Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segundo cultivo - Chitwan Nepal - PF tek

Diário de cultivo completo.
Salve amigos, depois de terminar meu primeiro cultivo, também de Chitwan Nepal, não esperei nem um dia e já comecei o segundo.

A raça escolhida foi: CHITWAN NEPAL
Substrato: FARINHA DE ARROZ INTEGRAL (um pouco de pó de café e pó de ostras que vi em algum lugar que era bom)
Técnica: PF TEK

Diferente da última vez que eu fiz 6 bolos, dessa vez serão só 4.

Aqui tem 3 bolos indo pra a esterilização e um outro aguardando a vez dele, no dia 11/02/2016.
IMG_2312.JPG IMG_2313.JPG

No dia seguinte, 12/02/2016, eu injetei os esporos e no momento estou aguardando para ver os primeiros sinais de colonização.

Isso é tudo pessoal. Paz de Jah!
 
Olha, eu não conheço muitos substratos além dos mais comuns, mas não achei referências ao uso de pó de café em outro diário. O que se usa é borra de café em casing ou bulk... Ou ambos, não tenho certeza... (Não domino essas teks.)

Essa a única coisa que estranhei. Mas posso estar errado.

Mas, ainda tá no prazo tranquilo pro micélio aparecer. :bigode:

Boto fé nesse cultivo :) :).
 
Pois é, no primeiro cultivo eu também usei pó de café e deu certo, então não creio que seja isso. A única diferença que eu reparei foi que eu bati o pote na mesa pra compactar o bolo quando eu o preparei. Ai ficou compacto, no primeiro cultivo tinha ficado mais fofo.
 
Fala galera, aqueles 4 bolos estão indo muito devagar, até hoje só vi 3 dos 16 pontos de inoculação com micélio. Portanto eu fiz mais 5 bolos na terça e os inoculei ontem, quarta. Desses 5, 3 eu pretendo fazer um bulk (é isso mesmo? aquela parada que mistura o bolo com pó de coco numa bandejinha?). Pelo que vi nos cultivos de outros membros do fórum parece ser bem mais produtivo do que o pf tek, mas ainda to meio perdido até porque até os bolos estarem todos colonizados...
 

Anexos

  • IMG_2378.JPG
    IMG_2378.JPG
    142.2 KB · Visualizações: 14
A única diferença que eu reparei foi que eu bati o pote na mesa pra compactar o bolo quando eu o preparei. Ai ficou compacto
:facepalm: Nunca faça isso... Mas compactar não impede o surgimento do micélio, só atrapalha no desenvolvimento dele.

Por isso está lento :)

eu pretendo fazer um bulk (é isso mesmo? aquela parada que mistura o bolo com pó de coco numa bandejinha?).

Como você quer fazer algo que você nem sabe o que é? Sinal que precisa pesquisar e estudar mais. Bons estudos.
 
Salve amigos, tive que refazer aqueles 4 bolos iniciais, pois com apenas 3 dias que os 5 bolos posteriores foram inoculados já era possível ver o micélio. Os 5 bolos já estão com micélio em todos os pontos de inoculação enquanto os outros 4 continuam parados com apenas 3. Portanto ontem eu joguei fora aqueles bolos e fiz mais 3 novos bolos (era pra serem 4 mas faltou vermiculita, amanhã vou comprar mais e fazer), esterilizei em vapor de água e hoje inoculei-os. Agora é só eseprar :)
 

Anexos

  • IMG_2403.JPG
    IMG_2403.JPG
    108.6 KB · Visualizações: 20
  • IMG_2404.JPG
    IMG_2404.JPG
    95 KB · Visualizações: 20
  • IMG_2406.JPG
    IMG_2406.JPG
    99 KB · Visualizações: 20
  • IMG_2408.JPG
    IMG_2408.JPG
    108.8 KB · Visualizações: 19
  • IMG_2409.JPG
    IMG_2409.JPG
    93.4 KB · Visualizações: 21
  • IMG_2410.JPG
    IMG_2410.JPG
    92.8 KB · Visualizações: 21
Salve irmãos, esperei acumular um pouco de coisa pra postar tudo de uma vez.
Aquele bolo que eu fiquei devendo de fazer eu fiz o bolo no dia 03/03 e inoculei no dia 04/03.
Os outros 3 bolos que foram inoculados dia 01/03 já deram sinal de vida :D
E dos 5 bolos que foram inoculados dia 24/02, 2 já estão bem avançados, mas os outros 3 estão bem também.
Exceto que um dos bolos tem um ponto de inoculação que só deu uma bolinha e não foi pra frente, enquanto os outros pontos do mesmo bolo estão bem grandes já. Em baixo deste ponto de inoculação parece estar mais molhado que o normal, ficou com uma cor escura, não sei se pode ser contaminação.
Seguem as fotos, cada foto é de 1 bolo diferente.
 

