Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Situação legal dos cogumelos mágicos em Portugal

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,056
5
98
Eu nem sabia que havia venda de cogumelos em Portugal, mas aí me deparei com essa notícia?

Algum membro português ou que esteja aí em Portugal sabe como terminou o assunto?


Do Correio da Manhã

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/governo-proibe-cogumelos-magicos


  • 05 de Março (2013), 19h12

Concluída lista de substâncias proibidas

Governo proíbe cogumelos mágicos

Ainda esta semana deverá ser proibida pelo Governo a venda de cogumelos mágicos, substância que integra uma lista mais alargada de 170 composições químicas alucinogénica que na sua maioria estão à venda nas lojas, designadas por Smartshops.

A proibição foi confirmada ao Correio da Manhã pelo diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, João Goulão, em entrevista que será amanhã, quarta-feira, publicada.

A lista integra também os elementos alucinogénicos usados na elaboração de fertilizantes para flores e de sais de banho e que são fumados.

A proibição resulta de estes produtos conduzirem ao suicídio e provocarem intoxicações graves que poderão ser fatais.
 
Parece que tem uma certa legalizacão de várias drogas em Portugal. Mas um tempo atrás eu fiz uma pesquisa sobre esses smart-shops. Rola várias drogas com química que ainda não estão proibida em países da Europa. Com o tempo rola a proibicão, eles só mudam alguma coisa na fórmula, e a droga se torna lícita de novo.

Existe inclusive uma droga chamada Krokodil, que ficou famosa por aqui, por ser similar a heroína. Recomendo google imagens para que percam o apetite. hehheehh

Provavelmente os cogumelos foram juntos nessa proibicão. Pelo o que eu pude ver, o produto que mais se vende em smart-shop em Portugal é o Kit de Cultivo. Deve ter algum vínculo.
 
Fonte: DN Portugal -> http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3184476

ESPECIALISTA EM TOXICOLOGIA

Lei que proibiu drogas 'smartshops' é "excelente"
por Lusa, texto publicado por Isaltina Padrão
24 abril 2013

O especialista em toxicologia Félix Dias Carvalho considerou hoje, no Porto, "excelente" a nova lei que impede a venda, a produção e a publicidade a mais de 150 substâncias psicoativas geralmente encontradas nas lojas conhecidas como 'smartshops'.

"É uma excelente lei. Creio que vai funcionar muito bem para eliminar este flagelo que é a venda de drogas nas 'smartshops'", afirmou à agência Lusa o professor catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Um diploma publicado em Diário da República em 17 deste mês, com entrada em vigor no dia seguinte, proibiu a venda, produção e publicidade a 159 substâncias que até aqui eram consideradas drogas legais e que eram vendidas em 'smartshops' ou na Internet sob pretexto, por exemplo, de serem fertilizantes para plantas.

Félix Dias Carvalho considerou que estas substâncias "são em tudo semelhantes" às drogas que já estavam ilegalizadas, sublinhando que são produtos para os quais não existe "uma aprovação nem social, nem para atos médicos".

"É importante que a sociedade dê a indicação de que se trata de drogas - e de drogas com elevados riscos para a saúde pública" e eliminar a ideia de "que, se é legal, se a sociedade não faz nada, é porque estas substâncias psicoativas não são perigosas".

O especialista reconheceu que está "a aparecer no mercado mais de que uma substância psicoativa nova por semana". No entanto, referiu que "a lei prevê a existência de novas substâncias psicoativas que não estejam consignadas" na lista de produtos proibidos, ao antecipar a respetiva apreensão.
 
Bem, sendo eu de portugal e tendo interesse no assunto vou tentar exclarecer algumas duvidas, em Portugal à uns anos/meses atras não era proibido a venda de cogumelos magicos, mas de repente surgiu toda esta rede de "smart-shops" e um facil acesso a todas estas "drogas" que não estavam na legislaçao portuguesa, com isto, surgiram todas aquelas pessoas contra as drogas (inclussive a comunicação social) que colocaram presão no governo para fazer novas leis contra estas lojas, e assim foi, uns anos/meses depois ja havia leis e tiveram de fechar as lojas (smart-shops) ou retirar produtos da montra porque deixaram de ser permitidos.

Deixo aqui um texto de quando começou esta onda das smart-shops em portugal que tem como fonte "cogumelomagico.net", depois das novas leis, tudo isto ou grande parte acabou.


"Aveiro a Amesterdão portuguesa


O título ‘A Veneza de Portugal’ Aveiro pode muito bem acrescentar desde hoje o epíteto ‘A Amesterdão portuguesa’. A loja Cogumelo Mágico, inaugurada hoje, quinta-feira, no Centro Comercial Oita, e que se autodenomina “a tua loja de drogas legais”, é a primeira smart-shop a abrir na Europa fora das fronteiras holandesas, país onde a venda e consumo de drogas leves são tolerados pelas autoridades locais. A cidade holandesa de Amesterdão, onde existem centenas de espaços de comércio e consumo de drogas leves, as coffeshops, representa o expoente máximo dessa tolerância.

Erva sálvia pronta a ser fumada ou vendida em extractos para fazer chá, cactos cuja constituição natural contém mescalina (substância alucinogénica), kits para cultivo de cogumelos “mágicos” alucinogénicos, cápsulas de produtos naturais alucinogénicos e chá de erva ayahuasca, cujo consumo proporciona uma viagem também ela alucinogénia, são alguns dos produtos que podem ser adquiridos na Cogumelo Mágico.

