Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Será que esse medo vai passar?

laauraimc

Esporo
Cadastrado
30/11/2022
3
2
29
Oi pessoal!
Nesse domingo tive minha segunda trip com cogumelos. Estar escrevendo isso é muito difícil, porque a trip ainda está muito viva em mim, e eu entendo que vai ser assim por mais um tempo... mas eu estou escrevendo porque acho que preciso de ajuda, já que eu não estava preparada para a profundidade das coisas que iria encontrar (mesmo achando que estava).

Enfim, tinha consumido 1g do cubensis há mais ou menos um mês e foi uma experiência transformadora. Fiquei muito instropectiva, refleti muito, vi muitas coisas legais. Só que passou muito rápido, não encontrei as respostas que procurava. Por esse motivo passei o resto do mês me preparando para algo mais intenso, li alguns livros, artigos, pesquisei e vi vídeos. Conversei com algumas pessoas, li sobre a morte do ego... enfim, hoje vejo que poderia ter esperado mais, me preparado ainda mais, mas isso não muda o que aconteceu.

Então eu estava com set e setting ok, meu namorado estava lá para me ajudar, e eu ingeri 3,5g de cubensis seco... não demorou 20 minutos para a trip começar. Não consigo falar muito da trip em si, foi intenso e pessoal demais, não estou pronta para ficar revivendo os sentimentos e flashes que tive... mas vou falar para vocês que os efeitos físicos foram muito muito piores e eu não estava preparada para eles. Perdi totalmente a coordenação motorista, partes do meu corpo se moviam independente de outras, não conseguia enxergar direito, tinha a sensação constante de estar urinando, uma taquicardia absurda. Dessa vez ouvir música não era bom como na primeira trip. A música me engolia, parecia que eu ia desaparecer naquela vibração... era insuportável. Pedi para ele tirar a música. Tentei comer açucar para fazer passar um pouco da pressao que estava sentindo na cabeça, mas não adiantou. Não conseguia segurar a garrafa de agua. Senti meu corpo ficar mole a ponto de desabar no chão (ele me segurou e me colocou delicadamente deitada no chão). Senti uma vontade absurda de bater a cabeça na parede sem parar. Ele não deixou, me segurou, conversou comigo, tentou me acalmar. Mas não adiantava. Comecei a sentir meu eu desaparecer, não sabia mais onde estava, os pensamentos não faziam sentido ao passo que todos faziam sentido ao mesmo tempo, eu só não conseguia acompanhá-los... Senti que morri várias vezes... eu ficava morrendo sem parar, e toda a vez que abria os olhos estava lá. O calor era insuportável, então ele ligava o ventilador e o frio se tornava insuportável. Pedi para o meu namorado me matar.

Moro no 13 (decimo terceiro) andar, sempre tive MUITO medo de altura, mas parecia que naquele momento aquilo me chamava, a janela... quis me jogar dela, meu namorado não deixou. Enfim, depois do que me pareceram dias, mas foram 5 ou 6 horas, a tri começou a se desfazer... quando eu "voltei" vomitei muito, os picos e vales se alternavam cada vez mais devagar, até eu sentir que de fato havia "voltado"...

O meu grande problema, na verdade, foi o pós. Eu sinto que não estava pronta para isso. Fiquei traumatizada. Na segunda de noite estava sozinha em casa, quando de repente me peguei encostando um banco na beira da janela com uma vontade absurda de saltar, parecia que estava me chamando. Consegui me afastar, com o coração disparado, tremendo muito e liguei para o meu namorado. Mas essa vontade não passou. E junto dela, parece que toda a graça de tudo acabou. Eu sei que não quero morrer, mas não consigo tirar a ideia de saltar pela janela da cabeça. Não consigo ver significado nas coisas simples, como pintar as unhas, arrumar o cabelo, trabalhar. Me sinto "vazia". Não consigo fazer nada no automatico mais...e já fazem 3 dias.

Enfim, a taquicardia e o enjoo ficaram tão absurdos que decidi ir ao hospital... mas a medicina comum é daquele jeito, me deram um calmante e perguntaram se eu queria me internat na ala psiquiatrica (o que eu neguei).

