Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segundo Cultivo - P.C Cambodian e P.C Pesa

Diário de cultivo completo.
Strains: Cambodian e PESA
Substrato: FAI + Vermiculita
Casing a ser utilizado: Vermiculita
Temperatura da incubadora: 23°~28°(durante o dia coloco uma garrafa de gelo e durante a noite deixo em temperatura ambiente)

09/04 – Preparação de 5 seringas:
- 2x PESA
- 2x Cambodian
- 1x Campinas
Preparação das seringas - 09-04.jpg

10/04 – 36h de hidratação. Esterelizei 8 copos de 380ml,em panela de pressão,por 1h.Inoculação de 4 copos de PESA e 4 copos de Cambodian.

13/04 – Primeiro sinal de micélio em todos os copos,a colonização veio forte,todos os pontos tem sinal de micélio

16/04 – 30% da área externa colonizada(média de todos os copos).
PESA - após 6 dias de inoculação(10-04).jpg

21/04 – 50% da área externa colonizada(média de todos os copos).

23/04 – Contaminação bacteriana preta em um dos copos,descartei.

25/04 – Um copo do Cambodian já está quase 100%,os outros estão na média de 60%.
 
Valeu @AbsolemSoul . Fiz uma seringa do Campinas,e tá na geladeira esperando o momento certo de ser usada :roflmao:

Arroz integral inteiro + vermiculita - 28-04.jpg
(imagem copo rizomórfico) – 28/04. O substrato utilizado no preenchimento desse copo foi arroz integral inteiro e vermiculita. Meu liquidificador pifou no meio da preparação da Farinha de Arroz,e resolvi testar um copo com o arroz inteiro.

Em inoculação multi-esporos, ao contrário do que muitos pensam, não há qualquer diferença na rapidez de colonização,quantidade e qualidade dos frutos entre spawns/bolos colonizados com micélio rizomórfico ou algodoado.

O micélio se torna algodoado e mais denso quando consegue obter facilmente nutrientes do substrato, sem exigir muito esforço do micélio. Ele se desenvolve na maior área possível, já que há nutrientes disponíveis em todo lugar do substrato por onde o micélio ficou algodoado.

Quando ele adquire o aspecto rizomórfico, é sinal de que o micélio está se movimentando mais rápido e em uma área maior em busca de nutrientes, indicando que ele está tendo dificuldades de obter nutrientes do meio. Então, o micélio se “fragmenta” em teias para cobrir a maior área possível de substrato.
 
Última edição:
09/04 – Preparação de 5 seringas:
- 2x PESA
- 2x Cambodian
- 1x Campinas
View attachment 78710

Uma dica, as suas seringas estão muito densa, ta utilizando muito carimbo no preparo, com uma dessa PESA ai da pra fazer umas 5 seringas ou +.
As minhas seringas faço transparentes, não vejo nem os esporos a "olho nu" e funciona muito bem. Não precisa ver os esporos pra saber que eles estão la.

Post do @gldtn falando sobre o assunto.
https://teonanacatl.org/threads/uma-seringa-de-esporos-escura-nem-sempre-é-uma-seringa-de-qualidade.9442/#post-140252
 
Última edição:
Uma dica, as suas seringas estão muito densa, ta utilizando muito carimbo no preparo, com uma dessa PESA ai da pra fazer umas 5 seringas ou +.
As minhas seringas faço transparentes, não vejo nem os esporos a "olho nu" e funciona muito bem. Não precisa ver os esporos pra saber que eles estão la.

Post do @gldtn falando sobre o assunto.
https://teonanacatl.org/threads/uma-seringa-de-esporos-escura-nem-sempre-é-uma-seringa-de-qualidade.9442/#post-140252

É verdade, @Paranoid . As do Campinas ficaram no ponto certo. É que quando fui fazer o carimbo do PESA,um lado da folha tinha um carimbo mais ralo,e o outro lado tinha um carimbo denso... então usei todo o carimbo ralo. Mas poderia/deveria ter usado bem menos.

Ontem(06/05) fiz 3 casings. 2 de PESA e 1 de Cambodian. Cobri com papel alumínio,fiz furos pra respiração e voltei para a incubadora. Mais 5 dias e aniversario.

Achei que no casing caberiam dois bolos,mas só coube um. Depois vou procurar recipientes mais fundos,pra poder botar 2 bolos em cada casing(acho que vou usar potes de sorvete ou algo do tipo).

Sobraram 4 bolos(2 de PESA e 2 de Cambodian). Vou botar na geladeira e aguardar todas os flushs dessa primeira leva de casing.
 
Última edição:
Salve galera!

Dia 10/05 botei os casings no terrário. Os primeiros nós hifais começaram a se formar no casing 1 e no casing 2.

Estou fazendo a experiência de não usar luz,para ver como os frutos se comportam. As vezes deixo a luz do quarto uma meia horinha ligada,as vezes(geralmente fins de semana),tô em casa e deixo a janela aberta,por onde entra uma boa luminosidade.

Ciclo 12/12 da bomba de ar.

Garrafa de gelo a cada 12h(o certo seria a cada 8h,mas não tô em casa rsrs).
 

