Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Relação entre o Kambô e as Amanitas

DonSergius

Cogumelo maduro
Cadastrado
03/11/2009
17
47
É muito comum se ver em desenhos diversos, até infantis, quando se descreve uma floresta, um sapo sentado sobre um cogumelo geralmente uma amanita.
Por outro lado foi freqüente a utilização dos sapos na Europa nos séculos XVI e XVII, mas existem fontes alquímicas relatando o seu uso desde o século XIII. Acreditava-se que os sapos possuíam propriedades mágicas; as suas propriedades psicoativas foram conhecidas e utilizadas por bruxas e alquimistas, inclusive como amuletos em receitas curiosas.
A história sugere que os sabás da Idade Média, com sua profusão de bruxas, lobisomens etc. implicassem o consumo de substâncias vegetais ou ungüentos, como possivelmente o centeio espigado e o cogumelo Amanita muscaria.
Da Itália setentrional à Alemanha, à Ucrânia e à Polônia, o sapo é designado como “fada”, “bruxa” ou “mago”, e que, segundo várias indicações, o sapo, “como o Amanita muscaria e as anomalias deambulatórias, constituía em muitas culturas uma ligação simbólica com o indivisível” (RUDGLEY, Richard. 1993. Essential Substances.), embora não possa afirmar ao certo se isto se dá em função das propriedades psicotrópicas contidas nas secreções da sua pele.
Genericamente, uma questão surge do debate provocado no contexto atual da expansão do kambô para além das aldeias acreanas: O sapo se alimentaria de Amanitas e essa seria a razão para as propriedades da secreção que ele tem na pele? Ou ocorre o contrário as Amanitas nasceriam do cocô do sapo (na Europa as amanitas são chamadas de toadstool que pode ser traduzido literalmente como 'fezes de sapo'.)
Alguém pode sugerir algo sobre o assunto?
 
Para mim, até o momento, não existe relação alguma entre o Kambô e a Amanita Muscaria.

Sei que a secreção do sapo, acredito que estejamos falando do Phillomedusa Bicolor, é utilizada em trabalhos e é um potente alterador da consiência.

Porém, fico pensando comigo: mesmo que na região de origem do culto ao Kambô, ou seja, o estado do Acre e toda região da floresta, possa estar abrigado o fungo Amanita (generalizando), a região provavelmente não oferece condições para a frutificação. Por favor, me corrijam se estiver errado.

Já no sul do país, onde ocorrem frutificações abundantes dos amanitas no inverno e sob condições, não existe relato algum de ocorrência desta espécie de sapo.

Interessante, tomara que mais alguém traga informações sobre a questão.

Namastê:pos:
 
Não tem nem mesmo a ver com os sapos Bufo alvarius ou americanus... o 5-MeO-DMT e a bufotenina são triptaminas, enquanto o muscimol (um ácido, não um alcalóide) se liga a outros receptores neurais.

Já o kampo tem substâncias que se ligam a receptores opióides.

Acho que a vontade pessoal de buscar uma relação é o único liame entre ambos.

Não sei quanto a sapos psicoativos na Europa, mas deve haver alguma associação como a citada, já que na China parece que o Amanitas é chamado de Hamajun (cogumelo do sapo).
 
Back
Top