Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sílica em gel laranja

Chess

Hifa
Cadastrado
03/12/2016
3
5
26
Olá, gostaria de saber se alguém sabe um lugar bom pra comprar isso, já fui em diversos locais aqui na minha cidade e não achei e pela internet só achei no Mercado Livre.

Se souberem qual tipo de loja vende isso, porque eu já fui em: farmácias, supermercados, lojas de química, lojas de plantas e nenhuma dessa achei.

Obrigado por qualquer informação ai :).
 
Última edição por um moderador:
É bom procurar outras informações além do site do fabricante.

Cloreto de cálcio pode ser reutilizado sim, porém prepará-lo para a reutilização é um processo bem mais difícil que com silica gel. Se ele absorver o máximo de umidade e virar uma solução aquosa podem ser necessárias duas horas secando no forno, para se obter um bloco duro, e aí, bem ...

Quem for tentar é melhor partir para a secagem antes da formação de uma solução aquosa.

Boa parte das pessoas preferem utilizar somente uma vez, por causa disso.
 
Última edição:
É bom procurar outras informações além do site do fabricante.
com certeza, aqui tem outro estudo gratuito com essas informações: https://www.researchgate.net/figure...sotherms-for-water-adsorption-a-silica-gel-25


Cloreto de cálcio pode ser reutilizado sim, porém prepará-lo para a reutilização é um processo bem mais difícil que com silica gel. Se ele absorver o máximo de umidade e virar uma solução aquosa podem ser necessárias duas horas secando no forno, para se obter um bloco duro, e aí, bem ...

Quem for tentar é melhor partir para a secagem antes da formação de uma solução aquosa.

Boa parte das pessoas preferem utilizar somente uma vez, por causa disso.
comprei cacl2 grau alimenticio em pó n sei se faz diferença, DIZ QUE 2 horas a 120C é suficiente

mas mesmo se não conseguir segundo o link acima ate saturar 1kg desse troço ja terei desidratado quase 1kg de cogumelo :oque:
 
com certeza, aqui tem outro estudo gratuito com essas informações: https://www.researchgate.net/figure...sotherms-for-water-adsorption-a-silica-gel-25


Nessa figura a diferença não parece tão marcante quanto no site do fabricante de cloreto de cálcio.



mas mesmo se não conseguir segundo o link acima ate saturar 1kg desse troço já terei desidratado quase 1kg de cogumelo


Resta saber se vai ser rápido o suficiente para que eles não estraguem. E como vai ser a curva de eficiência.

Com a silica você usa uma boa quantidade para os cogumelos, tira, seca no forno, coloca de novo com os cogumelos ...

Funciona rapidamente. Rapidamente estão secos e em alguns dias cracker dry.



comprei cacl2 grau alimenticio em pó n sei se faz diferença, DIZ QUE 2 horas a 120C é suficiente

Se ele absorver o máximo de umidade e virar uma solução aquosa podem ser necessárias duas horas secando no forno, para se obter um bloco duro, e aí, bem ...


Bem, acho que é mais ou menos o que escrevi, não?
 
Bem, acho que é mais ou menos o que escrevi, não?

É, 2 horas é meio vago, seria como dizer "tomei 4 chapéus de cogumelo" lol.

Nessa figura a diferença não parece tão marcante quanto no site do fabricante de cloreto de cálcio.

Só pra ninguém confundir, a sílica gel no gráfico = (a) cacl2 = (f), diferença de 4-6x

Resta saber se vai ser rápido o suficiente para que eles não estraguem. E como vai ser a curva de eficiência.

Com a silica você usa uma boa quantidade para os cogumelos, tira, seca no forno, coloca de novo com os cogumelos ...

Funciona rapidamente. Rapidamente estão secos e em alguns dias cracker dry.

Dei uma googlada aqui, realmente o cloreto de cálcio tende a diminuir a velocidade conforme absorve agua mas só depois de ultrapassar o field capacity da silica, ou seja se for usar ele do mesmo modo que a silica não teria diferença na pratica, se for preguiçoso e deixar ele absorver 5x + umidade ai vai ter dificuldade em desidratar mesmo.
 
Última edição por um moderador:
Eu já tentei reciclar cloreto de cálcio, e foi uma m****. Depois de seco vira uma pedra de sal grudada na forma, qoe você tem que moer para usar de novo... Começando por usar um martelo.