Anexos

  • 11297834_767398826692828_1345099276_n.jpg
    11297834_767398826692828_1345099276_n.jpg
    117.7 KB · Visualizações: 66
Colhi dois cogumelos hoje,que já haviam esporulado. Alguns devem romper o véu nessa madrugada,e outros ainda estão crescendo. Vou viajar hoje,e só voltarei segunda pela manhã. Aguardando pra ver a bagunça que o terrário vai estar quando eu voltar hahhaa :eek:

View attachment 79780
Os cogumelos não estão crescendo muito,alguém sabe por que?

Podem ser muitas as explicações. Você deixou os bolos colonizarem bem antes de aniversaria-los em casings? A temperatura e umidade dentro do terrário (o seu micro-clima) também vai contar muito nessa hora. Pois um ambiente seco, muito quente ou muito frio, realmente, não vai ser propício aos cogumelos se desenvolverem.
 
Voltei hoje,e o terrário estava uma bagunça hahaha. Tudo preto! :cry:

Dei uma limpada básica,pq em isopor não podemos mexer muito hehe. Vou pesar os cogumelos daqui a pouco. Alguns cresceram bastante,mais do que eu esperava.

Casing 1 - Cambodian = 17,5g(frescos)
Casing 2 - PESA = 17,8g(frescos)
Casing 3 - PESA = 17,6g(frescos)


Podem ser muitas as explicações. Você deixou os bolos colonizarem bem antes de aniversaria-los em casings? A temperatura e umidade dentro do terrário (o seu micro-clima) também vai contar muito nessa hora. Pois um ambiente seco, muito quente ou muito frio, realmente, não vai ser propício aos cogumelos se desenvolverem.

Entendi. Realmente,acho que nunca terei frutos muito grandes. O clima externo e interno(dentro do terrário) varia muito. Como a região é quente,e eu estudo a maior parte do dia,boto uma garrafa de água pela manhã e outra no fim da tarde. Na hora do almoço é o pico de temperatura,e os coguzinhos ficam sem cuidados :(. Também não tenho como controlar muito bem a umidade,pelos fatores já citados. Os potes foram colonizados completamente antes de irem para o casing.

Algumas imagens dos meninos:
11301528_771122656320445_1874496639_n.jpg

11303448_771122666320444_382330289_n.jpg

11356110_771122722987105_2100351018_n.jpg

11356233_771122709653773_1354578587_n.jpg
 
Última edição:
Os cogumelos não estão crescendo muito,alguém sabe por que?

Temperatura, umidade e ar fresco sao as variáveis para ajustar.
Se voce desejar carimbos o terrário fechado mantém condiçoes estéreis para os carimbos limpos.
Se voce desejar frutos grandes pode ventilar o terrário com mais eficiencia, manualmente varias vezes ao dia, isso proporcionará que os cogumelos cresçam mais, porém poderá comprometer a qualidade dos carimbos.
 
Temperatura, umidade e ar fresco sao as variáveis para ajustar.
Se voce desejar carimbos o terrário fechado mantém condiçoes estéreis para os carimbos limpos.
Se voce desejar frutos grandes pode ventilar o terrário com mais eficiencia, manualmente varias vezes ao dia, isso proporcionará que os cogumelos cresçam mais, porém poderá comprometer a qualidade dos carimbos.

Eu uso bomba de aquário 12h por dia. Não seria suficiente para a troca de ar? Já verifiquei a potência da bomba e ela supre o volume do meu terrário tranquilamente.
 
Ficaram Lindaços esses outdoor!!!!
Contaminado ou não, a mãe natureza da uma mãozinha para eles prevalecerem!
 
Depois do segundo fllush começou a subir esse micélio(cubensis?) para a superfície. Algumas hifas estão se formando. Acredito que seja p. cubensis sim,mas está se desenvolvendo rápido.

View attachment 80370

o que acham?
Broder sinto informar mas isso ai ta com cara de contaminação mesmo... Duende verde, apareceu no meu monotube também após o 2o flush resultando no descarte do mesmo... começa assim branco e logo depois vai esverdeando... retire o quanto antes do seu terrario e isole, apesarde que eu ache que possa ser tarde demais e ele ja possa ter esporulado o terrario todo contaminando os outros casings..

fmb4vua-jpg.80116
 
Eu já pensei: cultivar cogumelos é uma ciencia exata
O tempo passou e hoje penso: cultivar cogumelos nao é uma ciencia exata.
Quem está certo o eu do preterito ou ou eu do presente?
Os 2 e nenhum dos 2, porque como disse o filofoso Lulu Santos:

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi
um dia
Tudo passa, tudo sempre
passará
A vida vem em ondas,
como um mar
Num indo e vindo
infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu a
um segundo
tudo muda o tempo todo no
mundo

Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo
agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre

Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar


Eu já vi branco e pensei que era micélio.
Eu já vi micélio e pensei que era verde.
Eu já esperei cogumelo nascer do verde por pensar que era branco
Eu já joguei branco fora e nao vi cogumelo nascer por pensar que era verde.
 
Back
Top