Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

SALVE!

wildflower

Esporo
Cadastrado
15/10/2020
2
2
25
Oi, família!

Primeiramente, agradeço muito por poder fazer parte desse fórum e ter acesso aos conhecimentos dos meus irmãos. E também por poder estar aqui compartilhando minhas futuras experiências cultivando e consagrando a medicina.

Vou iniciar essa semana meu primeiríssimo cultivo. Já estou com tudo engatilhado, mas preciso tirar algumas dúvidas antes de colocar a mão na massa.

O meu substrato vai ser arroz + vermiculita e a strain é australian. Comprei quase tudo, menos o termohigrômetro e o borbulhador (que tô pensando em fazer em casa mesmo).

Pro terrário, comprei argila expandida, aquecedor de aquário com termostato e um termômetro.

Fiz uma glovebox com uma caixa de papelão ontem à noite, forrei ela toda com papel alumínio e fiz dois buracos onde coloquei as luvas. A parte de cima vou cobrir com plástico filme. A princípio, vou apenas fazer a seringa dentro da glove, mas se der espaço, vou tentar inocular também!

Mas vamos às perguntas:

1. Na hora de esterilizar o substrato, eu coloco os copos já com a tampa furada dentro da panela de pressão (fechando com duas camadas de alumínio) ou tem que ser lacrado?
2. Quanto tempo eu deixo a seringa hidratando pra poder inocular?
3. Qual é a medida de substrato pra fazer 4 copos de 450ml e quanto do carimbo eu utilizo?
4. Qual é a melhor forma de esterilizar a argila?
5. Aquela camada de vermiculita que se coloca em cima no substrato antes de fechar o copo, tem que ser esterilizada? Como?

aaaacho que é isso! :unsure:
Agradeço muito à quem puder sanar essas minhas dúvidas!
 
1. Na hora de esterilizar o substrato, eu coloco os copos já com a tampa furada dentro da panela de pressão (fechando com duas camadas de alumínio) ou tem que ser lacrado?
2. Quanto tempo eu deixo a seringa hidratando pra poder inocular?
3. Qual é a medida de substrato pra fazer 4 copos de 450ml e quanto do carimbo eu utilizo?
4. Qual é a melhor forma de esterilizar a argila?
5. Aquela camada de vermiculita que se coloca em cima no substrato antes de fechar o copo, tem que ser esterilizada? Como?

1. Tem que ter furos no papel alumínio (fura com um garfo uma vez e já era)

2. Uma noite já deve ser o suficiente.

3. A medida pra pf cake é 2, 1, 1. 2 copos de vermiculita, 1 copo de farinha de arroz integral (bota o arroz integral no liquidificador e bate) e, por fim, um copo de água... (mineral se puder, senão uma água filtrada já está bom... mesmo q o bolo ainda passe pelo processo de esterelização na panela de pressão, qto mais esterelização, limpeza e pureza melhor)

4. Uma bacia ou balde com água, vai dando uma lavada nelas com a mão e vai colocando nesse balde. Depois vc joga uma colher de água sanitária na água desse balde. Dá uma mexida... e pronto. Mas não use essa água no terrário.... tire a argila desse balde e coloque no fundo do terrário. Depois vc preenche com água mineral ou filtrada (mineral é. melhor ;) ).

5. Isso antes de colocar na panela de pressão? Pq se for pra colocar na panela de pressão, não precisa esterelizar ela não... a pressão já vai esterelizar. Mas se for pra fazer o roll, é melhor esterelizar ela no microondas.

Espero ter ajudado!

Paz e Luz!
 
Sobre qto do carimbo utilizar... 1 décimo dele diluído em um potinho de coleta com água mineral, pra depois puxar pra seringa, é mais q o suficiente.
 
Oi, JohnDoe! Tudo bem? Muito obrigada pelos esclarecimentos e pelo teu tempo, amigo. Tô bem mais confiante agora.


5. Isso antes de colocar na panela de pressão? Pq se for pra colocar na panela de pressão, não precisa esterelizar ela não... a pressão já vai esterelizar. Mas se for pra fazer o roll, é melhor esterelizar ela no microondas.

Nossa! Claro! Hahaha fez todo o sentido. Agora percebi que essa pergunta foi meio sem fundamento hahah

E sobre quanto usar do carimbo, eu não tinha noção de que podia ser tão pouco!
Eu já ia colocar no mínimo 1/4, ou até 2/4 só pra garantir 😬

Vou fazer a seringa e esterilizar os bolos amanhã de manhã, tô ansiosa.

Boa noite! Espero voltar com ótimas notícias. 😁
 
Oi, JohnDoe! Tudo bem? Muito obrigada pelos esclarecimentos e pelo teu tempo, amigo. Tô bem mais confiante agora.




Nossa! Claro! Hahaha fez todo o sentido. Agora percebi que essa pergunta foi meio sem fundamento hahah

E sobre quanto usar do carimbo, eu não tinha noção de que podia ser tão pouco!
Eu já ia colocar no mínimo 1/4, ou até 2/4 só pra garantir 😬

Vou fazer a seringa e esterilizar os bolos amanhã de manhã, tô ansiosa.

Boa noite! Espero voltar com ótimas notícias. 😁
O Mortandello uma vez me explicou que basta um clusterzinho pra inocular vários copos... rs
Mto esporo tentando germinar um do lado do outro, um ocupando o espaço q o outro ia usar pra crescer, o cultivo pode ficar problemático...

É normal ver uns clusterzinhos na seringa... mas ver mtos mtos não é algo mto bom não! Rs

Boa sorte no cultivo! Procure abrir um album de fotos ou um diário de cultivo aqui no fórum e vai descrevendo o q vc vai fazendo, suas dificuldades, as soluções, onde a sua criatividade resolveu algum problema ou os problemas e dúvidas que está passando. Aí vc aprende e outros aprendem junto! : )

Faz parte da mágica desse fórum! :)

Paz e Luz!
 
Back
Top