Agora estou em casa, há momentos em que parece que está quase tudo bem de novo, e há momentos em que a ansiedade e a angustia tomam conta de mim... não posso dizer que não houveram fatores e "descobertas" positivas na trip, porque houveram, mas nesse momento nada parece importar além desse chamado da janela do meu apartamento, e da angústia. Não consigo dormir direito e quando durmo sinto que tenho sonhos estranhos, com coisas que nunca havia sonhado. Ganhei um respeito novo pela minha vida, mas fiquei muito triste, me sinto muito triste, não quero voltar para a minha casa, com medo que a janela me chame de novo.

Será que isso vai passar?
 
Última edição:
Vai passar!

Nem sempre o cogumelo/a trip vai apresentar aquilo que buscamos. Criar expectativas em cima do que vai acontecer é um erro, pois quanto maior a expectativa, maior a frustração e qnd estamos num estado de consciência alternado, o resultado se apresenta na forma de bad trip, de angústia, falta de controle, pânico e semelhantes.
Apesar disso eu acredito que essa experiência pode sim ser transformada em algo positivo, vc pode ter aprendido sobre o respeito de seus limites; o respeito sobre o poder dessa substância; lembre-se que a cura está sempre dentro de você e que o cogumelo pode ser apenas uma ferramenta ou seja, não adianta achar que será uma mágica e que não terá que trabalhar para alcançar o objetivo, que vai vir numa bandeja, pelo contrário as vezes é duro lidar com os pensamentos e sentimentos que são colocados a luz, mas ao mesmo tempo é a oportunidade perfeita pra vc lidar com eles de uma vez, isso vai exigir de vc paciência, coragem mas no fim você só tem a ganhar.

Nesse momento não se assuste e tente não entrar em panico, outros já tomaram pancadas assim e sobreviveram, eu já tomei tbm e foi difícil lidar nos primeiros dias, mas vamos resignificando e buscando compreensão até conseguir passar pelo teste e amadurecer mais.

O importante agora e você ter calma, lembrar que naquele momento vc não estava sob seus completos domínios mentais e físicos como vc mesmo disse, filtrar e digerir tudo o que aconteceu, deixar pra lá e não ficar se remoendo com coisas que não vão mudar, não se culpe pelo excesso, não se culpe por ter ficado mal, nada disso vai mudar, imagina que vc é seu eu-criança e você precisa cuidar dela, oq vc faria? Iria ter raiva e tratar de maneira rude essa criança ou iria tentar ensinar ela com a experiência que aconteceu, ter empatia e principalmente carinho...a melhor maneira de aprender é com carinho e compreensão. Pode levar dias ou semanas até que você consiga entender tudo, como eu costumo dizer, digerir a viagem...vá com calma, não se desespere.

Não sou médico, não sou louco em diagnósticar seus sintomas, mas de uma olhada pra dentro e veja se não está somatizando... Pelo que escreveu, me parece que vc ficou bem fragilizada com tudo. Mas se você sentir uma piora, busque a ajuda necessária.
Busque se alimentar, beber água e dormir. Faça atividades que te dão prazer e tente voltar a rotina.
Isso tudo vai passar, mas pra passar, é preciso vc passar!
 
Última edição:
Vai passar!

Nem sempre o cogumelo/a trip vai apresentar aquilo que buscamos. Criar expectativas em cima do que vai acontecer é um erro, pois quanto maior a expectativa, maior a frustração e qnd estamos num estado de consciência alternado, o resultado se apresenta na forma de bad trip, de angústia, falta de controle, pânico e semelhantes.
Apesar disso eu acredito que essa experiência pode sim ser transformada em algo positivo, vc pode ter aprendido sobre o respeito de seus limites; o respeito sobre o poder dessa substância; lembre-se que a cura está sempre dentro de você e que o cogumelo pode ser apenas uma ferramenta ou seja, não adianta achar que será uma mágica e que não terá que trabalhar para alcançar o objetivo, que vai vir numa bandeja, pelo contrário as vezes é duro lidar com os pensamentos e sentimentos que são colocados a luz, mas ao mesmo tempo é a oportunidade perfeita pra vc lidar com eles de uma vez, isso vai exigir de vc paciência, coragem mas no fim você só tem a ganhar.

