Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Psilocibina - efeitos básicos

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,044
5
98
Temos alguns bons tópicos sobre os efeitos fisiológicos, psicológicos e outros da psilocibina, como Psilocybin - Brochura ou apostila do investigador e Farmacologia da psilocibina - tradução de uma revisão de Passie et all. (2002), além, é claro, do sub-fórum de experiências e outros vários tópicos interessantes.

Mas hoje estava lendo esse verbete da Wikipedia em inglês e achei bem explicado e bem referenciado. Talvez o pessoal iniciante ache mais amigável informações concisas como essas da Wiki.

Traduzido em 22/10/2015. A versão atual pode ser consultada em Psilocybin - Wikipedia.


Efeitos

Os efeitos da psilocibina são altamente variáveis e dependem do estado mental e do ambiente em que o experimentador tem a experiência, fatores comumente referidos como set e setting. No início da década de 1960 Timothy Leary e seus colegas na Universidade de Harvard investigaram a influência do set e do stting sobre os efeitos da psilocibina. Eles administraram a droga a 175 voluntários de diversas origens num ambiente planejado para ser semelhante a uma sala de estar confortável. Noventa e oito dos participantes receberam questionários para avaliar as suas experiências e a contribuição do fundo e fatores situacionais. Os indivíduos que tiveram experiência com a psilocibina antes do estudo relataram experiências mais agradável do que aqueles para quem a droga era novidade. O tamanho do grupo, a dosagem, a preparação e a expectativa foram determinantes importantes na resposta à droga. Em geral, aqueles colocados em grupos de mais de oito indivíduos sentiram que os grupos foram menos favoráveis, e as suas experiências foram menos agradáveis. Por outro lado, grupos menores (menos de seis indivíduos) eram vistos como mais favoráveis. Os participantes também relataram ter reações mais positivas com a droga nesses grupos. Leary e seus colegas propuseram que a psilocibina aumenta a sugestionabilidade, tornando o indivíduo mais receptivo às interações interpessoais e estímulos ambientais. [5] Estas conclusões foram afirmados em uma revisão posterior por Jos ten Berge (1999), que concluiu que a dosagem, set e setting foram fatores fundamentais para determinar o resultado de experimentos que testaram os efeitos das drogas psicodélicas sobre a criatividade de artistas. [6]

Depois de ingerir a psilocibina uma ampla gama de efeitos subjetivos pode ser experimentada: sentimentos de desorientação, letargia, vertigem, euforia, alegria e depressão. Cerca de um terço dos usuários relatam sentimentos de ansiedade ou paranóia. [7] Doses baixas da droga podem induzir efeitos alucinatórios. Alucinações de olhos fechados podem ocorrer, nas quais o indivíduo afetado vê formas geométricas multicoloridas e sequências imaginativas vivas. [8] Algumas pessoas relatam ter sinestesia, tais como sensações táteis ao exibir cores. [9] Em doses mais elevadas, a psilocibina pode levar a "intensificação das respostas afetivas, maior capacidade para a introspecção, a regressão ao pensamento primitivo e infantil, e ativação da memória viva traça com conotações emocionais pronunciadas ". [10] Alucinações visuais de olhos abertos são comuns, e podem ser muito detalhadas, embora raramente confundidas com a realidade [8].

Um estudo prospectivo de 2011 por Roland R. Griffiths e seus colegas sugerem que uma única dose alta de psilocibina pode causar mudanças de longo prazo na personalidade de seus usuários. Cerca de metade dos participantes do estudo - descritos como saudáveis ", espiritualmente ativos", e muitos com pós-graduação - mostrou um aumento na dimensão da personalidade de abertura (avaliada por meio do Inventário revisto de Personalidade NEO), e este efeito positivo foi evidente mais do que um ano após a sessão com psilocibina. De acordo com os autores do estudo, a descoberta é importante porque "nenhum estudo prospectivo demonstrou mudança de personalidade em adultos saudáveis após um evento discreto experimentalmente manipulado." [11] Embora outros pesquisadores tenham descrito o uso de drogas psicodélicas que conduzem a novos entendimentos psicológicos e percepções pessoais [12], não se sabe se estes resultados experimentais podem ser generalizados para populações maiores [11].

