Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Quando colher seus cogumelos?

Agarikon

Hifa
Cadastrado
26/06/2016
25
10
Boa tarde pessoal!

Tenho visto muita coisa legal aqui no site e quis fazer um post pois muitas vezes percebo que os cogumelos são colhidos muito tarde, quando já estão esporulando e perdendo potência rapidamente. Espero não estar sendo repetitivo porém não achei nenhum tópico sobre isso até agora.

A regra vale para todo cogumelo basidiomiceto: deve se encontrar o momento anterior a esporulação para se fazer a colheita. Após a esporulação os níveis de alcalóides assim como a durabilidade dos cogumelos diminuem drasticamente.

Felizmente com os nossos amigos Cubensis temos o véu que é o melhor indicador do momento ideal de colheita: logo após seu rompimento.

No caso dos Cubensis e de quase todos outros basidiomicetos, o ganho de massa é irrelevante após esse momento. Os cogumelos parecem maiores porém tem praticamente o mesmo peso, menos potência, e também muito menos durabilidade.

Não é a toa que alguns dos pinos que abortam são super potentes! Nunca jogue os aborts fora!

Recomendo que caso não tenham tempo para monitorar seus cogumelos ou desconfiem que eles estão para abrir antes de uma noite de sono sempre colham os antecipadamente, mesmo se o véu não tiver aberto ainda! Melhor do que deixar eles abrirem e esporularem, pois novamente a perda do que interessa é muito grande.

Isso sem contar a sujeira que um cultivo pode fazer ao esporular. Uma vez resolvi deixar duas bandejas repletas de Cubensis maturarem até o final só para ver como é que era. Esse pequeno erro me fez ter de desmontar um escritório inteiro para uma limpeza geral, pois os esporos cobriram tudo, de móveis a parede... Sem contar que quando atingem alto nível no ar que respiramos podem causar alergias bravas!

Boa sorte a todos e colham seus cogumelos na hora certa!!

Abraços,

Agarikon
 
No começo dos meus cultivos colhia sempre logo antes ou logo após o rompimentos dos véus. Depois eu percebi que os cogumelos ficavam muito mais bonitos maduros :p, e sinceramente, comecei a deixá-los atingir esta etapa por puro prazer estético mesmo. Não senti diferença de potência e ao contrário do que afirma, eu percebo eles ganhando massa entre o rasgo do véu e a abertura quase completa além de que aproveito e tiro uns carimbos.
 
No começo dos meus cultivos colhia sempre logo antes ou logo após o rompimentos dos véus. Depois eu percebi que os cogumelos ficavam muito mais bonitos maduros :p, e sinceramente, comecei a deixá-los atingir esta etapa por puro prazer estético mesmo. Não senti diferença de potência e ao contrário do que afirma, eu percebo eles ganhando massa entre o rasgo do véu e a abertura quase completa além de que aproveito e tiro uns carimbos.

Bom dia @Malahov!

Você percebeu eles ganhando massa ou volume? Para medir ganho de massa você teria de medir o peso do bolo mantendo o mesmo nîvel de hidratação nos dois momentos o que seria bem difícil.

Gostos a parte acredito que se deva indicar sempre a forma onde se tem a melhor relação de potência e durabilidade. E se a questão da potência é questionável (embora a maior parte dos estudos indique maior nível de alcalóides logo após o rompimento do véu) é fato de que aguardar a maturidade reduz e muito a durabilidade do seu produto.

Tivemos uma aula inteira no seminário do Stamets e por isso quis compartilhar como eles ensinam.

Todos podemos cultivar da forma que nos dá prazer e não necessáriamente seguir as regras, porém acredito mesmo que as linhas gerais devem sempre ficar bem definidas para que especialmente os iniciantes possam entender os parâmetros para depois decidir o que preferem.

Eu por exemplo nunca deixo um cogumelo amadurecer muito a não ser que queira fazer carimbos.

Em uma produção um pouco maior, com filtros e tudo mais no growroom, você compromete toda a sua estrutura se não colher os bichinhos na hora certa.

Abraços,

Agarikon
 
Para medir ganho de massa você teria de medir o peso do bolo mantendo o mesmo nîvel de hidratação nos dois momentos o que seria bem difícil.
Na verdade, Agarikon, esse método sugerido por você não faz sentido. O sistema não ganha massa com o desenvolvimento de frutos, uma vez que o micélio que compõe o corpo dos cogumelos é basicamente o micélio da rede micelial, mais micélio criado pelo metabolismo dos nutrientes do subtrato que já estão lá acrescido de água disponível no substrato que se mantém em quantidade mais ou menos constante se nós imaginarmos que repomos com algumas borrifadas apenas o que foi perdido pela evaporação. Portanto eu imagino que não há grandes variações no peso de um substrato entre o aniversário e o amadurecimento dos frutos. Eu cheguei até mesmo a averiguar isso no meu cultivo in vitro, mas como era um pequeno substrato, pode ser que eu tenha desprezado alguma variação... mas a lógica me diz que se há alguma diferença entre a massa inicial e a final ela seria um diferença negativa (pelo metabolismo do substrato) e não positiva (exceto se houver um acréscimo de água superior a evaporação, mas no caso dessa discussão vamos desprezar essas possibilidades e focar no que você está sugerindo).
 
