Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Segundo cultivo A+ albino

Diário de cultivo problemático.
Ola galera! Ao tentar fazer uma inoculação multiesporos em bolos pftek tradicional de FAI não obtivi nada de micélio, então parti para um BDA. Foram feitos três repiques. Apos a obtenção de um micelio razoavelmente rizomorfico, foi feito uma cultura liquida com agua e mel puro.
Com essa cultura liquida foram inoculados quatro bolos PF e um pote de trigo.
Os bolos levaram10 dias para colonização, o pote de trigo 15 dias.
Os 4 bolos foram feitos cold shock e tres deles roll em vermiculita hidratada.
Tudo foi aniversariado no mesmo dia.
Temperatura de incubação 28 e no terrário ta ficando 26/27.5
Segue a sequência de fotos desde a primeira placa petri, passando pelos repiques ate o terrário...
 

Anexos

  • IMG_20160117_082338.jpg
    IMG_20160117_082338.jpg
    37.7 KB · Visualizações: 74
  • IMG_20160117_082433.jpg
    IMG_20160117_082433.jpg
    58.1 KB · Visualizações: 72
  • IMG_20160119_181614.jpg
    IMG_20160119_181614.jpg
    31.8 KB · Visualizações: 72
  • SAM_0967.JPG
    SAM_0967.JPG
    295.8 KB · Visualizações: 75
  • SAM_0973.JPG
    SAM_0973.JPG
    313.8 KB · Visualizações: 75
  • SAM_0962 (1).JPG
    SAM_0962 (1).JPG
    315.9 KB · Visualizações: 71
  • SAM_0988.JPG
    SAM_0988.JPG
    312.8 KB · Visualizações: 74
  • SAM_0992.JPG
    SAM_0992.JPG
    308.7 KB · Visualizações: 74
  • SAM_0993.JPG
    SAM_0993.JPG
    296.4 KB · Visualizações: 76
  • SAM_1031.JPG
    SAM_1031.JPG
    337.7 KB · Visualizações: 77
  • SAM_1032.JPG
    SAM_1032.JPG
    337.1 KB · Visualizações: 76
  • SAM_1033.JPG
    SAM_1033.JPG
    336.8 KB · Visualizações: 81
  • SAM_1030.JPG
    SAM_1030.JPG
    339.4 KB · Visualizações: 78
  • SAM_1029.JPG
    SAM_1029.JPG
    311 KB · Visualizações: 82
Última edição:
Estou achando que não vai dar em nada :cry: foram aniversariados dia 8/02...
Alguém opina?
 
Boa cara! vai ficar bonito isso ai!

Na BDA você usou o que e em qual proporção ?
Deixa eu te falar, qual foi a proporção que usou de água e mel? Dei uma olhada em uns links mas ainda to na dúvida de como mexer nessas placa petri.
 
Boa cara! vai ficar bonito isso ai!

Na BDA você usou o que e em qual
proporção ?
Deixa eu te falar, qual foi a proporção que usou de água e mel? Dei uma olhada em uns links mas ainda to na dúvida de como mexer nessas placa petri.

Usei as medidas de 9g de agar, 7g de mel, infusão de 150g de batata em 500ml de agua mineral... Porem diminui proporcionalmente as medidas para 200ml apenas, pois haviam poucas placas... Ao que me parece o fungo também gostou de farinha de trigo, que utilizei uma vez no lugar das batatas que haviam acabado.

Precisando de qualquer ajuda c placas @Vishnuu pode contatar, acho que pelo menos nelas eu já acertei.. Ate tenho q preparar mais p inocular um mdk doado p @Malahov... :)

Eu faria um dunk e depois preparava um casing, é o que faço quando passa muito tempo e não aparece sinais de frutificação.
Legal... Vou selecionar três p dunk, deixar um que parece ter no hifal e tbm deixar o casing q já esta..
 
Última edição por um moderador:
Nada ainda? Algo parece que não está certo, principalmente aquele foto dos grãos de milho, e aquele casing o micélio está com um aspecto incomum. Lembro quando eu tive uns cultivos bem parecidos com aquele pote ali não desenvolveu frutos também. Pode até ser um contaminante.
 
aquele casing o micélio está com um aspecto incomum. Lembro quando eu tive uns cultivos bem parecidos com aquele pote ali não desenvolveu frutos também. Pode até ser um contaminante.

