Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Segundo cultivo (Vale do Chopim)

Diário de cultivo problemático.
Atualizando meu segundo cultivo, após rever todos os detalhes do procedimento de confecção da seringa e da inoculação dos bolos. Percebi que estava usando água sanitária vencida para limpar material e local; além de ter realizado os procedimento em ambiente com diversos contaminantes.

Após rever mentalmente todo os procedimentos, preparei meu banheiro com uma boa faxina e uma desinfetada com Lysoform, realizei a confecção da seringa (08/09) em frente a um forno elétrico e com todo o cuidado com a assepsia.

IMG_7237.JPG IMG_7269.JPG IMG_7297.JPG

Realizando a inoculação de novos 4 copos, feitos com arroz triturado e vermiculita, no dia seguinte (09/09) , com um belo carimbo de Vale do Chopin; tomando todas as precauções com relação a limpeza e a sacralidade dos procedimentos.

IMG_7279.JPG IMG_7299.JPG

Após umas 4 semanas na incubadora com temperatura entre 26ºC/30ºC os copos estavam totalmente colonizados.

IMG_7412.JPG IMG_7413.JPG IMG_7414.JPG

Primeiramente aniversariei 2 bolos, porém percebi forte falta de umidade, e de forma imprudente coloquei vermiculita em seus topos; esquecendo de dar aquela esterilizada no microondas. Perdendo esses dois bolos por uma contaminação verde em seus topos.

Depois de remover esses bolos contaminados (com uma dor no coração) esterilizei bem terrário e fiz um casing de 1 dos 2 bolos restantes; usando a mistura de vermiculita + pó de coco + cálcio.

20161014_144453.jpg 20161015_095059.jpg

Após colonização, pus para aniversariar, e depois de várias semanas na espera das pinagens, percebi que estava mantendo a temperatura errada (26º/28º), e foi só reduzir a temperatura para uns 24ºC por 3 dias que os pins apareceram (25/11).

20161124_190635.jpg

Tive de dar uma boa hidratada no casing também para que começassem as pinagens, usei água destilada tomando muito cuidado para não afogar os micélios e apodrecê-los (já fiz isso e fica uma gosma fedida).

Hoje faz quase uma semana da primeira pinagem, e percebi que meus Valo do Chopin só estão crescendo nas bordas do casing; aí em pesquisa no fórum conheci a técnica de criar bordas para os cogumelos virem por elas, será que é recomendado para meu caso?

20161128_150419.jpg 20161128_153313.jpg 20161130_093521.jpg

Agora estou tendo diversos abortos, imagino que seja pelo calor; a temperatura por aqui está muito instável.

20161202_112335.jpg 20161203_103940.jpg

Hoje (03/12) retirei mais alguns abortos que já estão sendo desidratados ao vento.

20161203_143950.jpg

Poutz, todos cogumelos que estavam crescendo abortaram. Pela aparência dá para dizer qual foi o problema?

20161204_123812.jpg

Ihh agora os abortos parecem contaminados, já era o casing todo?

20161205_141655.jpg

Ishhh são moscas brancas pelo que pude notar; no cogumelo ainda amarelado deu para ver elas caminhando.
 
Última edição:
Isso ai, parabéns. E agora? Vai partir para um PF básico?

Você comentou que os copos já estão colonizados, e ai, já segui no cultivo, tudo certo?
 
Grande satisfação em lhe receber nesse meu primeiro cultivo @tupy, sim agora mesmo irei editar a postagem anterior com o que aconteceu com esses lindos bolos de Vale do Chopin.
 
Não consigo editar post original, nem ter dúvidas esclarecidas; estou postando de forma errada?

Eles pinan normais, mas em pouco tempo de crescimento o chapéu preteia e surgem as pragas que aparentemente apodressem o chapéu.
 
Última edição:
Não consigo editar post original, nem ter dúvidas esclarecidas; estou postando de forma errada?

Eles pinan normais, mas em pouco tempo de crescimento o chapéu preteia e surgem as pragas que aparentemente apodressem o chapéu.

Tem alguma coisa errada ai. Não pode haver moscas ou outras pragas no cultivo.

Onde ficam guardados esses casings?
 
Pois é, pensei que o terrário estavam bem condicionado dentro de um armário, só que cultivo diversas plantas na bancada desse armário. E com o aumento da temperatura algumas pragas pegaram minhas plantas, a suspeita é que as pragas das plantas entraram no armário e depois no terrário. Esse armário parece não ser o lugar ideal de cultivo.
 
Grato pela colaboração de todos, encerrarei esse cultivo devido a praga de moscas brancas. Já estou pensando em um lugar melhor para instalar meu terrário.

Saberiam me informar se cupins podem ser um problema no cultivo? Tenho outro armário que pode vir a ser meu novo espaço de cultivo, mas os cupins estão por tudo.
 
Saberiam me informar se cupins podem ser um problema no cultivo?

Na mesma medida da maioria dos demais insetos, no sentido de que se andarilharem pelos bolos podem trazer contaminantes de fora.
 
Acho que você poderia ter uma abordagem diferente.

Antes de mais nada, tentar acabar com essa praga de mosca branca.

Depois conseguir um local longe das plantas para colocar seu terrário, caso haja outra praga que fique a uma distancia maior.

Manusear o mínimo possível o terrário e quando o fizer, use luvas (pode borrifar álcool 70 tbm).

Espero que tenha sucesso no próximo cultivo @pauloniro
 
Back
Top