Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Reidratação dentro do copo pftek.

EremitaMarrom

Hifa
Membro Ativo
16/02/2017
86
15
35
Saudações, colegas e camaradas de cultivo.

4 dias pós inóculo e o crescimento é o que está na imagem, circulado em vermelho. Creio que também é possível observar que o substrato está muito² seco: há grãos de vermiculita muito aclareados, que contrastam com outras partes do bolo, em primeiro plano. Houve interrupção durante a montagem do bolo e esqueci de verificar a falta ou excesso de umidade. São três copos com os mesmos sintomas.

Minha questão para este problema é: é possível reidratar os bolos ainda dentro dos copos? Me parece que sim, mas não encontrei algum método específico aqui no fórum. Caso não haja resposta, pretendo introduzir, via seringa, 40ml em cada um e ir atualizando o avançar.

Agradeço,
 

Anexos

  • 20201212_170450[1].jpg
    20201212_170450[1].jpg
    2.1 MB · Visualizações: 14
Boa tarde!!
Cara, dos relatos que li de tentativas de reidratar bolos, acabaram não dando muito certo e contaminaram.
Eu prestaria muita atenção na pureza e limpeza da água e acho que 40ml é demais...ficaria encharcado.

Se fosse para dar uma hidratada, eu aplicaria mais da seringa usada para inocular, tipo uns 3 ou 4ml no máximo, mas só uma idéia, sem testes ou comprovação.

Espero que dê certo aí!

Edit: observe também que o arroz absorve e armazena grande quantidade de umidade, então, seu bolo pode aparentar estar seco e pode estar já saturado
 
Upvote 0
Seguirei as recomendações, parecem acertadas. Quanto á saturação, creio que haveriam mais gotículas ou "névoa" junto ao copo... O que me encafifou foi justamente estar no quarto dia sem avanços significativos do micélio.
 
Upvote 0
Obtive sucesso!

Reidratação ocorreu dia 14/12 (há dois dias). Coloquei 10ml, 5 por orifício de inoculação. Utilizei água destilada, sem ferver, que tenho em um galão industrial. A mesma que uso para cultura líquida. Mesma seringa que foi utilizada para inoculação. No início acumulou no fundo, mas foi absorvido pelos grãos. Observem que o micélio subiu por onde a água transitou. Até o momento, não detectei contaminantes, mas quando aniversariar, atualizo os três copos uma última vez.

Gratidão a quem enviou boas energias!
 

Anexos

  • 20201216_122015[1].jpg
    20201216_122015[1].jpg
    1.8 MB · Visualizações: 9
Upvote 0
Aniversariei os bolos ontem. Dois estavam saudáveis, mas, creiam, ainda secos no interior. Em um deles o miolo ainda não estava colonizado, só por fora, circundando o copo; e onde o micélio estava, também estava com baixa umidade. O bolo em questão rachou, mas cerca de 3/4 estavam colonizados e aproveitáveis. O outro bolo também tive que fazer raspagem e triagem de setores pouco colonizados. Ambos sem cheiro incomum ou presença visual de contaminantes. Um deles acabou sendo infectado por um limo preto (Aspergillium sp.?), no sentido cima-baixo e acredito que tenha sido por atraso na colonização.
 

Anexos

  • 20201224_120212[1].jpg
    20201224_120212[1].jpg
    1.2 MB · Visualizações: 4
  • 20201224_120219[1].jpg
    20201224_120219[1].jpg
    1.2 MB · Visualizações: 4
  • 20201224_120513[1].jpg
    20201224_120513[1].jpg
    1.2 MB · Visualizações: 5
Upvote 0
Back
Top