Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Setup Terrário MuiLok - Controle digital de Temperatura

Escolha do controlador digital

O Controlador Digital:
Existem inúmeros controladores de temperatura, e inúmeras marcas. Após estudar a rotina que deveria ser executada pelo controlador, optei por um modelo que atendesse a todas as necessidades que previa, inclusive, com apenas alteração de um parâmetro, posso mudar o controle de resfriamento para aquecimento, interessante pra usar aqui no nosso inverno, onde as temperaturas chegam facilmente próximas de 0ºc, as vezes chegando a temperaturas abaixo disso.

Este controlador deve possuir os seguintes dispositivos (mínimo)
01 saída a relé, potência 5A (ampéres), contato NF (normalmente fechado)
01 saída a relé, potência 5A , contato NA (normalmente aberto)
01 entrada para sensor, tipo NTC
alimentação 110/220v

Pela facilidade de parametrização, custo x benefício, e por já ter utilizado este componente em outros projetos mecânicos, usei um controlador digital marca INOVA INV-083.
Quem quiser consultar, www.inova.ind.br
 
Sistema de resfriamento / aquecimento / aeração

Sistema de resfriamento / aquecimento / aeração

Basicamente, com o uso de uma serpentina para circulação de solução, gelada ou aquecida.
A serpentina é montada no terrário, com a mangueira plástica, ao redor deste, nas paredes. No meu caso, no meio da altura do terrário, assim, com melhor desempenho. No fundo do terrário encontra-se argila expandida, solução de água de poço artesiano + cloro, e 2 pontos de borbulhadores de aquário submersos, promovendo umidade e troca de ar quase que permanente (isso explico depois). Não é interessante que a serpentina toque a solução e a argila expandida, pois assim, em baixa temperatura, essa deixa de atuar em sua função de promover umidade

No reservatório (cx 8L) e no terrário, entrada e saída das mangueiras da serpentina, vedadas com silicone antifungo e encaixadas sob pressão (usa-se um prego aquecido p/ furar o isopor, rapidamente). No terrário, 2 entradas da mangueira do oxigenador, tb com mesma técnica (prego menor). Na parede oposta do terrário, abre-se uma janela, e usa-se um filtro, pra promover troca gasosa. O filtro, tipo sanduíche com 2 camadas de tela mosquiteiro, 8 camadas de acrilon. Vedado com fita crepe larga.

Na tampa, fiz 2 janelas, para ficar um apoio entre elas. O vidro, inteiro, grande, foi colado e vedado com silicone na parte interna, evitando assim acúmulo de umidade e/ou contaminantes nas paredes da janela, pois ficam pra fora do terrário, e como o terrário fica um pouco inclinado, não oferece risco de gotejamento em cima do cultivo. Em uma das paredes internas do terrário, em local visível por uma das janelas, está um termômetro, e um higrômetro, por onde monitoro as condições internas do cultivo.

Dentro do reservatório, vai a bomba de circulação. Uso uma dessas submersas de fonte, qualquer tamanho, a minha é das menores, e dá conta do recado. Solução suficiente para submergir a bomba + encher a serpentina (talvez nesse momento, dependendo do tamanho da bomba, tem que ajudar a bomba, puxando um pouco de ar da serpentina, depois de cheia, só alegria. Coloca-se gelo (grandes potes pra agüentar bastante tempo). No caso de inverno, uso um aquecedor de aquário de 80w, que é acionado junto com a bomba, comforme programação do controlador digital.
 