Anexos

  • IMG_2444.JPG
    IMG_2444.JPG
    128.6 KB · Visualizações: 22
  • IMG_2446.JPG
    IMG_2446.JPG
    126.1 KB · Visualizações: 22
  • IMG_2447.JPG
    IMG_2447.JPG
    126.6 KB · Visualizações: 20
  • IMG_2451.JPG
    IMG_2451.JPG
    114.3 KB · Visualizações: 20
  • IMG_2452.JPG
    IMG_2452.JPG
    118.7 KB · Visualizações: 20
  • IMG_2453.JPG
    IMG_2453.JPG
    114.8 KB · Visualizações: 20
  • IMG_2454.JPG
    IMG_2454.JPG
    115.7 KB · Visualizações: 21
  • IMG_2455.JPG
    IMG_2455.JPG
    112.7 KB · Visualizações: 21
  • IMG_2457.JPG
    IMG_2457.JPG
    105.6 KB · Visualizações: 19
Salve cogumeleiros, tem um bolo meu que tá com um probleminha. Eu vi uns outros diários pra tentar identificar o que é e estou convencido que é um wetspot. Tem algo que eu possa fazer? O bolo está quase todo colonizado com exceção dessa parte. Segue a foto:
 

Anexos

  • 12834566_1049411468449525_2048734516_n.jpg
    12834566_1049411468449525_2048734516_n.jpg
    67.9 KB · Visualizações: 17
Eu vi uns outros diários pra tentar identificar o que é e estou convencido que é um wetspot.

Não sei se é pela qualidade da imagem, mas não pude identificar um wetspot. Wetspot é uma contaminação bacteriana de tonalidade marrom clara. Se identificar algo do tipo tire uma foto focada nessa parte.

Quanto a estagnação, parece que você preencheu o invólucro até a borda com substrato, isso favorece a estagnação pelas minhas experiencias.
 
Não sei se é pela qualidade da imagem, mas não pude identificar um wetspot. Wetspot é uma contaminação bacteriana de tonalidade marrom clara. Se identificar algo do tipo tire uma foto focada nessa parte.
Ahh soh, eu fui pela tradução literal mesmo, ponto molhado, porque o lugar parece estar bem encharcado, acho que é por isso que não tá conolizando.
Quanto a estagnação, parece que você preencheu o inoculo até a borda com substrato, isso favorece a estagnação pelas minhas experiencias.
Desculpa a ignorância mas não entendi muito bem o que você quis dizer, preenchi o inóculo até a borda com subsrtato??
 
porque o lugar parece estar bem encharcado, acho que é por isso que não tá conolizando.
Excesso de umidade também atrapalha a colonização de fato.

Desculpa a ignorância mas não entendi muito bem o que você quis dizer, preenchi o inóculo até a borda com subsrtato??
Invólucro, mea culpa. O pote, você preencheu até a borda com substrato. Evite fazer isso. Deixe sempre um espaço de uns 1 a 2 dedos mais ou menos entre a tampa e o substrato.
 
Você pode tentar fazer um furo e cobrir com micropore, pra ver se ajuda.
 
Invólucro, mea culpa. O pote, você preencheu até a borda com substrato. Evite fazer isso. Deixe sempre um espaço de uns 1 a 2 dedos mais ou menos entre a tampa e o substrato.
Blz, nos próximos bolos vou fazer isso
Você pode tentar fazer um furo e cobrir com micropore, pra ver se ajuda.
Acho que não vou fazer isso porque o pote não é descartável. To pensando em deixar colonizar o resto e fazer um bulk com a parte colonizada.
 
Hola hola, volto aqui mais uma vez para postar como vai o andamento do atual cultivo.
Ontem abri aqueles 3 bolos que estavam no copo de vidro e mandei pro dunk, já hoje eu rolei eles em vermiculita seca e já coloquei no terrário. Estavam com uma consistência bem firme e um cheiro bem gostoso :p
Dos outros 5 bolos que sobraram, os dos potes de plástico, 2 deles eram mais antigos, e desses 2, um era aquele que eu falei que estava com um pedaço que não queria colonizar. Este continuou a colonizar bem lentamente, agora só falta uma lasquinha. O outro terminou de colonizar ontem. Os outros 3 que eu fiz depois estão indo bem rápido. 1 deles terminou de colonizar ontem, e os outros 2 estão indo também.
Tenho fotos de 2 dos bolos dos copos de vidros antes de abri-los (1 deles não sei porque mas não tirei :/), uma foto de cada bolo que ainda não foram aniversariados, e 1 foto dos 3 bolos no terrário.
Meio confuso distinguir tantos bolos mas vamos lá kkkkkkk
 

Anexos

  • IMG_2490.JPG
    IMG_2490.JPG
    109.2 KB · Visualizações: 21
  • IMG_2491.JPG
    IMG_2491.JPG
    101.5 KB · Visualizações: 20
  • IMG_2565.JPG
    IMG_2565.JPG
    187.7 KB · Visualizações: 22
  • IMG_2569.JPG
    IMG_2569.JPG
    128.5 KB · Visualizações: 20
  • IMG_2571.JPG
    IMG_2571.JPG
    137 KB · Visualizações: 20
  • IMG_2573.JPG
    IMG_2573.JPG
    108.1 KB · Visualizações: 21
  • IMG_2574.JPG
    IMG_2574.JPG
    106.8 KB · Visualizações: 20
  • IMG_2575.JPG
    IMG_2575.JPG
    121.5 KB · Visualizações: 19
Back
Top