sobre um cogumelo comprado ou doado de um cultivador (legalmente, inclusive).
 
Eu acho que seria saudável se a nossa comunidade conseguisse identificar se um fungo está saudável ou não. Especialmente se vem de uma fonte não verificada.

Isso se chama redução de danos e não vejo razão para reprimir isso.

Além de incentivar os membros a mentirem se eles tiverem uma pergunta sobre um cogumelo comprado ou doado de um cultivador (legalmente, inclusive).

Boa tarde, descartador.

Nós damos total atenção aos cultivadores iniciantes, além de ter toda informação disponível no fórum, os mais antigos tiram dúvidas rápidas, com respostas objetivas sobre o cultivo.
Isso sem receber nada em troca, apenas para auxiliar quem quer entrar nesse universo.

No caso de cultivos contaminados, alguém sempre aparece para ajudar.
Ou quando alguém coleta cogumelos errados, prontamente alguém avisa que não é o cogumelo adequado, para não consumir.

Se a pessoa faz a coleta na natureza, tem o tópico para identificação, que sempre respondem.

Até hoje não vi nenhuma pergunta de alguém que recebeu cogumelo doado, porque nesses casos, quem doou é próximo e tira as dúvidas com o amigo.

Quando você dá/vende cogumelo para alguém, você é diretamente responsável por aquela pessoa.

Não tem como eu ou qualquer pessoa se responsabilizar por outra que tenha comprado cogumelo na internet, por pura curiosidade.
Principalmente por fotos/mensagem no fórum.

O fórum não faz verificação de fonte/comerciantes, não recomendamos nenhum, pelo contrário, aconselhamos a não comprar.
Esse é o conselho aos iniciantes.

Porque cultivando você aprende sobre o cogumelo, interage com o desenvolvimento dele, fica ansioso pelos frutos, aprende com as contaminações, faz a leitura de relatos de trip, aprende o que esperar, o que sentir, o que não fazer.

Já li vários posts de perguntas aqui no fórum, muito pouco é sobre o cogumelo fruto em si, apenas pessoas que compraram sem ter estudo nenhum pouco.
Se cadastram pra fazer só 1 pergunta, não usam o "search" para obter respostas.
Acham que temos a obrigação de responder qualquer coisa, em menos de 1 minuto.

O que incentiva a redução de danos, é o estudo.
A não ser que vá trabalhar de sitter durante a experiência

Você vendia trufas na Holanda, muito legal mesmo.

Lá você era o responsável por quem consumia (querendo ou não, mesmo que apenas "espiritualmente").
Seu trabalho (aparentemente gostava) era instruir a dosagem, qual achava melhor para o consumidor.
E claro, recebia por isso.

O foco do fórum é a enteogenia e a micologia amadora.
Eu gosto de participar aqui para ver o pessoal se esforçando em cultivar, tendo experiências, compartilhando o que aprenderam.

Só de eu ter aprendido o hobby de cultivar, ajudou muito com minha depressão, porque o sucesso no cultivo é gratificante, ter sua própria "fazenda" de cogumelos.

Pessoalmente, não tenho interesse em gastar meu tempo com perguntas como:
"posso consumir esse cogumelo que comprei?"
"Eu comprei pela internet e o vendedor pegou meu dinheiro e sumiu"
"Sou menor de idade, comprei pela internet..."
"Moro com meus pais, posso comer em casa?"
Esse tipo de problema deixa pra encher minha cabeça no trabalho, que não é um hobby, entretenimento ou estilo de vida.

Eu imagino o fórum como uma conversa em volta da fogueira, tem os cultivadores que estão trocando idéias, falando sobre o cultivo, qual substrato é melhor, o que deu errado e contaminou, o que aprenderam com a última trip.

As vezes aparece algum desconhecido tentando interagir, alguns trazem alegria quando chegam, outros são aqueles que todo mundo para de conversar.

Alguns assuntos quebram o andamento da conversa e a vontade de continuar sentado ali.

Acredito que para consumir cogumelo ou qualquer alucinógeno, você precisa ter maturidade e responsabilidade, não depender de pessoas que você não conhece.
Precisa ser uma decisão "adulta"
 
Última edição:
Back
Top