Sistema de Controle Digital MuiLok

Sistema de Controle Digital MuiLok


Funcionamento básico:

No controlador, parametriza-se a temperatura ideal desejada. Um sensor de temperatura que encontra-se dentro do terrário, faz a leitura da temperatura nesse momento. Se a temperatura do terrário for maior que a parametrizada, o controlador aciona o relé NA, fechando o circuito e acionando a bomba de circulação. Quando a temperatura interna for igual a programada, o controlador desliga a bomba (NA) e aciona o oxigenador, que está ligado no relé NF. Assim, nesse ciclo, sempre que variar 1ºC (também programável), aciona novamente a circulação, desliga o oxigenador. Quando o relé da bomba é acionado, um led acende na interface do controlador. Pode-se optar por o oxigenador ficar ligado permanentemente, mas acredito que como está sendo utilizado, o sistema apresenta bons resultados.

Para baixas temperaturas, como é meu caso no inverno, mudo um parâmetro do controlador, e passo a monitorar o aquecimento. A temperatura externa ambiente é muito baixa, dentro do terrário conseguimos manter a temperatura ideal de cultivo. Usa-se um aquecedor de aquário de 80w, submerso, dentro do reservatório de solução. Em cima de um pires, dentro de um copo...não pode encostar no isopor, senão derrete. Este aquecedor vai ligado junto com a bomba, e são acionados junto. Do mesmo modo como a condição de resfriamento, quanto atinge a temperatura ideal, desliga bomba e aquecedor, e liga o oxigenador. Pro inverno, o uso de um pequeno cooler na parede oposta a janela com o filtro, é de bom uso, pois com o aquecimento, muita umidade se concentra no vidro.
Atenção: não pode-se ligar muita carga diretamente nas saídas, uma bomba maior e um aquecedor de maior potência, não garanto que o relé do controlador agüente, pois este só suporta carga de 5 A (ampéres) por relé. Para maior carga, faz-se necessário o uso de chaves contactoras, e o contato do relé é utilizado para energizar as bobinas destas.


Construção:

O controlador é encaixado, através de um corte na tampa da caixa plástica (usa-se um gabarito). Um conector sindal, é utilizado para entrada de força. (dispensável). Após o conector, um fio é ligado a ele e vai diretamente a uma tomada, tendo energia disponível em tempo total, sem depender do controlador. Pode-se utilizar esta para os mais variados fins, pra ligar túnel de vento, iluminação, cooler, o aquecedor que uso durante a fase de colonização dos bolos, ou para troca gasosa permanente.

Mais um fio duplo é ligado ao conector de entrada de força, que passa pelo interruptor bipolar. Esse interruptor garante que o sistema não terá nenhum ponto energizado, quando desligado, pois interrompe os dois fios, positivo e negativo, a qual não sabemos qual é sem o uso de uma chave teste. O fio sai do interruptor e segue, para dentro da caixa, e é ligado nos pontos de alimentação do controlador digital.

Muita Atenção nesse passo: Coloca-se, na base, 2 tomadas externas, a qual serão ligados o oxigenador e a bomba de circulação. Saindo da tomada da bomba, os 2 fios são ligados ao controlador, no contato NA. Do mesmo modo, os 2 fios da tomada do oxigenador são ligados ao controlador no contato NF. Prende-se na base, através de parafuso, um conector sindal duplo, a qual é ligado o sensor de temperatura, que possui 2 fios. Estes 2 fios que saem do conector, são ligados no controlador, na saída do sensor. É através deste que é monitorada a temperatura interna do terrário, na qual é visualizada na interface do controlador.

Taí Irmãos, estou dividindo esta experiência com vocês aqui do CM. Acredito ter criado um bom dispositivo, mostra-se muito útil pra quem não pode estar toda hora cuidando do seu cultivo, além de garantir um equilíbrio de condições climáticas para os cogumelos.
Procurei explicar de uma forma acessível pra todos poderem construir o seu, não é difícil, e seguindo a risca os passos das ligações, não precisa ter conhecimento nenhum para montar, apenas atenção e um pouco de capricho. Espero ter conseguido isso.

Um agradecimento todo especial ao pessoal que me auxilia no cultivo, cada um sabe de quem falo. Um outro grande agradecimento aos Pimpos e ao MuiLokCão, que assim como no cultivo, me auxiliaram na construção do terrário. Eles recebem sempre suas recompensas...tá na foto!