Na verdade, Agarikon, esse método sugerido por você não faz sentido. O sistema não ganha massa com o desenvolvimento de frutos, uma vez que o micélio que compõe o corpo dos cogumelos é basicamente o micélio da rede micelial, mais micélio criado pelo metabolismo dos nutrientes do subtrato que já estão lá acrescido de água disponível no substrato que se mantém em quantidade mais ou menos constante se nós imaginarmos que repomos com algumas borrifadas apenas o que foi perdido pela evaporação. Portanto eu imagino que não há grandes variações no peso de um substrato entre o aniversário e o amadurecimento dos frutos. Eu cheguei até mesmo a averiguar isso no meu cultivo in vitro, mas como era um pequeno substrato, pode ser que eu tenha desprezado alguma variação... mas a lógica me diz que se há alguma diferença entre a massa inicial e a final ela seria um diferença negativa (pelo metabolismo do substrato) e não positiva (exceto se houver um acréscimo de água superior a evaporação, mas no caso dessa discussão vamos desprezar essas possibilidades e focar no que você está sugerindo).

@Malahov pode até ser que a minha informação seja imprecisa. Mas ela faz sentido sim!

Você disse que notava aumento de massa nos cogumelos do momento da quebra do véu até o amadurecimento. Eu questionei isso pois tivemos 15 minutos de aula do Stamets dedicado a esse assunto onde ele dizia que não havia ganho de massa do momento que o cogumelo estava pronto com o chapéu virado para dentro, até o chapéu se abrir inteiro.

Por isso fiquei imaginando como foi que você observou esse aumento de massa, e eu confesso que deveria ter colocado "acho que" na frente da minha afirmação que você contestou pois de fato não tenho certeza se funcionaria.

Mesmo assim tenho a impressão que do aniversário ao momento que chamo de ideal haverá sim um aumento de massa... até por que até onde eu sei os cogumelos não pesam extamente o que consomem do substrato. Vale uma experiência para averiguar.

De qualquer forma esse era o ponto menos importante da mensagem que tentei passar:

Se não vai fazer carimbos não tem porque deixar eles esporularem. Isso pode significar dias de diferença na durabilidade do cogumelo fresco o que pode significar para um iniciante perder a janela de oportunidade de ter sua experiência e perder seus cogumelos para o tempo. Faz sentido?

Além disso uma estrutura celular mais aberta também facilita a decomposição das triptaminas como a psilocibina e a psilocina, compostos relativamente sensíveis a oxidação o que significa que os cogumelos perderão suas qualidades mais facilmente com o tempo.

De todos os posts que vi a respeito do assunto citados por @PsychoEvie nenhum tocava na questão durabilidade que é básica como potência. Mesmo assim ninguém reconheceu o post como útil.

Não estou aqui pelo reconhecimento pessoal, isso não me interessa, mas só vale a pena colaborar se as idéias forem absorvidas pelo que podem adicionar e não tratadas simplesmente como informação repetida, no caso não sendo.
 
Mas ela faz sentido sim!
Eu acho que talvez você não entendeu minha colocação, mas em linhas gerais o que estou dizendo é que o terrário é um sistema mais ou menos fechado, portanto quando os frutos se desenvolvem não há como a massa do terrário em si aumentar (e sim, diminuir, já que energia é queimada, inclusive em forma de calor), uma vez que os frutos são resultado do metabolismo do próprio substrato. Então não há como aferir a massa dos frutos pesando o substrato, é ilógico.
Sobre o ganho de massa, pode ser que seja apenas ganho de volume, a minha afirmação é apenas fruto de observação, de "percepção" e não sei se é real. É difícil para mim imaginar que não há ganho de massa entre essas duas fotos:
IMG_8083.JPG IMG_8085.JPG
(Odeio colher o cogumelo nesse ponto da foto, mas às vezes a gente não tem como colher no ponto que gostaria, porque não está em casa e acontece essas :poop::poop:)
Se não vai fazer carimbos não tem porque deixar eles esporularem.
Eu acho que isso é bem difundido pelo fórum, sempre recomendamos a colheita antes da esporulação e eu concordo plenamente, especialmente em cultivos sem camada de casing. Observe que eu não acho que cogumelos devam ser colhidos após abrirem o chapéu, por isso mesmo eu afirmei que o faço puramente por motivos estéticos e não práticos. Sinceramente, eu nunca olhei para o tema do ponto de vista da duração dos frutos colhidos, mas faz sentido sim.
Agora sobre você ficar aborrecido de alguma forma, não acho que valha a pena. Continue compartilhando seu conhecimento, mesmo que não ganhe ratings de 'útil'. Só de estarmos discutindo o tema aqui já vale a pena, até porque boa parte do fórum é composto de 'telespectadores' que absorvem as informações sim, mesmo que nunca postem nada.
 
