Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Quantos erros você consegue apontar nesse tutorial de cultivo?

Quantos erros você consegue apontar nesse tutorial de cultivo?

  • Pra mim tá tudo certo, inoculo meus esporos na lixeira da cozinha

    Votos: 0 0.0%
  • Que dó desse substrato exposto!

    Votos: 0 0.0%
  • Tremer os potes acabou com tudo

    Votos: 0 0.0%
  • Não tem erro algum, acontece que essa pessoa cultiva cobweb

    Votos: 1 100.0%
  • Calma lá.. os erros não são brutais, jovem esporo!

    Votos: 0 0.0%

  • Total de votos
    1

Furvos

Hifa
Cadastrado
02/07/2018
1
8
24
Estou à alguns dias de inocular meus primeiros esporos num substrato devidamente esterilizado.. leio e pesquiso incessantemente sobre o assunto, e nessas buscas encontrei este vídeo infame questionável.

Como não sou ainda um iniciado experiente, venho perguntar à você - isso mesmo, quebra da quarta parede! break on through to the other side - quantas gafes foram aferidas em menos de dez minutos?
 
Qual sua dúvida a respeito do vídeo? Vendo tudo, não consegui encontrar nada que chamou minha atenção.

Ele abriu totalmente o pote para inocular, isso pode parecer estranho sim mas, se você está num ambiente que você considera seguro, isso não é um problema. Já fiz isso diversas vezes, principalmente quando faço transferências G2G, e nunca tive grandes problemas.

Dispersar os esporos é uma pratica que eu realmente não recomendaria, mas ainda sim não é um erro grave.

Não participei da enquete por não ter nenhuma opção que me represente. :(

Abraço!
 
a unica coisa que achei estranho, é que ele os potes de grãos na panela de pressão com os furos abertos, ao que parece. Achei estranho uma vez que acabaria entrando muita água não? ou eu que vi errado e os potes estão fechados?
 
Qual sua dúvida a respeito do vídeo?

Bem, achei curioso que essa pessoa fez tudo na cozinha, aparentemente um ambiente não seguro para inoculação

Dispersar os esporos é uma pratica que eu realmente não recomendaria, mas ainda sim não é um erro grave.

Vi um diário de cultivo onde fora explicado que surgiu um cobweb brutal em bolos que foram chacoalhados (e outros, do mesmo processo, não sofreram de cobweb) por isso fiquei achando tudo muito estranho.. mas vivendo e aprendendo com os mais experientes!

a unica coisa que achei estranho, é que ele os potes de grãos na panela de pressão com os furos abertos, ao que parece. Achei estranho uma vez que acabaria entrando muita água não? ou eu que vi errado e os potes estão fechados?

Pelo que vi estão fechados, mas em relação à panela de pressão o que achei realmente estranho foi o substrato sendo esterilizado fora dos potes, o que eu penso ser uma rota um pouco mais distante da assepsia... mais uma abertura pra contaminação

Não participei da enquete por não ter nenhuma opção que me represente. :(

Abraço!

Creio que agora tenha!! rsrs
 
Última edição por um moderador:
Vi um diário de cultivo onde fora explicado que surgiu um cobweb brutal em bolos que foram chacoalhados (e outros, do mesmo processo, não sofreram de cobweb) por isso fiquei achando tudo muito estranho.. mas vivendo e aprendendo com os mais experientes!

O que ocorre é o seguinte... A esterilização dentro do pote é eficiente na parte onde há umidade, ou seja, no substrato. Porém a beirada do pote e a tampa ou lacre ficam "secos" e alguns esporos contaminantes podem sobreviver ali. É por isso que alguns tutoriais lembram de aconselhar a passar um álcool 70 nessas partes dos potes onde não tem contato com o substrato úmido.

Não que essa parte não seja esterilizada no processo, mas ocorre de forma menos eficiente.

Quando o substrato é chacoalhado, ele pode acabar levando esses esporos.

Só que a discussão sobre agitar os potes após a inoculação vai além disso. Alguns cultivadores dizem que isso dificulta a criação de micélios dicarióticos (já que dispersa os esporos e aumenta a distancia entre eles) e com isso diminuiria o numero de cogumelos. Mas outros dizem que isso não interfere.

Resumindo... Se o pote for bem esterilizado pode agitar a vontade que não vai ter problema.
A minha dica é que, na duvida, não agite. Mas é uma questão pessoal.
 
Back
Top