Se alguém tiver alguma dúvida, estou a disposição pra ajudar todo mundo.

Muita Paz, Muita Luz !
 
Sistema de Controle Digital MuiLok

O que dizer?

Projeto sensacional!

Muito bem elaborado e construído!

É uma bela e confortável moradia de cogumelos.

Termostato foi um aparato que realmente senti falta no meu terrário!

:pos::pos::pos:
 
Agora o forum tem um projeto de terrário high-tec.

Muito criativo, a descrição fácil capacita qualquer pessoal a construir.
 
Caramba Muilok, se o cara tiver R$ disponivel é a melhor opção, nao da trabalho quase nenhum cuidar da fase de frutificação com esse HIGH-TECH

BELO POST:pos:

Peace
 
profissional pra caramba esse terrário!

uma dúvida, quanto custa um controlador desses?
 
profissional pra caramba esse terrário!

uma dúvida, quanto custa um controlador desses?


E aí Bagaço....
Eu já possuia o controlador e o sensor....
pode ser utilizado outras marcas, cabe estudar o modelo que melhor se adapta, pros meus objetivos o controlador que utilizei é eficiente.

Controlador + sensor, deve custar uns R$ 150,00... se alguém aí encontrou em suas cidades, posta valores...pois estou meio desatualizado quanto a valores desses componentes.

Não é um investimento caro, impossível. Pra quem enfrenta grande variação de temperatura em sua região, ótimo equipamento.

paz e luz!
 
Parabéns pelo projeto, ficou muito bom!

E obrigado por postar em detalhes aqui pra nós.




Até mais
 
Algumas atualizações e melhoramentos no sistema de terrários:

1- novo terrário, com caixa de isopor 120 Litros, já que o primeiro estava pequeno.
2- construção de nova serpentina utilizando tubos de cobre e mangueira cristal
(não é novidade, mas não estava atualizado neste post)

3- instalação de umidificador ultrassônico, controlado por timer programável

4- instalação de suporte para o cultivo, nivelando o fundo do terrário, falicitando a manutenção de bolos e casings. Antigamente, os bolos eram acondicionados em cima de uma base (prato), e direto em cima da argila, muitas vezes ficando desequilibrados. O material utilizado é plástico.

5- valvula de entrada de umidade com tampa, facilmente fechada quando não usada (válvula de saída de tanque)

O sistema com umidificador está em fase de testes, até encontrar um balanço de tempo de funcionamento. No momento, o umidificador liga a cada 3 horas, permanecendo 5 minutos injetando névoa fria para dentro do terrário.

Um agradecimento especial ao grande amigo MindStates, pelo espírito de coleguismo, amizade e pela irmandade na causa.

Paz e muita luz!:)

 

Anexos

  • DSC02674.JPG
    DSC02674.JPG
    186.6 KB · Visualizações: 307
  • DSC02675.JPG
    DSC02675.JPG
    168.5 KB · Visualizações: 292
  • DSC02676.JPG
    DSC02676.JPG
    290.2 KB · Visualizações: 336
  • DSC02678.JPG
    DSC02678.JPG
    193.2 KB · Visualizações: 282
  • DSC02680.JPG
    DSC02680.JPG
    148.8 KB · Visualizações: 285
  • DSC02681.JPG
    DSC02681.JPG
    194 KB · Visualizações: 367
  • DSC02694.JPG
    DSC02694.JPG
    180.2 KB · Visualizações: 285
  • DSC02695.JPG
    DSC02695.JPG
    159.6 KB · Visualizações: 365
  • DSC02702.JPG
    DSC02702.JPG
    205.2 KB · Visualizações: 305

Top de linha! Melhor cd do CM: "Best of the Best - by Sir. MuiLok 2007" :pos:
 
:!:Se é louuuuuuuuuuuuccccccccccooooooooooooooooooooooo

:pos:pensei que tinha gasto muito R$ com meus lances, mas o Sr. Passou dos limites.