Nesse momento não se assuste e tente não entrar em panico, outros já tomaram pancadas assim e sobreviveram, eu já tomei tbm e foi difícil lidar nos primeiros dias, mas vamos resignificando e buscando compreensão até conseguir passar pelo teste e amadurecer mais.

O importante agora e você ter calma, lembrar que naquele momento vc não estava sob seus completos domínios mentais e físicos como vc mesmo disse, filtrar e digerir tudo o que aconteceu, deixar pra lá e não ficar se remoendo com coisas que não vão mudar, não se culpe pelo excesso, não se culpe por ter ficado mal, nada disso vai mudar, imagina que vc é seu eu-criança e você precisa cuidar dela, oq vc faria? Iria ter raiva e tratar de maneira rude essa criança ou iria tentar ensinar ela com a experiência que aconteceu, ter empatia e principalmente carinho...a melhor maneira de aprender é com carinho e compreensão. Pode levar dias ou semanas até que você consiga entender tudo, como eu costumo dizer, digerir a viagem...vá com calma, não se desespere.

Não sou médico, não sou louco em diagnósticar seus sintomas, mas de uma olhada pra dentro e veja se não está somatizando... Pelo que escreveu, me parece que vc ficou bem fragilizada com tudo. Mas se você sentir uma piora, busque a ajuda necessária.
Busque se alimentar, beber água e dormir. Faça atividades que te dão prazer e tente voltar a rotina.
Isso tudo vai passar, mas pra passar, é preciso vc passar!
Obrigada! Ler isso e outros tópicos aqui, ver q tem outras pessoas q passaram pela mesma coisa ajuda bastante, eu sinto q estou presa numa crise de ansiedade, mas eu tô tentando pensar que vai melhorar. É a única esperança que eu tenho agora.
 
Vai passar!
Sim, é normal ficar uns 5 dias na introspecção e depois a vida volta plena.
Sobre a viagem em si... bom, entendo que as vezes rola uma bad trip, o importante nessas horas é buscar mudar o que está dando errado, manter a calma... tem muita gente mais experiente que eu aqui para dar dicas sobre isso.
 
É difícil dizer qualquer coisa sem saber detalhes da trip.
É ainda mais difícil conseguir se abrir e falar coisas pessoais em relatos onde todo mundo pode ler.

Qualquer coisa, crie uma conta nova sem seu nome, publique um relato aqui sem nem mencionar esse seu outro post.
Ninguém vai julgar e sendo pessoal ou não ninguém vai saber quem é você... igual já não sabemos e nem teríamos motivos para querer saber.
O importante é que teve uma experiência ruim e pode precisar conversar com outras pessoas que também já tiveram.

Eu já pedi para minha namorada me matar nas minhas primeiras trips.
Tudo passa, Laura.
Teu corpo sabe lidar com ele mesmo, se teve alguma alteração de pressão, de hormônio ou qualquer coisa assim... ele vai se regular sozinho, só precisa de tempo.

O complicado é o nosso psicológico.
Você pode apenas tentar esquecer o que aconteceu aquele dia que teve uma trip ruim.
Ou tentar escapar e não pensar no que vivenciou na trip.

Sem qualquer informação ou embasamento, eu acho que tua vontade de pular da janela não seja de suicídio, mas de escapar das memorias que tem medo de lembrar da trip.
Como se ficasse com uma vergonha tão grande ou uma sensação de desconhecimento tão grande que não soubesse para onde ir.

Não consigo ver significado nas coisas simples, como pintar as unhas, arrumar o cabelo, trabalhar. Me sinto "vazia". Não consigo fazer nada no automatico mais...e já fazem 3 dias.
Você não precisa ver. Eu não pinto a unha (por ser homem, mas não entendo igual).
Não arrumo o cabelo, sem ser pra dar uma ajeitadinha e não chamar atenção.
Me senti vazio por muito tempo ou ainda pior que vazio, como se algo sugasse minhas energias no crédito. Sugando até o que eu ainda não tinha.

