Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Shimeji - Primeiro cultivo de comestíveis experimental

Diário de cultivo completo.
Cara muito boa
essa tecnica de clonagem,
boa sorte no decorrer do cultivo.

Paz e luz.
 
Tchescko, se o micélio esta se desenvolvendo no milho, então estas tento sucesso.É bom ir vendo qual a cobertura de casing e a temperatura que os shimeji gostam.

Admiro essa iniciativa de cultivar tambem os comestiveis,afinal, são cogumelos..boa sorte aí, mando minha Vibe!
 
É isso, grande feito conseguir um clone maneirão assim! Estou muito alegre MESMO! Parabéns Tchesco!
 
Lindão hein!!! espero um futuro manual do tchescko, para comestiveis :laugh:
 
apos muitas pesquizas e fracassos ao tentar adquirir miscelio vivo de comestiveis, fui ate o mercado central e comprei uma bandeja de shimeji frescos,escolhi tres cogumelos bem parrudos , e clonei utilizando a tecnica de biopsia, passei pra tres placas de bda, uma placa contaminou outra naoa emplacou e a terceira cresceu um miscelio nao muito forte, visto que estava demorando muito a colonizaçao da placa( acho que o bda usado estava um pouco velho), cortei o miscelio , passando dois pedaços pra uma nova placa, um pedaço pra uma cl , e em dois potes milhos...
a cl nao creio que se desenvolveu, mas a placa ja esta 80% colonizada, e os potes de milho estao em processo de colonizaçao tambem...
abri esse diario pra que os membros que ja tem experiencia nesse tipo de cultivo possam me auxiliar de alguma forma e, para juntos desenvolvermos novas tecnicas de frutificaçao de comestiveis...
todas as opinioes sao bem vindas!!
foto da placa mãe View attachment 28028 , foto da placa filha, as fotos nao estao muito boas porque o miscelio e muito ralo, porem forte...View attachment 28029 View attachment 28030 fotos da colonização do milhoView attachment 28031 View attachment 28032 , nao sei se o milho seria o melhor pro spawn , em todo caso estou preparando bolos pf com arroz, e tentarei inocular tambem no trigo...
abraços...

Os Pleorotus em geral gostam de um composto que leve palha (serragem) em sua composição.
Um bom composto:
- Serragem;
- Palha de capim ou arroz;
- Farelo de arroz.

Quando for incubar, tente manter entre 18-20º
Sabe que a colonizaçaõ dos Pleorotus é mais lenta que dos Cubensis

Nunca usei milho, pra mim é novidade. O que sei é que pode-se usar "farelo de milho no substrato" já em grãos, quero acompanhar teu cultivo =)

A tua placa tá bonita!
 
obrigado a todos...
entao tupy na verdade eu nao sabia direito como começar, entao inoculei no milho pra depois transferir pra outros substratos, farei as tentativas e peço pra que acompanhe , sua opiniao e muito bem vinda...
 
Estarei acompanhado, bom ver comestíveis por aqui.

Quanto tempo levou pra surgir aquele micélio no copo com milho?
Acredito que vá uns 30 a 40 pro micélio tomar esse copo todo.
 
Esse pleuroto vai ficar com a cara boa, desenvolveu muito bem, Parabéns. Você tomou uma iniciativa e deu certo mesmo.

Estou com dificuldade para conseguir matriz micelial de A.blazei, quando conseguir a gente tenta também.
O substrato precisa de um tratamento por bactérias aeróbias, processo chamado de compostagem. Este cogumelo vale muito apena pra cultivar, pois é medicinal.

To acompanhando sua experiência cabrones.
 
Os meus clones de shimeji que cultivei até 2009, colonizavam um pote destes de centeio em 15 dias no máximo eu dividia uma placa de agar colonizada em 3 e inoculava! A voracidade/velocidade vai depender mais da idade deste micélio ai. Se for um micélio que foi utilizado/clonado várias vezes pode ser que ele leve mais tempo para colonizar.

Garanta novos esporos sempre (não cometa meu erro hein!)

Na época eu ainda apanhava muito para o milho então, não sei como o milho pode influenciar no crescimento.

Eu inoculava os grãos colonizados em Palha pasteurizada e obtive ótimos resultados com a iluminação adequada (que é maior que para cubensis).

As CL eu inoculava em PF + Serragem.

Postei algumas fotos aqui:
https://teonanacatl.org/threads/mais-algumas.4350/
 
muito bom, acho que chegaremos longe com essa experiencia...
quanto ao miscelio figura , acha que esta tudo ok?
 
muito bom, acho que chegaremos longe com essa experiencia...
quanto ao miscelio figura , acha que esta tudo ok?

Perfeito, o micélio parece uma nuvenzona e é muito voraz, com o tempo ele ganha um aspecto mais branco ainda. A melhor parte é abrir o pote para inocular o composto (o cheiro do micélio é apetitoso). Para mim o crescimento está ótimo.
 
outra coisa, seria viavel inocular direto no composto? estou colonizando o omilho por achar que assim fica mais facil transferir o miscelio pro composto...
View attachment 28092 View attachment 28093 View attachment 28094
obs. ta muito dificil bater uma foto de qualidade da placa, mas esta a 100% de colonizaçao...
alguem que tem experiencia em ter cultivado esse cogumelo, sabe me dizer se este miscelio e saudavel?
notei que ele e muito parecido com miscelio de cobweb...
paz pra todos!!!

Pode inocular direto no composto sim. Mas espere ele maturar dentro do pote primeiro (terminar a colonização). E até até recomendável dar uma boa segurada dentro do pote ainda.

É, tem que ver ainda essa capa micelial ai ganhar mais substância. (porque realmente lembra cobweb).
A tua placa não tem enxergar direito.~]

Quem é fera aqui no CM em comestíveis é o @FernandoCastro, mas parece que ele deu uma sumida.

E claro uma boa base é o livro "Growing Gourmet and Medicinal Mushrooms", tem quase tudo lá.
 
obrigado tupynamba...
vamos esperar pra ver qual e desse miscelio, acho que so vou saber apos abrir os potes ... pelo cheiro...
 
opaaa, um comestivel!!!!
muito interessante, vou acompanhar isso de perto!!
 
Tem que ver como você vai fazer a frutificação do spawn. Eu vi em um programa de culinária que após inocularem o substrato e a colonização estar completa, eles abriam cortes no saco onde estava o meio e os cogumelos saíam por ali.
 
Tchescko, beleza de trabalho.

Se tiver um tempo dá uma pesquisada em frutificação em substratos jun-cao. É a tal da frutificação direto no saco que contém o substrato colinizado, como o RainSpirit citou. Procure um ambiente adequado e se tiver que promover umidade, vale uma sala/garagem/salinha com piso de pedra que pode ser molhado, inclusive as paredes devem ser molhadas para os frutos absorverem a umidade do ar.

Boa sorte, good vibes na empreitada
 
Back
Top