:pos:Criatividade, Pionerismo (rs), e dedicação.

acho que é só isso que posso dizer

Abraços e continue assim.

Jhon Lock:cool:
 
agora só falta uma piscina aquecida e a hidro-massagem. rsrsrsrsrss.

muito boa ....:) quando eu puder com certeza vou seguir o exemplo.

parabéns@!
 
:eek:

Comentar o que, a imagem diz tudo.

Você está dando muita mordomia para os seus cogumelos.
 
Muilok, parabéns pelo terrário!
Tá tudo lindo!
Conforto total aos guts!

Dica baseada em experiência própria:
Atenção com o filtro do umidificador! A vantagem no uso da bomba de aquário é que além de passar pelo filtro de ar da bomba, o ar passa pela pedra porosa e pela solução, diminuindo muito a probabilidade de contaminação.

Paz e Luz!
 
Obrigado pela participação irmandade cogumelística!!!

Meu clima obriga a ter um controle um tanto quanto rigoroso de temperatura.
O sistema ficou melhor do que eu imaginava, quando foi criado, há um ano atrás. Ele garante que a temperatura fique estável, o dia todo, e de quebra é utilizado como incubadora, usando aquecimento.

O Irmão MindStates descolou pra mim um umidificador usado, não custou muito não.

Maurício, os cogumelos merecem toda essa mordomia, e se eu tivesse mais tempo, com toda certeza eles seriam melhor tratados!:D Quer saber duma.... no final de toda essa loucura, isso aí não custou nada não.... porque depois que eu começei a cultivar os cogumelos, nunca mais gastei dinheiro com drogas e outras porcarias.:)

alcctba, dá uma olhada na terceira imagem, existem 2 pedras porosas que ficam na solução sim, injetando 200L ar/hora, em regime de trabalho contínuo. Eu defendo a opinião de a bomba de ar ficar ligada sempre, em tempo total de cultivo.

Com esse apetrecho aí, eu posso passar o final de semana na beira do rio, sabendo que os frutos sagrados estão "melhor impossível"

paz, luz e muita psicodelia a todos:p:
 
Com esse apetrecho aí, eu posso passar o final de semana na beira do rio, sabendo que os frutos sagrados estão "melhor impossível"

paz, luz e muita psicodelia a todos:p:


Pode não.

Quem vai colher os cogumelos ?

Falta você criar um robô colhedor.

Certifique-se que o robô não os consuma.
 
Pode não.

Quem vai colher os cogumelos ?

Falta você criar um robô colhedor.

Certifique-se que o robô não os consuma.

Fazer o robô foi fácil.
Ele até servia cerveja gelada às margens do açude.
Mas ele comia todos meus cogus, não teve jeito.:mad:
Na última tripptrônica, entrou em curto-circuito.
Hoje está desativado, serve como espantalho.:eek:

Ainda existem milhões de coisas em que nós, humanos (ou não), não seremos superados por míseras máquinas.:cool:

abraço pra toda turma, Profeta Maurício!!
 
alcctba, dá uma olhada na terceira imagem, existem 2 pedras porosas que ficam na solução sim, injetando 200L ar/hora, em regime de trabalho contínuo. Eu defendo a opinião de a bomba de ar ficar ligada sempre, em tempo total de cultivo. ...

Certo!
Mas eu me referia a cuidar bem do filtro de ar do umidificador. Digo isso porque eu usava umidificador, posteriormente inalador e acabei desativando eles por causa das partículas suspensas no ar que podem vir a entrar no terrário.

Mas não encare como crítica! Longe disso!
Estou mesmo é ansioso com as fotos do cultivo no seu terrário high-tek!

Paz e Luz!
 
Back
Top