Última edição:
Não me aborreci de forma nenhuma @Malahov ! Achei que o tópico foi um pouco mais contestado do que analisado o que acaba atrapalhando a assimilação de pontos importantes no que escrevi! Principalmente pelos novatos. :)

Vou fazer a experiência do peso quando tiver tempo!

Abraços!
 
O que eu entendi dessa discussão de vocês dois (e da primeira resposta do Agarikon) é que não há como pesar os cogumelos antes e depois da abertura do véu, para comparar as massas, pois seria necessário arrancá-los do bolo (assim parando o desenvolvimento).

A pergunta correta é: se há ganho de massa, então eles ficam mais pesados depois que o chapéu abre? Ganhar massa/peso é diferente de apenas aumentar o volume, o que faria os cogumelos ficarem menos densos.
E tem ainda a questão se o eventual ganho de massa incluiria massa real (seca) ou apenas mais água, o que não seria vantagem nenhuma.

O problema é que não há como responder a essa pergunta, nem mesmo pesando os bolos inteiros, porque manter a mesmíssima umidade no bolo, mesmo em um período de poucas horas, é muito difícil, para não dizer impossível.

E... aumento de massa não é o que realmente nos interessa, e sim a quantidade total de princípio ativo no fruto (concentração, "potência"). ;) Que deve ser no que se baseia a recomendação do Stamets.

Eu sigo a tradição de colher assim que rompem o véu. Primeiro para ter alguma consistência, e segundo porque acho que chapéus abertos tem gosto mais amargo, e fazem mais sujeira no terrário e na secagem. Só deixo os chapéus abrirem quando vou fazer carimbos (ou quando perco o ponto). Mas prefiro colher antes do que depois.
 
Essa postagem tem tudo a ver com meus cultivos. :LOL: Acho que dos cultivadores ativos no CM no momento sou o que mais deixa claro que não se importa que os cogumelos esporulem, pois prefiro o ganho de biomassa entre o começo de rasgar o véu e o fim da abertura do chapéu, que é observada, à eventual queda da psilocibina até antes de esporular, que não tem comprovação ainda. Neste caso, sua afirmação que a perda de potência após esporular seja grande me foi útil em repensar não deixar demais depois de esporular, ou ter mais zelo pra não esporular.

Além disso outros fatores influem nessa minha decisão de "não evitar a todo custo que esporulem", como cultivar em garrafas pets isoladas entre si e sem sistemas automatizados. Os cogumelos amontoados protegem boa parte do micélio, além de outros aspectos.

Pra mim na verdade o ideal é colher antes de esporularem, mas tem um fator prático também. Gosto de colher tudo junto, então na verdade eu espero no flush os mais atrasados (desde que não sejam pinos) amadurecerem também. A ideia é que se perdi psilocibina em um, ganharei mais nos demais que cresceram vertiginosamente, e que por vezes teriam de ser colhidos juntos (como no caso da base em comum) numa biomassa que poderia ter sido a metade.

Agora, no caso de crescer um cogumelo isolado ou tudo juntinho rasgar junto, dou preferência a colher logo ou observar se haverá bom crescimento antes de terminar de abrir o véu, mas prefiro pegar enquanto ainda estão robustos.

E enfim como eu tenho já um método de secagem e conservação certo, a fragilidade maior dos maduros não me afeta.

:teo_seta_direita: Agora que fique bem claro pros que estão iniciando que sigam a recomendação geral assumida no fórum de colher entre o rasgar e antes de esporular ou de terminar de abrir. Minha situação é bem peculiar (cultivos em garrafas, preferência por colher tudo junto e não um por um na medida que rasgam o véu, sistema de secagem funcional, experiência prévia em colher na hora recomendada, desimportância estética dos frutos e dos bolos que podem ser revirados enquanto houver micélio visível, etc.).

Por fim, esse tópico me deu a ideia de fazer uns experimentos em relação ao peso seco de dois cogumelos colhidos no mesmo terrário numa mesma onda, mas em momentos de amadurecimento diversos, pra testar se há influência no percentual em relação ao peso fresco. :bigode:
 
Última edição:
Back
Top