Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Qual a probabilidade de dar errado depois da pinagem?

pessoa.passaro

Esporo
Cadastrado
12/10/2019
7
1
23
Estou no meu primeiro cultivo e inoculei 3 copos com uma seringa de 5ml de Cubensis TKSSS que comprei pela internet, dos 3 copos, só um colonizou 100% em 20 dias. Peguei o bolo de micélio e coloquei pra frutificar no método de casing e, após 12 dias, começou a pinagem.
Agora o micélio ta todo pinado, aparecendo pins tanto nos lados como no meio do casing, consigo até ver umidade nas paredes do pote. A temperatura deve estar em torno de 27°C dentro do terrário.
Ja to no quarto dia após o aparecimento dos pins, mas ate agora eles não apresentam sinal de desenvolvimento.
O que pode ser?
 
A temperatura eu acho que tá um pouco alta, o ideal era que essa fosse a temperatura para colonização, mas eu não sei a que temperatura vc colonizou. Daí então se essa fosse deveria cair mais uns 2 ou 5 para a frutificação, mas te aconselho a aguardar mais um pouco para tentar ver algum sinal de desenvolvimento. Os bolos tem que ter a temperatura reduzida depois da colonização para que possam frutificar sem empecilho, tenta reduzir ela.

Tenta deixar postado como tá a temperatura, a umidade, e como que tá o seu terrário se vc não vê progresso, e qual o substrato, se vc já comprou pronto, enfim. Aí vc já vai ter uma base do o que possa ser antes de aguardar mais pra ver se progride 😉

Mas de qualquer forma é natural o imprevisto do contratempo e é muito relativo 😏
 
Upvote 0
Seria bom você colocar foto do seu território.
Fica difícil sem saber do projeto.

Precisa explicar como montou o casing e todas as especificações.

27°C tá tranquilo. Ultimamente tenho cultivado até em 30°C sem problemas.
Apenas para iniciar a pinagem é bom uma queda de temperatura.

Depois disso o ideal é até 28°C, mas um pouco mais alto não comprometerá o cultivo.
 
Upvote 0
Certamente Watson !!!:cool:
A queda para ativar a frutificaçao e necesaria..

Temperaturas altas normais de cada regiao o unico que faz e incidir um pouco na quantidade de frutos...

Sempre bom adaptar os cultivos nas estaçoes do ano que mais favorecem...

Abç
 
Upvote 0
Seria bom você colocar foto do seu território.
Fica difícil sem saber do projeto.

Precisa explicar como montou o casing e todas as especificações.

27°C tá tranquilo. Ultimamente tenho cultivado até em 30°C sem problemas.
Apenas para iniciar a pinagem é bom uma queda de temperatura.

Depois disso o ideal é até 28°C, mas um pouco mais alto não comprometerá o cultivo.
Não tem como tirar foto do terrário, porque to usando so a câmera do notebook. Já é 12° dia após a pinagem e meus pins apresentam um crescimento extremamente lento, mas ainda sim com evolução diária. Devo desistir ou continuo alimentando a esperança?
Não sei se da pra ver direito, mas alguns pins que nasceram na lateral já abortaram (ficaram com o chapéu bem pretinho). Mas no sexto ou sétimo dia, apareceram novos pins (já parecem até cogumelinhos), que tem uma aparência saudável, são justamente os que apresentam o crescimento lento, porém, diário.
Me ajuda ai galera, to com medo do meu cultivo não da certo de jeito nenhum. :(
 

Anexos

  • WIN_20191017_16_46_18_Pro.jpg
    WIN_20191017_16_46_18_Pro.jpg
    219.1 KB · Visualizações: 37
  • WIN_20191017_16_46_29_Pro.jpg
    WIN_20191017_16_46_29_Pro.jpg
    119.2 KB · Visualizações: 35
  • WIN_20191017_16_46_34_Pro.jpg
    WIN_20191017_16_46_34_Pro.jpg
    116.2 KB · Visualizações: 36
Upvote 0
Fica bem difícil ver pela foto.
Quanto tempo esse casing ficou incubando após a montagem?
No primeiro post diz 12 dias para iniciar pinagem, mas deixou fechado para colonizar antes?

Me parece exageradamente seco.
Tente aumentar a umidade.

Como é feita a troca de ar?
O terrário é um aquario de vidro.
Tem uma bomba de aquario dentro de um copo de uísque com água e um termostato.
O aquário ta vedado com uma tampa, na tampa do aquario tem um furo grande com algodão acrílico tapando.
Agora qur tu falou entendi completamente o motivo da demora no crescimento.
todas as vezes que borrifo morna nas paredes do terrário, no dia seguinte os cogumelos apresentam um crescimento melhor.
Posso borrifar água em cima do micélio, depois de ferve-la e deixar esfriar?
 
Upvote 0
Não. Se jogar água nos pins, eles morrem. Água acumulada faz mal.

Continue fazendo o que está dando certo, borrifar águas nas paredes. Se fizer isso 3x ao dia, pode até deixar sem a bomba - o borrifo é suficiente.
Valeu pela ajuda.
Borrifei agua destilada 4 vezes ao dia nas paredes do terrário e apesar de terem passado muito tempo sem apresentar desenvolvimento, meus pins retomaram o crescimento.
(os cogus só ficaram meio caidinhos kkkk)
No próximo ciclo vou executar os passos de uma maneira mais eficiente, com umidificador de ar.
 

Anexos

  • DSC_0000014.jpg
    DSC_0000014.jpg
    29.2 KB · Visualizações: 30
  • DSC_0000017.jpg
    DSC_0000017.jpg
    35.7 KB · Visualizações: 33
  • DSC_0000019.jpg
    DSC_0000019.jpg
    35.9 KB · Visualizações: 29
Upvote 0
Back
Top