Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Quais são as regiões onde vocês já encontraram amanitas? (cidade/estado)

Dhemerson

Primórdia
Cadastrado
24/02/2012
28
32
30
Rio Claro- SP
Peço a ajuda de todos vocês para fazer um mapeamento de ocorrência com os dados recebidos.
 
Última edição:
Peço a ajuda de todos vocês para fazer um mapeamento de ocorrência com os dados recebidos.
O mapa será disponibilizado para auxiliar todos nós em futuras caçadas!


Que tal você ler o sub-fórum de caçadas de amanitas e anotar os locais?
 
No momento estou fazendo isto, porém, creio que existam pessoas das quais não existem publicações no sub-forum mas possuem informações que possam contribuir com a pesquisa.
Se achar justo, peço desculpas pelo tópico criado indevidamente.
 
No momento estou fazendo isto, porém, creio que existam pessoas das quais não existem publicações no sub-forum mas possuem informações que possam contribuir com a pesquisa.



Já pensou que estas supostas pessoas podem não logar há anos? E mesmo que estejam ativas atualmente no fórum, se não postaram nada na época porque iriam se incomodar em compartilhar as informações agora?

Boa sorte no seu levantamento ...
 
É permitido falar sobre a cidade/estado onde são encontrados, porém proibida a indicação de locais especificos...

Apenas esta informação, porém, é menos útil do que as descrições de habitats onde eles podem ser encontrados (em quais tipos de florestas, sob que condições, etc.).

Também tenho a impressão que não é o tipo de informação que se quer ter compartilhada, em aberto e de fácil acesso, no fórum - por questões éticas e econômicas.

Só meus R$ 0,02.

Paz!
 
Eu já tenho um site pronto com um mapa colaborativo sobre locais específicos de coleta de Amanitas e Psilocybes, mas não acho uma boa colar o link aqui no fórum. Se estiver interessado, me envie uma mensagem privada que eu lhe passo o link.

Amanitas são bastante comuns em regiões com um inverno bem frio e com florestas de pinus. Algumas nascem em regiões quentes, mas é raro.
 
Apenas esta informação, porém, é menos útil do que as descrições de habitats onde eles podem ser encontrados (em quais tipos de florestas, sob que condições, etc.).



Na verdade basta esta informação, que já é bastante conhecida.

São encontrados associados a Pinus, no inverno (temperaturas abaixo de 20º) e após alguns dias de chuva e/ou umidade elevada.

Acrescentar o município seria apenas um detalhe. Mas como já disse antes as informações estão aí pelo fórum para quem quiser compilá-las e listar.
 
Na verdade basta esta informação, que já é bastante conhecida.
São encontrados associados a Pinus, no inverno (temperaturas abaixo de 20º) e após alguns dias de chuva e/ou umidade elevada.

Acrescentar o município seria apenas um detalhe. Mas como já disse antes as informações estão aí pelo fórum para quem quiser compilá-las e listar.

Entendo a colocação e a respeito.
Mas pelo que eu vejo, muita gente cria uma certa "resistência" quando o assunto é transmitir dados sobre tal. Tribos indígenas se mostram mais colaborativas com trabalhos antropológicos do que o pessoal da micologia com relação aos fungos.
É isso o que eu não entendo, respeito a opinião de cada um e sua individualidade, mas simplesmente não faz sentido.
Ninguém pediu ponto exato, coordenadas UTM... É um levantamento referencial, todos sabemos que ocorrem em florestas de pinus, mas existem pontos e pontos que devem ser levados em consideração e como eu não consigo estar em todos os lugares ao mesmo tempo; pedi ajuda.
Mas infelizmente é uma barreira que a micologia enfrenta hoje em dia, diferente de todas as outras áreas da ciência; existe uma individualização, ninguém quer que seja difundido e estudado.
Egoísmo? talvez sim, talvez não. Deixo a pergunta pra vocês, porque eu sinceramente não entendo.