Eu acho que você precisar lidar com o que vivenciou na trip.
Vai precisar lembrar e entender o motivo de estar se sentindo assim. Mas é ainda mais importante que esqueça seus sentimentos enquanto lembra.
Não pode existir vergonha, arrependimento, confusão ou mesmo orgulho durante essa lembrança.
A intenção é apenas lembrar, entender e finalizar o assunto.
As vezes a gente da tanta importância para algumas coisas que nos causam desconforto que esquecemos que elas seriam insignificantes.
Igual um machucado que está sarando e você fica coçando, cutucando a casquinha e abre de novo.
Nesse caso, eu diria para abrir a ferida, limpar, fechar o curativo e deixar sarar.
O risco é deixar essa ferida suja e apenas ignorar.

A questão de funcionar no automático volta depois de alguns dias ou semanas, nunca vi ninguém que conseguiu escapar disso...
Viver no automático não é bom, apesar de ser necessário as vezes.
Pessoalmente, eu gostaria de viver ativamente, mas trabalho é algo complicado de fazer isso kkk

Eu troquei amizades, profissão, hobbies depois de experimentar uma trip profunda.
Não recomendo para ninguém, mas as vezes pode ser uma vontade reprimida.
Pode ser que essa sensação de não estar no automático tenha a ver com isso, ou não.
Não consigo saber sobre você... só você mesmo.

Eu não sou uma pessoa religiosa, não tenho muitas crenças.
Acredito que só temos essa vida, o que torna tudo mais complicado na minha cabeça.
Já tentei suicídio mais de 1x, não podia ficar na sacada com medo de mim mesmo.
Apesar disso, eu consegui me arrepender das tentativas e consegui resistir a inúmeras vezes a vontade de pular da sacada.
Você também vai conseguir resistir a vontade que possa surgir pela janela.
Quando achar que não vai conseguir, sempre tem alguém que podemos pedir ajuda.
Só você sabe quem é esse alguém... pode ser uma pessoa amada, um familiar, um profissional, uma entidade...
 
Vai passar.... Nem sempre se tem controle sobre o que você vai ver ou visitar.
Tem como dar uma bad trip dessas com 1g?
 
Tomo como exemplo alguns trechos dos livros de Castaneda em relação ao cogumelo...Don Juan disse algo como "O fumo é tão forte que só pode ser enfrentado com força....caso contrário, a vida da pessoa seria despedaçada". Da última vez que utilizei no dia 15/11 tive impulsos suicidas também. Entendi que uma pessoa sem preparo pode realmente se matar em uma dessas explosões sem juízo. Não tentei nada em mexi em nada perigoso...só estava perturbado ao ponto de sentir vontade de dar fim na minha vida. Muito louco.... Durou apenas um pouco. O cogu tira nosso juízo e sentimos isso como uma perturbação mesmo... enlouquecedora. Mas depois da bad, geralmente tudo é novo.... Como diz Fernando Pessoa naquele poema...

"...para ir além do bojador é necessário ir além da dor
pois Deus ao mar o abismo deu
mas nele espelhou o céu..."

Precisamos fazer vir a tona algo além da nossa razão. Se a gente tem apenas a razão/juízo e o cogumelo mexe com isso...se não sobra nada nessa hora...a gente vai querer dar fim na vida. O cogu exige nossa força do coração.... é tudo o que ele pede. Viva do coração pra fora.

Espero que esteja melhor.... abraços!
 
Esse sentimento de vazio e tristeza que pós-experiências com os cogumelos nos trazem muitas vezes pode ser insuportável e enlouquecedor, mas é absolutamente normal. O desconhecido suscita mesmo dentro da gente esse sentimento de indiferença para com a vida.

O importante é não ceder aos impulsos, manter as rédeas do teu ser consciente, embora influenciada pelo inconsciente de possíveis desejos que foram reprimidos, segundo Jung e Freud.

@Matus me fez recordar de uma máxima de Nietzsche: "Se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você."
O essencial então é não se transformar no abismo. Observá-lo e mergulhar profundamente nesse seu abismo interno porém sem se identificar com ele.

