Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Quanto tempo leva para o cogumelo produzir esporos?

MarceloHirosse

Hifa
Membro Ativo
09/03/2022
352
8
54
Fala pessoal,

Tentei tirar meu primeiro carimbo (TKSss) nesse fds mas não obtive sucesso.

Assim que os píleos começaram a se abrir, selecionei 3 que foram direto para o papel alumínio.
Segui os procedimentos indicados e aguardei ~28 horas, mas quando abri o papel alumínio, este estava completamente limpo.
Entre as lamelas percebi uma coloração bem clara indicando - acredito eu - ausência de esporos.

Foi uma colheita fraca e atípica, isso pode ter impactado no volume de esporos?
Deveria ter esperado mais algumas horas para colher?
 
Não basta que os véus comecem a romper.

O cogumelo deve começar a esporular antes de você seccionar o chapéu, ou não irá esporular, sem receber a ordem do micélio secundário do bolo.

Então, só tente tirar carimbos depois que ver as manchinhas escuras de esporos se depositarem no píleo ou no véu. Isso pode ocorrer, inclusive, antes de o véu se romper. Mas, ai, melhor esperar romper.

Recomendo a leitura dessa área da Biblioteca: Carimbos e Seringas , entre outras.
 
Ahhh entendi, fiquei com medo de demorar muito e os esporos caírem todos no substrato... acabei ficando sem.

Quanto às manchas escuras que você mencionou, serve para espécies albinas também? Elas produzem esporos negros?
 
Ahhh entendi, fiquei com medo de demorar muito e os esporos caírem todos no substrato... acabei ficando sem.

Quanto às manchas escuras que você mencionou, serve para espécies albinas também? Elas produzem esporos negros?

Sim, até onde sei. Nada muda. :D
 
Back
Top