Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Reflexões sobre Envelhecer e Maturidade (Tópico da Mensagem nº 1983 - o Ano em que nasci)

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
Me amarrei quando passei pela mensagem 666 :devil:, aí a número 1000 também pareceu legal... :geek: mas aí pensei em fazer da mensagem 1983 especial com um tópico, pois é meu ano de nascimento (minha idade não é segredo que sempre a mostrei no perfil do fórum). :D

Mas muitas reflexões sobre a vida surgem com a idade... :velhinho:

Primeiro, ao fazer 30 anos, eu realmente não passei pela tal "crise" dos 30 anos... Eu vi como algo natural, esperado e desejado chegar a certo símbolo de relativa maturidade - apesar de que maturidade não tem idade mínima nem máxima pra chegar, e ainda assim existem vários tipos de maturidade: emocional, financeira, alimentar, parental... e até mesmo há maturidade como usuário de psicoativos, mas esta depende de informações de redução de danos que por vezes não fosse a internet não se teria no Brasil...

Mas o que é maturidade, afinal? É se deixar abalar pouco e tomar decisões que levem a uma vida mais estável, segura, tranquila? É aprender a tomar e manter decisões corretas, no sentido de tornar a vida mais segura e confortável ou dentro dos parâmetros desejados? Mas não é maturidade também aceitar o que está fora dos parâmetros ou os sonhos que já sejam ou pareçam inviáveis?

E há sonhos inviáveis?.. :huh:

Envelhecer não me incomoda. Sinais no rosto. Aspecto menos vivaz do que de 20-25 anos atrás. Ficar cada vez mais parecendo um "bicho-humano adulto" enquanto os traços de "bicho-humano filhote" somem todos... exceto a curiosidade do olhar de criança sobre o mundo, pois a mente pode aprender e amadurecer sem se encher de teias.

Mas haverá um momento em que vou deixar de comer comida gordurosa e tudo mais que tantos milhões de pessoas procuram evitar comer? Prefiro a morte! :notworthy: :LOL:

Só há uma coisa que me incomoda... Quando de alguma forma penso que aos poucos chegaria numa idade em que "a partir daqui nada mais é possível realizar", afinal, a juventude se foi (não, não penso que a juventude se foi na casa dos 30). Mas o conceito de que a fama ou reconhecimento ou as grandes realizações vem na juventude é recente, do século XX; figuras históricas do passado achavam natural o renome apenas após idade avançada - e olhe que não estou necessariamente falando de fama ou renome. Verdade que não há idade limite para realizar alguma coisa, enquanto houver meios físicos para realizar o que se quer.

Envelhecer não me incomoda. Perder a maturidade e cair num conformismo de "onde estou está bom" quando não está... isso me incomoda.

Verdade também que maturidade só vem com a vida e com a vivência; além da vivência alheia, a quem é sábio de ouvir. Somos afinal vorazes juízes alheios, até que a vida nos prostra. Por mais que não cometamos os mesmos erros dos outros pelas mesmas razões, uma hora chegamos ao limite, quebrados, para nos reerguermos mais fortes mais a frente. E, Deus queira, mais humildes e empáticos aos sofrimentos alheios.

Acho que tenho mais pena de quem possa chegar na minha idade e olhar pra trás e pensar de coração que é ainda imbatível, pois a queda é maior quanto mais velho se é, proporcionalmente a menor maturidade que se tenha. Por isso adolescentes devem ser livres para viver, experimentar e errar - porque são novos ainda.

Olhando neste momento, supondo que eu viva 100 anos, estou no 1/3 da vida, uns quebrados a mais. Mas desse 1/3 da vida, digamos que metade deles (17 anos) eu ainda era um mero impulso... até mais tempo que isso. E os últimos 17 (ou menos que isso), que propriamente começa a crescer um ser Humano pós-adolescência e mais apto a estar ciente de si e sua vida.

O que me leva a pensar que de maturidade só tenho a metade do tempo de vida que tenho hoje. :descalco: Ou melhor, um pouco menos...

Envelhecer é uma dádiva. Amadurecer é uma força. Ir contra é imaturidade, pois sinal de desespero na verdade contra a vida como está, o que pode ser alterado; ou na pior das hipóteses, contra a vida como ela é (envelhecer), o que não pode ser alterado.

Afinal, se viver pra sempre em juventude fosse bom, a vida não teria selecionado o telômero para se desgastar. Apenas células cancerígenas não morrem nem envelhecem, e isso já diz muito. Nascer, envelhecer e morrer naturalmente de velhice (caso não haja alguma morte no meio do caminho) é algo que a seleção natural determinou como a melhor opção de prevalência e continuação da vida na Terra.