O objetivo do mapeamento não é elaborar um "mapa" de coleta e sim um mapa de ocorrência e peculiaridades de cada local, entender o porque ocorrem em tal, de onde vieram, porque vieram...
 
O objetivo do mapeamento não é elaborar um "mapa" de coleta e sim um mapa de ocorrência e peculiaridades de cada local, entender o porque ocorrem em tal, de onde vieram, porque vieram...



E esse mapa você pode fazer. É só compilar as informações.

Entretanto parece que você quer que outros users façam o mapa para você.
 
E esse mapa você pode fazer. É só compilar as informações.
Entretanto parece que você quer que outros users façam o mapa para você.

Não conheço uma só pessoa que tenha feito uma coisa sequer sem antes consultar pessoas que tenham mais conhecimento que ela na área.
Vim até aqui e pedi ajuda, pois meus dados ainda que presentes são escassos, caso alguém queira colaborar, fico no aguardo.
 
Não conheço uma só pessoa que tenha feito uma coisa sequer sem antes consultar pessoas que tenham mais conhecimento que ela na área.



A consulta já foi feita e respondida.

Deixe-me detalhar para você:

- Vá até a seção
Caçada
- Verifique os tópicos. Por exemplo, pelo tópico Primeiro Achado (Cunha-SP) você já pode marcar Cunha-SP no seu mapa.
- E assim por diante.

Capice? É só por as mãos à obra e fazer o levantamento. Quem sabe depois que você montar uma base razoável as pessoas comecem a informar e colaborar de forma espontânea?
 

A consulta já foi feita e respondida.

Deixe-me detalhar para você:

- Vá até a seção
Caçada
- Verifique os tópicos. Por exemplo, pelo tópico Primeiro Achado (Cunha-SP) você já pode marcar Cunha-SP no seu mapa.
- E assim por diante.

Capice? É só por as mãos à obra e fazer o levantamento. Quem sabe depois que você montar uma base razoável as pessoas comecem a informar e colaborar de forma espontânea?

Obrigado.
Você acha que seria uma boa ideia disponibilizar o mapa no forum?
 
Obrigado.
Você acha que seria uma boa ideia disponibilizar o mapa no forum?


Não discutimos locais específicos de coleta, mas a nível de município está liberado.

Você pode fazer por UF e dentro de cada UF os municípios. A manutenção pode ser trabalhosa, mas depois da primeira versão feita pensa-se nisso.
 
Não discutimos locais específicos de coleta, mas a nível de município está liberado.

Você pode fazer por UF e dentro de cada UF os municípios. A manutenção pode ser trabalhosa, mas depois da primeira versão feita pensa-se nisso.

Muito obrigado pelo esclarecimento.
 
Paz e Luz Dhemerson!!!
Aqui na minha cidade encontrei pela primeira vez. CUNHA-SP
Essa foto é de ontem (20./05/2014)!!!!!!!
Abraço!
 

Anexos

  • 10382267_10203816888893499_7855613530988442568_o.jpg
    10382267_10203816888893499_7855613530988442568_o.jpg
    267.8 KB · Visualizações: 38
Peço a ajuda de todos vocês para fazer um mapeamento de ocorrência com os dados recebidos.
Sou de Osório-Rio Grande Do Sul... Aki tem muitos... Comecei a me enteressar este ano e já conheci umas 5 pessoas q já se encontraram com as sagradas... Este ano sera minha vez ... Good Vibes

Paz e Luz Dhemerson!!!
Aqui na minha cidade encontrei pela primeira vez. CUNHA-SP
Essa foto é de ontem (20./05/2014)!!!!!!!
Abraço!

Lindaaas ... Você acha que um local com mais ou menos 300metros quadrados de pinos pode sair umas amanitas? As arvores tem mais ou menos 2m de distancia uma da outra... Quem puder responder agradeço...
 
Última edição por um moderador:
Back
Top