Resguardo legal

“Esta loja não é uma coffeshop. É uma smart-shop”, diz Carlos Marabuto, proprietário daquele espaço comercial. A diferença, explica, “é que numa coffeshop os produtos podem ser consumidos no seu interior e numa smart-shop isso não acontece”. Para além disso Carlos Marabuto, garante, não comercializa drogas proibidas pela legislação portuguesa. “Vendemos apenas produtos de origem natural, que não estão na lista dos produtos proibidos, mas que contêm princípios químicos activos. Isso posso garantir eu e a minha advogada”, resguarda-se.

“É o caso da erva sálvia que é legal desde a plantação até à venda e consumo. É uma erva alucinogénica que pode ser fumada ou usada em chá através de concentrados com os quais, em doses de uma grama, já se consegue ter uma ‘trip’ alucinogénica”, diz, arrastando também para o vazio legal as cápsulas de produtos naturais e a erva ayahuasca cuja ingestão em forma de chá “pode dar uma ‘trip’ alucinogénica de cinco horas”.

Também no que diz respeito aos kits de cultivo dos cogumelos alucinogénicos, Carlos Marabuto não tem dúvidas: “Só depois de nascerem é que os cogumelos contém psilocibina e psilocina, as substâncias cuja livre circulação e venda não estão permitidas. O kit tem, entre outras coisas, as sementes, que não contêm essas substâncias, e que qualquer pessoa pode cultivar em casa”. Assim sendo, e “já que a venda de mescalina é proibida”, a Cogumelo Mágico “limita-se apenas a vender os cactos que contém essa substância mas que, vendidos por si sós, não são ilegais”.

Com o cacto, e em jeito de folheto de instruções, o consumidor leva para casa os passos necessários para desidratar a planta, que pode ser reduzida a ponto de se obter um produto com um “altíssimo teor de mescalina”.

Livros dedicados à produção de LSD ou ao cultivo de cannabis, de cogumelos e de cactos alucinogénicos fazem também parte da lista de produtos à venda na smart-shop do Centro Comercial Oita. Mortalhas, cachimbos e demais apetrechos para uso e manuseamento de drogas leves completam o menu.

“Qualidade garantida”

“A abertura desta casa pode dar início a uma mudança na maneira como as pessoas vêm as drogas em Portugal”, deseja Carlos Marabuto, consumidor de drogas leves “há uns anos”, que se regozija, “depois de muito trabalho”, com a licença passada pela Câmara Municipal de Aveiro que permitiu a abertura da “ervanária especializada de acesso interdito a menores de 18 anos”.

“Aqui todos os produtos, importados directamente da Holanda, têm qualidade garantida, ao contrário das drogas que por aí se consomem, adulteradas e sem controlo nenhum”, diz Carlos Marabuto: “Pelo menos plantando em casa uma pessoa sabe o que está a consumir”.

Texto: Jornal OAveiro
"
 
explicando os dois NAO GOSTEI que dei no topico:
Nao gostei mesmo da atitude das autoridades.
 
Curioso, há pelo menos um site que continua aberto e vendendo de tudo.
 
Última edição:
Sim continua a vender varias coisas mas nada de cogumelos e de "fertelizantes para plantas" como até ao lançamento da lei. :(
 
Contudo, eu acho que o titulo do artigo do jornal estava errado. Eles não proibiram especialmente venda de cogumelos mágicos porque essa mesma venda não era feita nessas lojas. Elas tinhas outras substâncias e com forte pressão de outros Lobbies as autoridades as fecharam.

A nossa legislação, ou Lei da Droga de 93, já proibia a Psilocibina e daí proibir de forma indirecta os cogumelos Psilocibes.

Eu só quero é pouca publicidade e pouco conhecimento sobre os cogumelos. Quanto mais conhecimento houver, tenho medo que mais as autoridades estejam atentas e façam uma autêntica "Caça ás bruxas".
 
Já agora... a respeito da Lei da Droga Portuguesa de 1993 e agora juntando a descriminalização das drogas.
Alguém sabe o que é que a Policia considera como Quantidade de Cogumelos para uso pessoal (consumo de 10 dias) ?
Abraço
 
boa questa sankhara,também gostava de saber...vou investigar....
 
... é a minha segunda resposta.
Às vezes sinto-me sozinho. Os cogumelos são ilegais, e não tenho ninguém com quem conversar e discutir sobre eles onde vivo (Tugalândia).
Tem certeza que os cogumelos são ilegais?
 
Parece que sim, o pessoal lá andou abusando muito dos cogumelos e kits vendidos em smart-shops a ponto de chamar a atenção das autoridades de forma negativa, em um país que é considerado dos mais avançados na nova forma de se lidar com a questão das drogas. :facepalm:

Dá uma olhada no tópico Situação Legal dos Cogumelos Mágicos em Portugal. :)


Segundo a Lei da Droga de 1993, a Psilocibina é considerada como substancia ilegal. Logo... os cogumelos contem psilocibina são ilegais.
Não é uma coisa que tenha uma boa reputação. Logo tem de ser meio clandestina. E só encontro aqui no forum por vezes pessoas maduras o suficiente para falar dos cogumelos sem ser aqueles que encontro por Portugal a quererem comer só para andarem a "viajar" ou a curtir uma festa Trance.
E não posso andar para aí a espalhar que tenho cogumelos porque para alem de chamar a atenção de quem não devo (autoridades) posso ficar com má fama e ser mal falado por conta de cogumelos de Droga ... :( como lhes chamam.
Abraço a todos
 
Back
Top