Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Será possivel secagem utilizando apenas tunel de vento + arroz parborizado? - ou sal, ou giz, ou ...

SalsichaBs

Hifa
Cadastrado
02/07/2016
44
11
Estava pensando, será que os cogumelos ficam bem secos se utilizando o tunel de vento e depois deixar eles num porte com arroz parborizado ?

Valeu!
 
Arroz, Giz, sal... São todos dissecantes fracos. Até para a sílica que é um dessecante forte não é uma tarefa fácil secar completamente um cogumelo, visto a quantidade de agua que possui mesmo um cogumelo parcialmente seco num tunel de vento. A silica demora até 2 dias para secar totalmente um cogumelo (dentro das condições apropriadas). Se o arroz for suficientemente competente para realizar tal tarefa (coisa que eu duvido) demoraria uns 5 dia a 1 semana. Até lá o principio ativo e o próprio cogumelo já poderia estar comprometido.

Uma quantidade bem grande de arroz em relação a uma quantidade pequena de cogumelos pode até secar bem, mas a questão seria o tempo. Na secagem quanto mais rápido é feita melhor será a conservação dos compostos.

Já vi 1 caso em que tentaram com Giz, mas não deu muito certo.
 
Bom dia pessoal!

Eu sou novo aqui na comunidade, apesar de fazer algumas pesquisas nela as vezes.

É que aqui onde eu moro chegou a época das chuvas, quando eu saio pra caçar os meus pequenos e me surgiu uma dúvida:

Depois que eu secar meus cogumelos posso guardar eles com sal? Posso usar sal na vasilha que eu colocar eles pra secar?

Não to querendo gastar com dissecantes e tal, será que sal rola?
 
Última edição por um moderador:
Depois que eu secar meus cogumelos posso guardar eles com sal? Posso usar sal na vasilha que eu colocar eles pra secar?
Não to querendo gastar com dessecantes e tal, será que sal rola?


Se o arroz for suficientemente competente para realizar tal tarefa (coisa que eu duvido) demoraria uns 5 dia a 1 semana. Até lá o principio ativo e o próprio cogumelo já poderia estar comprometido.


O mesmo que o @PsychoEvie escreveu acima para o arroz parboilizado vale para o sal.

Você decide se vai arriscar ou não o seu material.
 
Estava pensando, será que os cogumelos ficam bem secos se utilizando o tunel de vento e depois deixar eles num porte com arroz parborizado ?

Valeu!

Tô no meu primeiro cultivo e fiz o seguinte... Deixei eles secarem no ar condicionado (umas 8 horas dentro da saída de ar) coloquei em um pote e enchi ate a tampa de arroz.... Não cheguei a pesquisar, mas sei que colocam o celular no arroz quando molha, deve funcionar
 
O algodão das fraudas descartáveis ou gesso com sal talvez seriam uma boa, porem saíram tão "caros" quanto a sílica gel...
 
Não precisa de calor, mas se o tempo estiver quente e seco ajuda.

Eu uso arroz cru dentro do saleiro para deixar o sal seco e solto, e não entupir os furinhos. Mas só para isso mesmo, para secar qualquer coisa até ficar crocante (cracker dry) não tem jeito, tem que ser na sílica.

Isso porque a sílica é bem agressiva na absorção de água. Ela puxa toda a água para ela, até o limite da própria absorção. Se você colocar uma gotinha de água num grão de sílica, ele absorve tanta água tão rápido que até estoura.

Praticamente qualquer outra coisa que não seja propriamente um dissecante (arroz, sal comum, etc) apenas absorve parte da água e ainda deixa o ar e os cogumelos um pouco úmidos, mesmo que não seja muito perceptível. A sílica zera.

O algodão das fraudas descartáveis ou gesso com sal talvez seriam uma boa, porem saíram tão "caros" quanto a sílica gel...
Gesso, giz, pó de concha, casca de ovo etc. são carbonato de cálcio (CaCO3) ou sulfato de cálcio no caso do gesso. Não absorvem lá muita água, mesmo quando secos. Especialmente gesso e giz, que têm outras coisas misturadas para dar liga.
Se tiver sobrando aí, você pode até tentar com a cal virgem (CaO - não é caô, é CaO mesmo), que absorve água e vira cal hidratada (branca).
Depois você ainda pode usar na argamassa de parede, então além de secar os cogus você já vai construindo o quarto do bebê e economiza as fraldas, que são para absorver xixi e não deixar a bundinha do neném cracker dry. :LOL:
 
Reforçando aqui que o Calor aumenta a velocidade das reações que oxidam as substâncias, reduzindo a força. O contrário é válido. O frio diminui a velocidade dessas reações.
 
alguma opiniao ou experiencia na secagem com desumidificador? colocar os cogumelos em uma caixa pequena, como o aparelho dentro..... ele se parece e funciona parecido com o umidificador... porém com funcao oposta...
 
Uma ideia que sigo é uma matemática simples, quantidade de elemento úmido x quantidade elemento seco & grau de absorção digamos assim x espaço físico Para o processo de evaporação equalizar de um elemento para outro. Legal observar isso, outro detalhe, elementos comuns em pó, formam uma camada saturada na parte superior, não permitindo absorção continua, neste caso, se for usar algo em pó, procure misturar a algo como grãos de milho etc etc, para vc ir agitando de período em período, barato TB da trabalho. abr.
 
Última edição:
Eu andei pensando a mesma coisa. mais como não tenho mais medo de fazer compras on line eu resolvi aproveitar quando comprei seringas e mascaras para comprar 1 kg de silica gel atoxica
 
Back
Top