Esta referência metafórica de Nietzsche nos convida a compreender a tragédia da depressão, a identificação que fazemos ao experimentá-la ao criar o nosso próprio abismo nas percepções que produzimos sobre nós mesmos e que fomentam a nossa própria depressão.

Sugiro que nas próximas experiências procure estar com alguém próximo e conduza melhor sua experiência mantendo o foco em seu interior e não no exterior.
 
Última edição:
Oi pessoal!
Muito interessante ler tudo que escreveram. Gratidão, aliás, por todos que tiraram um tempo para vir me explicar um pouco de suas ideias.

Enfim, pessoal, eu descobri que minha família tem um histórico de transtornos mentais que podem influenciar muito no uso de uma medicina mágica como o cogu.

Mas eu também entendi que a substância que eu usei foi usada de uma forma incorreta e desrespeitosa. Eu saltei de 1g para 3,5g sem nem me informar direito sobre. Eu achei que tinha as info's que precisava e eu não tinha.
Mas agora eu tenho.

O vazio que o cogumelo me trouxe, a sensação de que as pequenas coisas e futilidades da vida não têm sentido foi o mais desesperador. Mas eu estou, agora que me sinto melhor, conseguindo interpretar as coisas sobre uma outra ótica, de outra perspectiva.
Consigo ver, por exemplo, que durante a trip o meu desespero para que ela acabasse é porque sempre que algo me faz sentir ligeiramente desconfortável que seja, meu impulso é fugir. Nunca é ficar e enfrentar. Não me permiti deixar levar. Fiquei lutando contra porque era algo desconhecido.
Os impulsos suicidas, que em grande maioria já desapareceram, ainda não consegui decifrar. Estou buscando essas respostas em mim e em terapia e sei que vou encontrá-las.

Tive um sonho essa semana em que o cogumelo falava comigo. Mas ele não era físico e não tinha um corpo. Ele era uma sensação acompanhada de voz. Ele me dizia que me traria entendimento e clareza, que me ajudaria e me faria entender as respostas que busco, desde que eu o respeitasse. E é isso que eu planejo fazer daqui para frente.

Ainda tenho muito para digerir e para melhorar. Os flashes ainda estão presentes, de vez em quando. Mas sei que nada acontece por acaso e que eu vou chegar lá.

Quem sabe mais para frente eu possa tentar de novo, em uma gramagem segura (agora que entendo meus limites) e de uma forma segura.
Uma coisa sei com certeza: meus paradigmas e a vida como eu conhecia mudou. Tudo foi desconstruído. Tenho um senso de coletividade e pertencimento a algo maior que me acompanha onde eu vou. Uma compaixão infindável pelas pessoas ao meu redor e o sentimento de que não vale a pena desperdiçar energia com pequenos conflitos e desconfortos.



Obrigada a todos vocês.
 
laauraimc eu passei por um processo muito parecido com o seu faz uns 3 meses com a Ayahuasca, eu tive crises de ansiedade antes da cerimônia e após ela e nunca tinha tido crises assim antes, hoje sei pelo que as pessoas passam nessa situação e como é aterrador, após este processo sempre tento ajudar quem está passando por algo parecido com algumas palavras.

Primeira coisa que te falo e muitos já disseram acima, é meu mantra em todas as experiências de consciência expandida que tenho "Tudo na vida passa" tudo tem começo, meio e fim principalmente esses processos de Bad Trip, então tenha calma e respeite o tempo de seu corpo para se curar pois toda essa confusão e medo irá passar. Outra coisa que me ajudou muito no processo de cura é se movimentar, mesmo que seja difícil se esforce e busque movimento, faça as coisas que gosta e te dão mais prazer na vida, pratique algum esporte ou simplesmente saia de casa e ande no sol, isso me ajudou muito, andar em parques , contato com a natureza e principalmente de baixo do sol.

Eu sei que é muito difícil mas eu acredito que são processos de cura, as coisas mais simples ajudam muito, ter paciência, buscar distrações e passear no sol, tudo passa e melhora e junto vem muito aprendizado.
 
Back
Top