Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secando com Arroz

Mushrump

Hifa
Cadastrado
26/09/2013
2
16
33
Rio de Janeiro
Bom dia, galera.

Estive lendo bastante sobre secagem e me surgiu uma dúvida.

Depois de passar pelo processo do 'túnel de vento', tem problema se eu colocar os cogumelos num pode com arroz, ao invés de um com sílica?
 
Depois de passar pelo processo do 'túnel de vento', tem problema se eu colocar os cogumelos num pode com arroz, ao invés de um com sílica?


Tem problema. O arroz não serve para substituir a sílica gel e secar cogumelos, e eles vão se estragar.
 
Por quê arroz? Qual o propósito/benefício? Se for para mantê-los secos, você está indo na contramão.

Siga as técnicas testadas e aprovadas.
 
posso te perguntar de onde surgiu a ideia do arroz?
 
Eu tive dificuldade pra achar a sílica laranja. E sempre soube que o arroz (cru, é claro) é um ótimo absorvente de umidade. Por isso achei que fosse quebrar um galho.

Esse site tem sílica por bons preços, a granel e atacado:

http://www.cacaumidade.com.br

Sílica tem alta durabilidade, além de ser renovável. Basta aquecer no forno/microondas que ela pode ser reutilizada novamente.

Lembre de comprar a laranja, o Cloreto de Cobalto foi considerado tóxico recentemente. :)
 
@RainSpirit , esclarece isso ae... a sílica comum que vem em geladeira inclusive, aquele saquinho pequeno contêm essa subs. tóxica? No caso o importante seria não encostar ela nos cogumelos? :)

O Cloreto de Cobalto é aquele elemento que dá a coloração azulada à sílica. Ele muda de cor quando saturado com umidade, indicando que a sílica precisa ser "renovada".

Quanto ao material na geladeira, eu creio que depende da sílica. Se ela for incolor, não tem problema algum, pois não há pigmento presente! ;)

Caso você for utilizar a azul, como você disse, evite ao máximo deixar ela entrar em contato com os cogumelos.
 
O Cloreto de Cobalto é aquele elemento que dá a coloração azulada à sílica. Ele muda de cor quando saturado com umidade, indicando que a sílica precisa ser "renovada".

Quanto ao material na geladeira, eu creio que depende da sílica. Se ela for incolor, não tem problema algum, pois não há pigmento presente! ;)

Caso você for utilizar a azul, como você disse, evite ao máximo deixar ela entrar em contato com os cogumelos.
blz! na verdade eu uso a incolor...
grato pela informação!
 
Na vdd ja fiz a tecnica com o arroz para secagem e deu super certo, ficaram secos em dois dias ao ponto d ficarem crocantes, além d n terem oxidado praticamente nada. Recomendo
 
Na vdd ja fiz a tecnica com o arroz para secagem e deu super certo, ficaram secos em dois dias ao ponto d ficarem crocantes, além d n terem oxidado praticamente nada. Recomendo

Como foi exatamente a sua Tek de secagem com arroz?
 
Na vdd ja fiz a tecnica com o arroz para secagem e deu super certo, ficaram secos em dois dias ao ponto d ficarem crocantes, além d n terem oxidado praticamente nada. Recomendo

Puts também fiquei curioso ó! :D
Sei que o arroz serve pra absorver umidade bem, tanto é que botam dentro de saleiros pra não pedrar e coisas assim.
Se puder dar uma compartilhada ficaria muito grato ^^
 
Puts também fiquei curioso ó! :D
Sei que o arroz serve pra absorver umidade bem, tanto é que botam dentro de saleiros pra não pedrar e coisas assim.
Se puder dar uma compartilhada ficaria muito grato ^^

Não confie nesse método de secagem.


O arroz pode até ser usado pra não empedrar o sal, mas ele só está absorvendo parte da umidade que entra no saleiro.
Agora, você querer secar cogumelos que são 90% água, vai feder.
 
Vou ver se faço um post dpois sobre essa técnica d secagem, afinal vou colher um flush essa semana. :)
Mas basicamente peguei um pote coloquei arroz cru joguei os cogumelos q havia acabado d colher, joguei um pouco d arroz por cima E coloquei em uma prateleira do meu quarto ja q meu ventilador sempre fica ligado, em dois dias estavam bm sequinhos e oxidaram mto pouco (apenas um pouquinho na extremidade q retirei do micelio)
E cara n fedeu nd, e ficou bm sequinho, acredito q por ter ficado no pote aberto e em um ambiente bm ventilado.
N consigo colocar fts aq mas em breve vou ver se faço o post sobre
 
Método ineficaz, já que o arroz tira apenas uma parte da humidade.
No mercado livre você encontra sílica alimentícia, uma porção de um kilo, por uns 50$.
Vale a pena o investimento pois a sílica é reutilizável!
Abraço
🍄👽✌️
 

Anexos

  • 15940025929019161247382856955955.jpg
    15940025929019161247382856955955.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 14
Amg é super eficaz, por experiência própria, e se n acredita basta testar. Como disse no outro comentário ele chegou a ficar crocante, sm resquício nenhum de umidade
o arroz n tem a capacidade de retirar toda a umidade dos cogumelos, mas estando em um ambiente ventilado o arroz ao msm tempo q absorve a umidade dos cogumelos tb se seca
 
Última edição:

Temos as informações todas aqui no fórum.
Aproveite
 
Última edição:
Amg é super eficaz, por experiência própria, e se n acredita basta testar. Como disse no outro comentário ele chegou a ficar crocante, sm resquício nenhum de umidade
o arroz n tem a capacidade de retirar toda a umidade dos cogumelos, mas estando em um ambiente ventilado o arroz ao msm tempo q absorve a umidade dos cogumelos tb se seca


É racional que estando em ambiente ventilado ele atinja a crocância mas eai ... na conservação vc fez como? ... ficaram guardados dentro do pote com arroz por quanto tempo??? será que da para reutilizar o arroz depois??? o arroz estagna por excesso de umidade???
 
Dpois de secos deixo em um zip lock cm um pouquinho só d arroz pra puxar qlqr resquícios d umidade.
E o arroz eu consegui reaproveitar varias vezes (só dxar secar)
É algo q faço sempre, ja q na minha cidade n acho sílica (em breve vou ver se peço na net)
 
Back
Top