Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Qual a Diferença entre Taoísmo e Budismo?

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
Olá a todos. Sei que temos um tópico sobre Budismo e outro sobre Taoísmo. Mas acho que o tema deste tópico não deve estar exclusivamente em nenhum dos dois tópicos, mas sim num tópico próprio, pois trata das diferenças entre ambas doutrinas e religiões.

Recentemente, tenho assistido diversas séries chinesas de fantasia que tratam de honra, gentileza, karma, cultivo... e isso tem me chamado a atenção pro Taoísmo em especial, mais que o Budismo, e tenho integrado o "Caminho" na minha vida aos poucos, em especial pra ajudar na busca com os cogumelos. Mas eu ainda não entendi direito exatamente a diferença entre eles. O que o Taoísmo parece me trazer, no entanto, é um lado mais pragmático da vivência de seus princípios.

Então, é isso. Alguém (ou mais de um) pode trazer aqui as diferenças (e talvez semelhanças) entre Taoísmo e Budismo?
 
Uma diferença fundamental, além das apresentações dos ensinamentos?

O Taoísmo é eternalista, quer dizer, crê em uma essência imutável ou consciência eterna, separada do corpo e da mente. A partir dessa consciência os seres e fenômenos surgiriam. Há discussões se os taoístas são monoteístas ou politeístas.

E o Budismo nega uma consciência ou essência separada do corpo e da mente. São anatman, ou não self. Não eu. Não há uma consciência fixa e imutável do ser. Tudo depende de causas e condições, e inclusive nos agregados de corpo e mente esse "eu" não pode ser encontrado (pelo menos segundo a maior parte das escolas budistas).
 
Back
Top