Efeitos físicos

Respostas comuns incluem: dilatação da pupila (93%); alterações do ritmo cardíaco (100%), incluindo aumentos (56%), diminuição (13%) e respostas variáveis (31%); alterações na pressão arterial (84%), incluindo hipotensão (34%), hipertensão (28%) e instabilidade geral (22%); mudanças no reflexo de estiramento (86%), incluindo aumentos (80%) e diminuições (6%); náuseas (44%); tremor (25%); e dismetria (16%) (incapacidade de adequadamente dirigir ou limitar movimentos). [nb 2] Os aumentos temporários na pressão sanguínea causados pela droga podem ser um fator de risco para usuários com hipertensão pré-existente. [8] Estes efeitos somáticos qualitativos causados pela psilocibina foram corroboradas por diversos estudos clínicos iniciais. [14] Uma pesquisa da revista de frequentadores do clube no Reino Unido de 2005 descobriu que náusea ou vômito foram experimentados por mais de um quarto das pessoas que tinham usado cogumelos alucinógenos no último ano, embora deste efeito ser causado pelo cogumelo em vez da psilocibina em si. [7] Num estudo, a administração de dosagens gradativamente maiores de psilocibina, diariamente, durante 21 dias não teve nenhum efeito mensurável sobre os níveis de eletrólitos, os níveis de açúcar no sangue, ou ensaios de toxicidade hepática. [1]

Distorções da percepção

A psilocibina é conhecida por influenciar fortemente a experiência subjetiva da passagem do tempo. [15] Os usuários muitas vezes se sentem como se o tempo estivesse retardado, resultando na percepção de que "minutos parecem ser horas" ou "o tempo está parado". [16 ] Estudos têm demonstrado que a psilocibina prejudica significativamente a capacidade dos indivíduos para medir intervalos de tempo mais longos do que 2,5 segundos, prejudica a sua capacidade para sincronizar a intervalos entre batimentos de mais de 2 segundos, e reduz a sua taxa de ritmo preferido. [16] [17] Estes resultados são consistentes com o papel da droga de afetar a atividade do córtex pré-frontal, [18] e do papel conhecido que o córtex pré-frontal desempenha na percepção do tempo. [19] no entanto, a base neuroquímica dos efeitos da psilocibina na percepção do tempo não são conhecidos com certeza. [20]

Usuários que têm uma experiência agradável podem sentir uma sensação de conexão com os outros, a natureza e o universo; outras percepções e emoções muitas vezes também são intensificada. Usuários que têm uma experiência desagradável (a "bad trip") descrevem uma reação acompanhada por medo, outros sentimentos desagradáveis, e, ocasionalmente, por comportamento perigoso. Em geral, a expressão "bad trip" é usado para descrever uma reação que se caracteriza principalmente pelo medo ou outras emoções desagradáveis, não apenas a experimentação transitória de tais sentimentos. Uma variedade de fatores pode contribuir para um usuário de psilocibina experimentar uma bad trip, incluindo "viajar" durante um perído em que esteja físico ou emocionalmente deprimido, ou em um ambiente não favorável (ver: set e setting). Ingerir psilocibina em combinação com outras drogas, incluindo álcool, também pode aumentar o risco de uma bad trip. [7] [21] Além da duração da experiência, os efeitos de psilocibina são semelhantes às dosagens comparáveis de LSD ou mescalina. No entanto, na Enciclopédia Psychedelics, o autor Peter Stafford observou: "A experiência com psilocibina parece ser mais quente, não tão vigorosa e menos isolante. Ela tende a construir conexões entre as pessoas, que geralmente ficam muito mais comunicativas do que quando usam LSD." [22]


Referências desse trecho, para quem se interessar em pesquisar as fontes:

[1] Passie T, Seifert J, Schneider U, Emrich HM. (2002). "The pharmacology of psilocybin". Addiction Biology 7 (4): 357–64. doi:10.1080/1355621021000005937. PMID 14578010

[5] Leary T, Litwin GH, Metzner R. (1963). "Reactions to psilocybin administered in a supportive environment". Journal of Nervous and Mental Disease 137 (6): 561–73. doi:10.1097/00005053-196312000-00007. PMID 14087676.

[6] Berge JT. (1999). "Breakdown or breakthrough? A history of European research into drugs and creativity". Journal of Creative Behavior 33 (4): 257–76. doi:10.1002/j.2162-6057.1999.tb01406.x. ISSN 0022-0175.

[7] van Amsterdam J, Opperhuizen A, van den Brink W. (2011). "Harm potential of magic mushroom use: a review" (PDF). Regulatory Toxicology and Pharmacology 59 (3): 423–9. doi:10.1016/j.yrtph.2011.01.006. PMID 21256914.