Nos resta amadurecer para fazer desse envelhecimento um caminho a um destino que nos deixe ao menos satisfeitos ao olharmos pra trás. Conservar a parceira que vale a pena é algo que sei fazer. Cuidar do meu próprio corpo com exercícios e alimentação mais cuidadosa, não sei fazer ainda.

Eu recebo de braços abertos o passar dos anos com o envelhecimento, e desejo que a maturidade cresça junto neste caminho.

Bem, e por aí vai...

Amadurecer e envelhecer... O que é isso pra você? :coffee:

Edit: nem pensava em escrever nada disso quando abri o tópico, mas me veio isso enquanto digitava.
 
Última edição:
Eu vejo a vida como uma trip que pode durar 80 ou mais anos. E amadurecer é como na trip, mesmo numa bad trip... é a Aceitação do que nos acontece e viver sem expectativas.

Bonito texto
 
Primeiro, ao fazer 30 anos, eu realmente não passei pela tal "crise" dos 30 anos...
Então parece que qdo se chega nos 30 as coisas ficam mais claras, em astrologia chamamos de revolução de saturno, e só se completa quando completa 31 anos, e de fato essa fase existe.

Sobre envelhecer, acredito que seja necessário, uma vez que o que indica a terra ser um lugar de expurgo;
Não pela mãe terrra, e sim pela sociedade/cultura, em que se está inserido.

Maturidade, vem com os dias? semanas? meses? anos?
Acredito que não; As vezes pode vir em meses, semanas, dependendo de qual experiência que se passa.
Qual compromisso que se aceita; Algo que acho muito importante e a religião na base de seu fundamento,
que religião significa Religare, se ligar a Deus, o principio a verdade, e não religião igreja/politica.

Acredito que a maturidade seja a forma de conseguir visualizar e compreender tudo que nos rodeia.

Grande Abraço Amigo.
 
Pra mim a noção de maturidade veio com força quando me tornei responsável por mim mesmo em todos os critérios: financeiro, emocional, profissional, saúde. Todas essas coisas são como imensas pedras que você carrega nas costas e se não carregar direito uma hora alguma parte vai ficar dolorida... Esse peso sempre existiu, só que antes de você carregá-lo, alguém estava carregando por você.

Pra mim o próximo passo é ter filhos. Anseio bastante por isso, mas infelizmente eu e minha parceira concordamos que agora não é a melhor hora.
 
Envelhecer é uma parte do ciclo primordial da vida: o inevitável desgaste de tudo o que existe no Universo, desde uma estrela (que leva zilhões de anos para envelhecer) até um microorganismo (que envelhece em questão de horas).

Amadurecer é um conceito abstrato que se refere ao que acontece com a sua mente a partir de eventos como, por exemplo, quando você tem um filho, quando perde um ente querido ou quando você come uns dez psilocybes grandes.
 
@WoD , Interessante,

Todas essas coisas são como imensas pedras que você carrega nas costas e se não carregar direito uma hora alguma parte vai ficar dolorida... Esse peso sempre existiu, só que antes de você carregá-lo, alguém estava carregando por você.
Isso me lembra uma história, onde havia um comercio de cruz, vc podia compra cruz, vender, trocar;
Então chegou um indivíduo que estava cansado e achava sua cruz muito pesada, entro no comercio e perguntou
se poderia trocar de cruz, o comerciante falou que claro que podia, então ele deixou a cruz dele perto da porta;
Experimentou todas as cruzes que tinha, depois de várias horas, ele escolheu a cruz que sentira ser mais leve;
Questionou o comerciante de quanto que custava aquela cruz, "senhor, não custa nada, porque essa quem trouxe
foi vc quando chegou aqui" rsrsrs

Pra mim o próximo passo é ter filhos. Anseio bastante por isso, mas infelizmente eu e minha parceira concordamos que agora não é a melhor hora.
Isso é ser maduro; Ter um filho é algo importante, vc vê os resultados de quando a família planeja, e quando "acontece".

Abraços
 
@Mark_de_Lima
Então tudo envelhece e não envelhece, como o passado o presente e o futuro acontecem simultaneamente,
esqueceremos a linha do tempo e viveremos eternamente jovens, mas com o amadurecimento necessário
para viver cada momento para todo o sempre!

Rsrsrs
Abraçooo
 
Back
Top