Excesso de umidade deixa o micélio assim espesso e impede a frutificação. Talvez se ele raspar essa camada pode encontrar vários pins abortados abaixo dela.

Aquele termostato na água funciona como um poderoso umidificador e acaba molhando tudo. É bom usar um recipiente mais fechado quando se usa o termostato para controlar a saída do vapor de água.

Se o micélio ainda está vivo eu arriscaria uma raspagem...
 
Talvez devesse atualizar o post com umas fotos atuais, Leo.
 
Excesso de umidade deixa o micélio assim espesso e impede a frutificação. Talvez se ele raspar essa camada pode encontrar vários pins abortados abaixo dela.

Aquele termostato na água funciona como um poderoso umidificador e acaba molhando tudo. É bom usar um recipiente mais fechado quando se usa o termostato para controlar a saída do vapor de água.

Se o micélio ainda está vivo eu arriscaria uma raspagem...
Certissimo esses termostatos realmente joga muita humidade, em contrapartida o coler joga uma boa massa de ar tbm... Mas tbm achei a colonização dos bolos um tanto diferente do abitual, ou seja alguma coisa estranha estava acontecendo. Não vou quebrar a cabeca com esses, tem uma foto da placa petri que esta com o micélio saudável e preservado em refrigerador, vou partir dele e de um carimbo novo em bda. Já inoculei multi esporos com esse carimbo umas três vezes e nada de micélio ele só apareceu no bda, não sei mas pode ser o carimbo neh. Por isso vou usar outro. Ate a próxima irmãos!! @Malahov conto c sua experiencia tbm! ABS a todos
 
peguei um carimbo da mesma strain e inoculei em bda, o miscelio ta tao estranho que nao sei se e cubensis ou cobweb, desembvolveu rapido, e ta branquinho, vou aguardar uns dias , pra ver o que acontece. mas andei comparando cm essas fotos e fiquei bem grilado!
 
peguei um carimbo da mesma strain e inoculei em bda, o miscelio ta tao estranho que nao sei se e cubensis ou cobweb, desembvolveu rapido, e ta branquinho, vou aguardar uns dias , pra ver o que acontece. mas andei comparando cm essas fotos e fiquei
bem grilado!
Isso, o meu esbranquiçou tudo por igual.. Achei estranho.
Achei uma foto aq da colonização do bolo. Diz ai se num eh estranho.. Mas eu arrisquei de curiodidade..
 

Anexos

  • IMG_20160123_091215_1.jpg
    IMG_20160123_091215_1.jpg
    50.9 KB · Visualizações: 20
Última edição:
Isso, o meu esbranquiçou tudo por igual.. Achei estranho.
Achei uma foto aq da colonização do bolo. Diz ai se num eh estranho.. Mas eu arrisquei de curiodidade..

Parece a mesma contaminação que tive em mais de um cultivo:

Em especial neste close, creio que tenha chance de ser cubensis mesmo, mas como os micélios não foram inoculados contra a parede do copo, começou por acaso a aparecerem suas hifas todas ao mesmo tempo.
Foto (copo da esquerda):20160127_145006.jpg

Eu não achei o nome dela, chamo de "parece poeira" :LOL: porque, quando ela domina o substrato ainda não colonizado, faz normalmente de uma só vez e parece algo como uma nuvem bem clara de poeira branca... :fumar: Enfim, pra mim faz sentido essa descrição. Eu identifico ele porque lembra poeira mesmo, apesar de se ter certeza que é um micélio e, bem, que as hifas não aparecerem todas ao mesmo tempo... :whistle:

Não identifiquei no tópico principal das contaminações a descrição desta.

Vê se não foi o caso. :coffee:

Edit: meu micélio não venceu esta contaminação no caso deste copo em que ela conseguiu dominar em certo momento a maior parte do substrato. Já em outro copo ela foi suprimida, mas a contaminação só ficou visível quando o micélio já estava quase em 100%.
 
Realmente @ExPoro esses nossos potes eram outro fungo.. Curioso como ele coloniza rápido em. Agora fiquei na dúvida ate desse bda ai... Sera que consegui isolar um micélio Rizo de um contaminante?:roflmao:
Trágico...
 
Back
Top