[8] Hasler F, Grimberg U, Benz MA, Huber T, Vollenweider FX. (2004). "Acute psychological and physiological effects of psilocybin in healthy humans: a double-blind, placebo-controlled dose-effect study". Psychopharmacology 172 (2): 145–56. doi:10.1007/s00213-003-1640-6. PMID 14615876.

[9] Ballesteros et al. (2006), p. 175.

[10] Studerus E, Kometer M, Hasler F, Vollenweider FX. (2011). "Acute, subacute and long-term subjective effects of psilocybin in healthy humans: a pooled analysis of experimental studies". Journal of Psychopharmacology 25 (11): 1434–52. doi:10.1177/0269881110382466. PMID 20855349.

[11] MacLean KA, Johnson MW, Griffiths RR. (2011). "Mystical experiences occasioned by the hallucinogen psilocybin lead to increases in the personality domain of openness". Journal of Psychopharmacology 25 (11): 1453–61. doi:10.1177/0269881111420188. PMC 3537171. PMID 21956378.

[12] Frecska E, Luna LE. (2006). "The adverse effects of hallucinogens from intramural perspective" (PDF). Neuropsychopharmacolia Hungarica 8 (4): 189–200. PMID 17211054.

[14]
Isbell H. (1959). "Comparison of the reactions induced by psilocybin and LSD-25 in man". Psychopharmacologia 1 (1): 29–38. doi:10.1007/BF00408109. PMID 14405870.

Hollister LE, Prusmack JJ, Paulsen A, Rosenquist N. (1960). "Comparison of three psychotropic drugs (psilocybin, JB-329, and IT-290) in volunteer subjects". Journal of Nervous and Mental Disease 131 (5): 428–34. doi:10.1097/00005053-196011000-00007. PMID 13715375.

Malitz S, Esecover H, Wilkens B, Hoch PH. (1960). "Some observations on psilocybin, a new hallucinogen, in volunteer subjects". Comprehensive Psychiatry 1: 8–17. doi:10.1016/S0010-440X(60)80045-4. PMID 14420328.

Rinkel M, Atwell CR, Dimascio A, Brown J. (1960). "Experimental psychiatry. V. Psilocybine, a new psychotogenic drug". New England Journal of Medicine 11 (262): 295–7. doi:10.1056/NEJM196002112620606. PMID 14437505.

Parashos AJ. (1976). "The psilocybin-induced "state of drunkenness" in normal volunteers and schizophrenics". Behavioral Neuropsychiatry 8 (1–12): 83–6. PMID 1052267.

[15] Heimann H. (1994). "Experience of time and space in model psychoses". In Pletscher A, Ladewig D (eds.). 50 Years of LSD. Current Status and Perspectives of Hallucinogens. New York, New York: The Parthenon Publishing Group. pp. 59–66. ISBN 1-85070-569-0.

[16] Wittmann M, Carter O, Hasler F, Cahn BR, Grimberg U, Spring P, Hell D, Flohr H, Vollenweider FX. (2007). "Effects of psilocybin on time perception and temporal control of behaviour in humans". Journal of Psychopharmacology (Oxford) 21 (1): 50–64. doi:10.1177/0269881106065859. PMID 16714323.

[17] Wackermann J, Wittmann M, Hasler F, Vollenweider FX. (2008). "Effects of varied doses of psilocybin on time interval reproduction in human subjects". Neuroscience Letters 435 (1): 51–5. doi:10.1016/j.neulet.2008.02.006. PMID 18325673.

[18] Carter OL, Burr DC, Pettigrew JD, Wallis GM, Hasler F, Vollenweider FX. (2005). "Using psilocybin to investigate the relationship between attention, working memory, and the serotonin 1A and 2A receptors". Journal of Cognitive Neuroscience 17 (10): 1497–508. doi:10.1162/089892905774597191. PMID 16269092.

[19] Harrington DL, Haaland KY. (1999). "Neural underpinnings of temporal processing: a review of focal lesion, pharmacological, and functional imaging research". Reviews in the Neurosciences 10 (2): 91–116. doi:10.1515/REVNEURO.1999.10.2.91. PMID 10658954.

[20] Coull JT, Cheng R-K, Meck WH. (2011). "Neuroanatomical and neurochemical substrates of timing". Neuropsychopharmacology Reviews 36 (1): 3–25. doi:10.1038/npp.2010.113. PMC 3055517. PMID 20668434.

