Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Resfriamento por Placa de Peltier

Trevis

Primórdia
Membro Ativo
20/09/2016
174
24
Fala pessoal!
[/blablabla]
Estava querendo usar a adega eletrônica aqui de casa como terrário, mas estava quebrada. Na busca da solução conheci as placas de Peltier. Comprei uma e incluí no meu terrpario, abandonando a idéia de usar a adega.
[/blablabla]
images.jpg
A placa é um dispositivo pequeno, 4cmx4cm, 12v6a. Dá pra ligar em fonte de PC fácilmente (basta ligar os cabos verde e preto da fonte e ela fica ligada constante mente. Os cabos 12v são o amarelo(+) e o preto(-))

Como dá pra ver na foto, um lado esquenta e o outro esfria, porém sem um dissipador de calor ela queima em segundos.

Eu usei estes de processador com um cooler em cima.
Coloquei um no lado quente e um no lado frio, ambos com pasta térmica.
Eis que o lado frio sem o dissipador chega a temperaturas negativas em instantes, enquanto o quente com o dissipador e o cooler fica em torno de 40~50ºC.

A técnica consistem em colocar a parte fria dentro do terrário com o cooler jogando ar nele e espalhando no terrário, e o lado quente isolado, do lado de fora amenizando a temperatura. Quanto mais eficiente a troca de calor no lado quente, mais frio fica em baixo.

Fato Curioso : Como a umidade dentro do terrário é alta, o dissipador condensa a água e fica pingando. Bom pois a água pinga no fundo do terrário, o que faz toda a água ficar em torno dos 22~25ºC, e ruim pois se você colocar o cooler em baixo do dissipador (como fiz primeiramente) você irá perdê-lo rapidamente.

Eis e engenhoca:
IMG-20170314-WA0089.jpg Vista leteral sem os coolers

20170321_200554.jpg Parte de troca de calor quente, do lado de fora.

20170321_200606.jpg Parte interna com cooler lateral, ventilando e ajudando no processo de goteira fria.

Ao todo foi um projeto barato e que me ajuda a não precisar ficar medindo a temperatura de hora em hora. Já posso viajar tranquilo sabendo que meu terrário (70L) está com uma temperatura agradável para o cultivo.
 
Valeu @PsychoEvie !! Realmente tem mais gente falando dela aqui, mas pelas minhas visitas ao forum não vi nada, aproveitei pra me arriscar na cega mesmo. E deu certo.

O Paulo Rambo é um gênio! Aquilo alí eu não manjo fazer não... Tenho até uma experiência em fazer placas de circuito, mas não paciência...
 
Última edição por um moderador:
Back
Top