Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

secagem em farinha de mandioca?

FC-Cubensis

Hifa
Cadastrado
27/08/2014
31
15
Pará
Alguem ai ja tentou secar os cubensis com farinha de mandioca?

E que por aqui no norte algumas pessoas usam a farinha pra secar alguma coisa quando ta molhada... eai eu tava pensando sera q colocar em um pote bem fechado com farinha de mandioca daria certo? Realmente ele seca as coisas muito bem e não mofa.
 
Última edição por um moderador:
Alguem ai ja tentou secar os cubensis com farinha de mandioca?
E que por aqui no norte algumas pessoas usam a farinha pra secar alguma coisa quando ta molhada... eai eu tava pensando sera q colocar em um pote bem fechado com farinha de mandioca daria certo? Realmente ele seca as coisas muito bem e nao mofa


Faça o teste com uma quantidade pequena e nos informe dos resultados.

Eu acho que não vai funcionar.
 
as pessoas usam a farinha pra secar alguma coisa quando ta molhada...

Usar um pano seco acho mais efetivo e barato para secar algo quando está molhado. :D

Brincadeira a parte, não duvido que possa ser usada para secar, mas a questão é se serão rápidas no processo de secagem. Quanto mais tempo os cogumelos ficarem úmidos, maior são as chances de contaminarem e perderem potência.
 
A vasilha quando e bem fechada fica sem umidade alguma...

E o que e colocado la seca muito rapido fiz um teste com um pano bastante umido e ficou seco em torno de 20 hrs...
 
Última edição por um moderador:
Não entendo, na falta de sílica use anti-mofo! é barato e eficaz, então pra que ficar reinventando a roda?

Sal de cozinha funciona também, é só secar o sal no forno e utiliza-lo com o minimo possível de umidade em um pote hermético, mas isso não dispensa passar os cogumelos pelo túnel do vento e nem é tão eficaz como os meios recomendados.

De qualquer maneira faça o teste ai e nos avise!
 
Praia é um lugar onde venta muito, mas também é bastante úmido.

Creio que a ventilação natural funciona se for constante. O vento não precisa ser nada forte, só precisa ter vento.
Idéia: deixe a caixa pendurada num catavento, que vira para de onde o vento está soprando (como aqueles galos em cima de celeiros).

Ou num dia de sol, você pode deixar os cogus no sol entre telhas, ou em uma lata na areia.

Tem mil formas de secar, o túnel de vento só é a melhor e mais prática. Você ainda vai precisar de sílica.

Mas já invejo a tua futura vida. :LOL:
 
Praia é um lugar onde venta muito, mas também é bastante úmido.

Creio que a ventilação natural funciona se for constante. O vento não precisa ser nada forte, só precisa ter vento.
Idéia: deixe a caixa pendurada num catavento, que vira para de onde o vento está soprando (como aqueles galos em cima de celeiros).

Ou num dia de sol, você pode deixar os cogus no sol entre telhas, ou em uma lata na areia.

Tem mil formas de secar, o túnel de vento só é a melhor e mais prática. Você ainda vai precisar de sílica.

Mas já invejo a tua futura vida. :LOL:
No sol? Isso não de degradaria o princípio ativo do cogu?
 
No sol? Isso não de degradaria o princípio ativo do cogu?
Pois é também não acho interessante secar no sol. Eu seco os meus ao ar livre também mas é em local ventilado e na sombra. Tudo isso com os cogus dentro de um saquinho de tecido fino pra não pousar bichos e tals. Depois coloco eles dentro de um pote grande bem tapado junto de um potinho de anti-mofo. É tiro e queda! O cracker dry vem facinho :sorrisão:
 
No sol? Isso não de degradaria o princípio ativo do cogu?
Entre telhas, sem incidência de luz direta (= UV).

A telha esquenta e ajuda a secar o cogu. Temperatura não vai degradar muito, se ficar ao ar livre e não deixar o cogumelo torrando lá.

Numa praia, lugar úmido, sem energia elétrica, tem que improvisar.
 
Back
Top