Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Será eu, o maior pecador que já existiu? Não é possível.

O REAL LC

Hifa
Cadastrado
04/01/2022
21
1
5
23
Fala amigos, bom dia!

Ultimamente, confeccionei spawns com farinha de arroz integral e vermiculita para inocular com cultura líquida de TAT (True albino teacher), dois dos quatro bolos deram certo, já até usei em marmitas. Os outros dois, colonizaram uns 97% e no final, contaminaram :/

Não abri e nem mexi nos potes enquanto estavam colonizando. Como foram dois bolos a acontecer isso, achei estranho e pretendo remediar antes que meu laboratório amador vire uma colônia de tricoderma.


Preparação: A proporção que uso é 2:1, 2 de vermiculita para um de arroz integral triturado no liquidificador. Limpo os potes com álcool 99%, fecho-os com duas camadas de papel alumínio.

Esterelização: Deixo-os na panela de pressão por 1h, as vezes 1h20. Tem potes que são maiores e esterelizo duas vezes para ter certeza.
Obs: Os potes são pp5 de 200ml e uns de 320ml, etc. (Não curto muito usar potes grandes).


Incubação: Utilizo uma caixa organizadora sem tampa para deixá-los incubando.

IMG-20230221-WA0032.jpeg
(O bolo está cortado pela metade, está é a parte de baixo dele)

(Esqueci de colocar)
Inoculação: SAB (Still ar box), caixa de ar parado.

Em nenhum momento eu entro em contato com a pele em quaisquer meios de cultura ou substrato, é que eu já tinha tirado a luva nessa hora (não me julguem)
 
Salve @O REAL LC, blz?

Me corrige se eu estiver errado, mas essa tampa na sua mão, é sem lacre?

O ideal é usar daquelas em que é preciso quebrar uma extremidade pra conseguir abrir. As demais acabam tendo troca gasosa pelas laterais.
Dá pra remediar com algumas voltas de fita isolante, mas não é o ideal.

Descarta esse bolo bem longe e boa sorte com os que restaram!
 
Upvote 0
Salve @O REAL LC, blz?

Me corrige se eu estiver errado, mas essa tampa na sua mão, é sem lacre?

O ideal é usar daquelas em que é preciso quebrar uma extremidade pra conseguir abrir. As demais acabam tendo troca gasosa pelas laterais.
Dá pra remediar com algumas voltas de fita isolante, mas não é o ideal.

Descarta esse bolo bem longe e boa sorte com os que restaram!
Salve bro!
Eu conferi antes de usá-los e não tem nenhum lugar que vase ar ou coisa assim, mas já anotei a sugestão!

O estranho é que contaminou bem no final do pote :/
Não tem calor e nem umidade excessiva, por isso achei bem estranho.

Valeu pelo feedback irmão!
 
Upvote 0
Fala amigos, bom dia!

Ultimamente, confeccionei spawns com farinha de arroz integral e vermiculita para inocular com cultura líquida de TAT (True albino teacher), dois dos quatro bolos deram certo, já até usei em marmitas. Os outros dois, colonizaram uns 97% e no final, contaminaram :/

Não abri e nem mexi nos potes enquanto estavam colonizando. Como foram dois bolos a acontecer isso, achei estranho e pretendo remediar antes que meu laboratório amador vire uma colônia de tricoderma.


Preparação: A proporção que uso é 2:1, 2 de vermiculita para um de arroz integral triturado no liquidificador. Limpo os potes com álcool 99%, fecho-os com duas camadas de papel alumínio.

Esterelização: Deixo-os na panela de pressão por 1h, as vezes 1h20. Tem potes que são maiores e esterelizo duas vezes para ter certeza.
Obs: Os potes são pp5 de 200ml e uns de 320ml, etc. (Não curto muito usar potes grandes).


Incubação: Utilizo uma caixa organizadora sem tampa para deixá-los incubando.

View attachment 208686
(O bolo está cortado pela metade, está é a parte de baixo dele)

(Esqueci de colocar)
Inoculação: SAB (Still ar box), caixa de ar parado.

Em nenhum momento eu entro em contato com a pele em quaisquer meios de cultura ou substrato, é que eu já tinha tirado a luva nessa hora (não me julguem)
Salve salve irmão. Usou a proporção 2:1:2? Não foi muita água ? Não entendi direito. Ou vc disse ali que usou 2:1 e a quantidade de água foi no olho? O certo não seria 2:1:1 ? Dois vermiculita 1 de Fai e 1 de água ?

Abrácidos e boa sorte
 
Upvote 0
Salve salve irmão. Usou a proporção 2:1:2? Não foi muita água ? Não entendi direito. Ou vc disse ali que usou 2:1 e a quantidade de água foi no olho? O certo não seria 2:1:1 ? Dois vermiculita 1 de Fai e 1 de água ?

Abrácidos e boa sorte
A água foi 2:1:1 mesmo, estava saindo 2 gotas quando espremia, no ponto.

Colonizaram bem rizomorficos, só as hifonas monstras kkkk
 
Upvote 0
Back
Top