Contraste com a sílica a granel, bolinhas que saem soltinhas do forno a 220 ºC, prontas para sair quicando pelo chão e fazer buracos e provocar queimaduras no que (em quem) quer que encontrem pela frente.

Eu prefiro a sílica, dá muito menos trabalho e não tem perigo dos cogumelos cairem dentro e virarem cogumelos de sol.
 
Como reaproveitar esta sílica gel laranja?

Coloquei elas bem escuras no microondas por 1,5 minutos e nada de ela voltar a ser laranja.

Captura de tela de 2017-01-15 15-22-40.png
 
É como torrar amendoim. Coloque bem espalhada numa forma rasa, use o forno comum a mais de 100 ºC. deixe lá por 1 hora e vá olhando e revirando de vez em quando, até ficar laranja de novo. Cuidado para não se queimar.

No microondas não é uma boa idéia, se é que funciona. A sílica precisa ficar um bom tempo no forno para a umidade evaporar, e está arriscado a queimar o microondas, porque como tem pouca água é como se ligasse ele sem nada dentro.
 
Muita atenção com a temperatura utilizada para secar, mandei quase 1kg de sílica laranja para o lixo porque ficou toda preta, quase como o carvão e cinza.

Verifiquem as recomendações do fabricante ou usem uns 110°C durante 1h e vão mexendo de vez em quando, se for preciso deixem mais tempo mas atenção à temperatura.
 
Última edição por um moderador:
Qual a diferença entre a silica Gel laranja em relação aos outros tipos?

A laranja é atóxica.

Mas me pergunto se tem muita diferença funcional por dois fatores: 1, se a toxicidade da sílica gel comum é perigosa ou apenas incômoda ou nem isso; 2, se de qualquer forma não deve haver contato dos cogumelos com a sílica laranja pra não ficarem como nesta foto: ver foto.
 
A sílica gel em si é atóxica, o que a torna imprópria em alguns casos é a substância usada no indicador (que a faz mudar de cor).

A azul tem no indicador cobalto, que é metal pesado e cancerígeno.
 
Se você tomar os devidos cuidados para a silica gel azul não entrar em contato com os cogumelos, não creio que faça diferença.

Além disso, quando alguém inadvertidamente :whistle: ingere cogumelos secos, são somente algumas gramas. Quanto cobalto pode se depositar nessa quantidade?
 
Pouco, mas o problema com metais pesados é que eles vão se acumulando no organismo, ao longo de uma vida inteira. Como o corpo não metaboliza os tais, eles não saem... E acabam indo parar em tecidos sensíveis (no cérebro, nos rins, nas bolas...). Talvez um dia a pessoa desenvolva câncer por causa disso, talvez não, mas porque arriscar?

Se você por exemplo fuma cigarro, o cobalto da sílica deve ser o menor dos seus problemas, mas para mim uma grande vantagem do cogumelo é saber que não estou ingerindo nem metal pesado, nem agrotóxico, tinta etc. Só alguns patógenos em potencial :p
 
Colocando um novo post, cerca de 3 anos depois do último que fiz neste tópico:

Deixei de utilizar o forno para secagem da sílica reutilizável. Demorava demasiado e era mais complicado e arriscado.

O que faço agora é com o micro-ondas:
- Retiro a sílica saturada (escurecida) da caixa de secagem de cogumelos e coloco-a num recipiente que possa ir ao micro-ondas (eu uso uma taça de vidro)
- Coloco-a no micro-ondas, numa temperatura média durante 4 minutos
- Quando o micro-ondas desliga, pego a taça com um pano grosso (cuidado pois está a FERVER!!) e mexo a sílica com uma colher durante 1 minuto.
- Volto a colocar por mais 4 minutos no micro-ondas
- Retiro do micro-ondas (muito cuidado porque está tudo a ferver) e coloco em cima de um pano em frente ao ventilador durante cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente com a colher para arrefecer a sílica do fundo.
- Enquanto arrefece, aproveito para limpar o interior e exterior da caixa de secagem com papel e álcool 70%
- Por fim, volto a colocar a sílica fechada na caixa de secagem estanque.

Em 20 minutos tenho tudo pronto.

Nota: já vi um ou outro relato de pessoas que deixaram a sílica tempo a mais e ficou danificada tanto com forno como com micro-ondas. Por precaução tenha atenção à potência e tempo que utiliza pois varia de aparelho para aparelho.
 
Última edição:
Back
Top