[21] Attema-de Jonge ME, Portier CB, Franssen EJF. (2007). "Automutilatie na gebruik van hallucinogene paddenstoelen" [Automutilation after consumption of hallucinogenic mushrooms]. Nederlands Tijdschrift voor Geneeskunde (in Dutch) 151 (52): 2869–72. PMID 18257429.

[22] Stafford (1992), p. 273.


[nb 2] Percentages are derived from a non-blind clinical study of 30 individuals who were given a dosage of 8–12 milligrams of psilocybin; from Passie (2002),[1] citing Quentin (1960).[13]
 
Última edição:
Traduzido em 25/10/2015. A versão atual pode ser consultada em https://en.wikipedia.org/wiki/Psilocybin.


Toxicidade

A toxicidade da psilocibina é baixa. Em ratos, a dose letal média (DL50), quando administrada por via oral, é de 280 miligramas por quilograma (mg / kg), aproximadamente uma vez e meia a da cafeína. Quando administrado por via intravenosa em coelhos, a DL50 de psilocibina é de aproximadamente 12,5 mg / kg. [44] A psilocibina corresponde a cerca de 1% do peso de cogumelos Psilocybe cubensis (secos), e portanto, cerca de 1,7 kg (3,7 libras) de cogumelos secos, ou 17 kg (37 lb ) de cogumelos frescos, seria necessária para uma pessoa de 60 kg (130 lb) chegar à DL50 kg de ratos, 280 mg / kg. [7] Com base nos resultados de estudos animais, a dose letal de a psilocibina foi extrapolada para ser de 6 gramas, 1000 vezes maior que a dose efectiva de 6 miligramas [45] O Registo de Efeitos Tóxicos de Substâncias Químicas atribui à psilocibina um índice terapêutico relativamente elevado de 641 (valores mais elevados correspondem a uma melhor perfil de segurança).; Para comparação, os índices terapêuticos de aspirina e nicotina são 199 e 21, respectivamente. [46] A dose letal de toxicidade psilocibina, isolada, é desconhecido em níveis recreativos ou medicinais, e raramente tem sido documentadao - a partir de 2011, apenas dois casos atribuídos a uma overdose de cogumelos alucinogénos (sem uso concomitante de outras drogas) foram relatados na literatura científica, e podem envolver outros fatores além de psilocibina. [7] [nb 4]
 
Traduzido em 27/10/2015. A versão atual pode ser consultada em https://en.wikipedia.org/wiki/Psilocybin.

Psiquiátrico

Reações de pânico podem ocorrer após o consumo de cogumelos contendo psilocibina, especialmente se a ingestão foi acidental ou de alguma forma não esperada. Reações marcadas pela violência, agressão, tentativas de homicídio e suicídio, [49] psicose prolongada semelhante à esquizofrenia, [50] [51] e convulsões [52] têm sido relatadas na literatura. Uma pesquisa de 2005 realizada no Reino Unido revelou que quase um quarto das pessoas que tinham usado cogumelos psilocibina no ano passado tinha experimentado um ataque de pânico. [7] Outros efeitos adversos menos freqüentemente relatados incluem paranóia, confusão, desrealização prolongada (desconexão da realidade ), e mania. [38] O uso de psilocibina pode induzir temporariamente um estado de desordem de despersonalização. [53] Uso por pessoas com esquizofrenia podem induzir estados psicóticos agudos que requerem de hospitalização. [7]

A similaridade dos sintomas induzidos pela psilocibina aos da esquizofrenia fez da droga uma ferramenta de pesquisa útil em estudos comportamentais e de neuroimagens desta desordem psicótica. [54] [55] [56] Em ambos os casos se pensa que os sintomas psicóticos surgem a partir de uma "propagação deficiente da informação sensorial e cognitiva" no cérebro, que acabará por levar a "fragmentação cognitiva e à psicose". [55] Flashbacks (recorrências espontâneas de uma experiência anterior com psilocibina) podem ocorrer muito tempo depois da utilizado cogumelos com psilocibina. Perturbação persistente da percepção por alucinógenos (HPPD) é caracterizada por uma presença contínua de distúrbios visuais semelhantes aos gerados por substâncias psicodélicas. Nem os flashbacks nem o HPPD são comumente associados com o uso de psilocibina, [7] e correlações entre HPPD e psicodélicos são ainda mais obscurecidas pelo uso de múltiplas drogas e outras variáveis. [57]
 
Última edição:
Back
Top