Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Provei excremento micélial

Searyl

Hifa
Membro Ativo
28/11/2019
100
15
27
Alguém já analisou a composição química do excremento micélial existe algum estudo sobre?
Um bolo meu recém aniversáriado secretou pequenas gotículas douradas, eu como um alquimista louco, absorvi 3 gotinhas com um papel e coloquei na ponta da língua e me surpreendi com o gosto adocicado, como se fosse mel.
Seria excremento micélial excesso de açúcares que o micélio secreta devido a absorção de carboidratos?
 
Alguém já analisou a composição química do excremento micélial existe algum estudo sobre?
Um bolo meu recém aniversáriado secretou pequenas gotículas douradas, eu como um alquimista louco, absorvi 3 gotinhas com um papel e coloquei na ponta da língua e me surpreendi com o gosto adocicado, como se fosse mel.
Seria excremento micélial excesso de açúcares que o micélio secreta devido a absorção de carboidratos?


Ô loco meu . Rs
 
é engraçado que a muitosssss anos nossos ancestrais colocam açúcar nas nossas ferias para cicatrizar mais rápido e evitar bactérias.
Muitos de vcs podem achar que sou louco por fazer um experimento desses.
 
é engraçado que a muitosssss anos nossos ancestrais colocam açúcar nas nossas ferias para cicatrizar mais rápido e evitar bactérias.
Muitos de vcs podem achar que sou louco por fazer um experimento desses.

Açucar não alimenta bacterias?
Achava que a galera usava sal pra isso.

E acho bem bacana vc ter as caras de experimentar o excremento e ser curioso quanto a isso. Sem um pouquinho de loucura nada anda pra frente hehe
 
Açucar não alimenta bacterias?
Achava que a galera usava sal pra isso.

E acho bem bacana vc ter as caras de experimentar o excremento e ser curioso quanto a isso. Sem um pouquinho de loucura nada anda pra frente hehe
Depende a quantidade de açúcar.
Geleias são um bom exemplo... Duram muito mais que a fruta in natura.
 
Depende a quantidade de açúcar.
Geleias são um bom exemplo... Duram muito mais que a fruta in natura.


Sem conservante? Acho que a maioria leva né.

Nunca vi usar açúcar pra conservar nada . Já vi sal como o amigo disse ai em cima , carne seca por exemplo .
 
Geléia é uma técnica de conservação de frutas, hoje em dia até se usa conservante pq se usa conservante em tudo, mas ela por sí só é uma forma de conservar.
 
Sem conservante? Acho que a maioria leva né.

Nunca vi usar açúcar pra conservar nada . Já vi sal como o amigo disse ai em cima , carne seca por exemplo .

Nas artesanais não.

Meus vizinhos e meus sogros tem plantação de uva no quintal e sempre vejo eles fazendo suco e geleia.

Nada sobrevive com muito açúcar , nem mesmo o ser humano hahahah
 
Pode crer .


Mas na ferida ? Q doideira.
Era uma prática comum usar mel pra tratar ferimentos... Eu ainda uso pra tratar aftas, e funciona muito bem.
 
Era uma prática comum usar mel pra tratar ferimentos... Eu ainda uso pra tratar aftas, e funciona muito bem.


É pesquisei até vi que rola mesmo . Bacana ! Vivendo e aprendendo!


Edit. É o mel eu tava ligado Mas achei q fosse por outras propriedades dele. Maneiro .
 
Sem conservante? Acho que a maioria leva né.

Nunca vi usar açúcar pra conservar nada . Já vi sal como o amigo disse ai em cima , carne seca por exemplo .
Açucar é usado como conservante tbm, mas é em frutas e produtos doces, assim como o sal em salgados. É muito usado na desidratação das próprias frutas. ☺
Alguém já analisou a composição química do excremento micélial existe algum estudo sobre?
Um bolo meu recém aniversáriado secretou pequenas gotículas douradas, eu como um alquimista louco, absorvi 3 gotinhas com um papel e coloquei na ponta da língua e me surpreendi com o gosto adocicado, como se fosse mel.
Seria excremento micélial excesso de açúcares que o micélio secreta devido a absorção de carboidratos?
O que vc tinha que responder era se deu onda isso sim 😏😀
 
Açucar é usado como conservante tbm, mas é em frutas e produtos doces, assim como o sal em salgados. É muito usado na desidratação das próprias frutas. ☺

O que vc tinha que responder era se deu onda isso sim 😏😀
Quem me dera meu parceiro hahaha
Açucar não alimenta bacterias?
Achava que a galera usava sal pra isso.

E acho bem bacana vc ter as caras de experimentar o excremento e ser curioso quanto a isso. Sem um pouquinho de loucura nada anda pra frente hehe
Exatamente, a aparência da gotinha é muito lidinha, nem senti nojo haha.
 
Última edição:
Açucar não alimenta bacterias?
Achava que a galera usava sal pra isso.

E acho bem bacana vc ter as caras de experimentar o excremento e ser curioso quanto a isso. Sem um pouquinho de loucura nada anda pra frente hehe
O açucar alimenta as bactérias sim, mas em certos casos ele também serve para retirar a umidade e impedir que a mesma se propague sobre o alimento, agora se vc misturar água com açucar aí o efeito já é o contrario pq ele só tem essa ação em níveis baixos de umidade, digamos assim quase zero. Não tenho certeza de tudo que eu falei, mas eu acho que deve ser isso, até pq se colocar sal em alimentos doces eu acho que não serveria tão bem, mas mesmo assim eu acho que eles tbm utilizam, mas em níveis extremamente baixos. Tem um monte de forma de se conservar alimentos, não são só estes, vai de defumação a até utilização de imãs, é só vc dar um google e vc vai achar um monte de coisas a respeito. 😉
 
O açucar alimenta as bactérias sim, mas em certos casos ele também serve para retirar a umidade e impedir que a mesma se propague sobre o alimento, agora se vc misturar água com açucar aí o efeito já é o contrario pq ele só tem essa ação em níveis baixos de umidade, digamos assim quase zero. Não tenho certeza de tudo que eu falei, mas eu acho que deve ser isso, até pq se colocar sal em alimentos doces eu acho que não serveria tão bem, mas mesmo assim eu acho que eles tbm utilizam, mas em níveis extremamente baixos. Tem um monte de forma de se conservar alimentos, não são só estes, vai de defumação a até utilização de imãs, é só vc dar um google e vc vai achar um monte de coisas a respeito. 😉


Tanto que os conservantes são compostos sodicos.

Como foi colocado, o açúcar só serve de conservante em concentração muito alta . Acho que foi essa minha compreensão pelo menos.
 
Engraçado, falando em conservantes...
No Pará, como não tinha geladeira, meu avô usava gordura de porco pra conservar carne, a carne chegava a durar uns 6 meses ou mais, não me lembro como ele fazia, mas dava certo.
É falando em açúcar, acredito que sirva para ferimentos, pq o soro caseiro é unicamente água, sal e açúcar 🧂🍙
 
Caraca, desculpa ai reviver o tópico. Mas o cara tomou xixi de micélio em nome da ciência, não sei se dou os pesamos ou os parabéns. :doente:
 
Back
Top