Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Proposta de clonagem - de: 3º Cultivo com P. cubensis selvagens

Mystic

Hifa
Membro Ativo
22/03/2015
69
11
31
Eu tive pensando aqui e descobri uma outra maneira de você reproduzir um cogumelo selvagem com praticamente 100% de chance de dá certo. O pó de coco é um material popular pra se fazer bulk por ser difícil de esporos contaminantes germinar nele. Então eu pensei na clonagem. Você pode preparar um pote com grãos, por cima dos grãos colocar aproximadamente 1,5 cm de pó de coco e esterilizar, depois você pega o cogumelo corta um pedaço da base da estipe e joga lá dentro, nem precisa de glovebox, já que a base da estipe tá contaminada. O que vai acontecer é que micélio terá tempo de colonizar o substrato e metabolizar os esporos contaminantes antes que germinem.
 
Última edição:
hum sei não, deixa eu entender, você quer tentar um clonagem apenas cortando um pedaço da estirpe do cogumelo e jogar ele dentro de um pote com grãos? você pensou certo, uma clonagem de agua+mel é uma boa, mas nessa sua tek o cogumelo simplesmente vai apodrecer e perdera todo o pote. corrija-me se estiver errado ou explique-se melhor.
 
Não irá apodrecer, se você colocar na água com mel, sua cultura líquida vai contaminar, pois estará lidando com cogumelo selvagem.
 
Não irá apodrecer, se você colocar na água com mel, sua cultura líquida vai contaminar, pois estará lidando com cogumelo selvagem.
Não importa se é selvagem, desde que seja extraído um pedaço interno de tecido do cogumelo em ambiente livre de contaminantes é possível sim dar certo, digo isso pois assim é feito com comestíveis e entre outros...
 
Não irá apodrecer, se você colocar na água com mel, sua cultura líquida vai contaminar, pois estará lidando com cogumelo selvagem.
mas mesmo assim, não tem como simplesmente jogar um pedaço na camada de pó de coco ou nos grãos. o corpo frutífero não é micélio vegetativo.
 
O recomendado é transferir para placas de petri com meio de cultura adequado, porem bem executado pode transferir direto para grãos sem problemas, mas pra isso é indispensável glovebox ou capela de fluxo laminar.
 
Não importa se é selvagem, desde que seja extraído um pedaço interno de tecido do cogumelo em ambiente livre de contaminantes é possível sim dar certo, digo isso pois assim é feito com comestíveis e entre outros...


Mesmo assim existe o risco de contaminar, colocar uma camada de pó de coco por cima dos grãos não custa nada e irá diminuir de forma significante a possibilidade de contaminação, visto que esporos contaminantes não germinam com facilidade nesse meio. O micélio por outro lado irá colonizar agressivamente o pó de coco até chegar a camada de grãos. Sem falar na praticidade de não ter que usar glovebox.
 
Mesmo assim existe o risco de contaminar, colocar uma camada de pó de coco por cima dos grãos não custa nada e irá diminuir de forma significante a possibilidade de contaminação, visto que esporos contaminantes não germinam com facilidade nesse meio. O micélio por outro lado irá colonizar agressivamente o pó de coco até chegar a camada de grãos.
O risco existe até com cogumelos cultivados indoor, se for executado ao ar livre as chances de contaminar são altíssimas mesmo com o po de coco.
 
O risco existe até com cogumelos cultivados indoor, se for executado ao ar livre as chances de contaminar são altíssimas mesmo com o po de coco.

Verdade, risco sempre existe, o pó de coco não tornará os grãos imune a contaminações, irá apenas minimizar essa possibilidade devido ao fato de ser uma camada menos nutritiva.
 
Última edição:
mas mesmo assim, não tem como simplesmente jogar um pedaço na camada de pó de coco ou nos grãos. o corpo frutífero não é micélio vegetativo.

Faça o teste por si mesmo, se a base do cogumelo não retornar ao estado de micélio e colonizar o pó de coco, eu sou o ingênuo e você é o sábio nessa história. Até um pin se você usar ele inteiro ele irá colonizar o substrato agressivamente.
004965002-IMG_1603.jpg
 
ok, já fez isso? tem algum relato de alguém tenha feito isso? sem ser em uma placa de petri?
se sobra tempo eu vou fazer aqui então isso, mas não com selvagens, mas com alguma cepa da minha dúzia disponível.
 
Última edição:
Creio que essa discussão já tenha se estendido demais no diário do nosso colega @Dodox , quanta poluição heim!, sem relação com o diario.
 
Creio que essa discussão já tenha se estendido demais no diário do nosso colega @Dodox , quanta poluição heim!, sem relação com o diario.


Movi para um tópico próprio, já que era um assunto off-topic no diário do @Dodox.
 
Poluição se a conversa não fosse pertinente a thread.

E não era mesmo. O diário do @Dodox é sobre um cultivo multi-esporos de selvagens. E de repente surgiu a sua proposta, @Mystic.

Movi para este tópico onde podem discutir à vontade sobre o tema, e o tópico do Dodox fica dedicado às futuras atualizações do cultivo.

Se quiser edite a primeira mensagem e escreva algo como: "Lendo o diário do Dodox em [Link] eu estive pensando ..."
 
Não precisa usar placas de petri você pode usar até papelão

http://www.shroomery.org/8512/Cardboard-Cloning-Tek

Como você acha que os cultivadores clonam cogumelos? Essa é a única maneira de se clonar uma strain. Sugiro que você pesquise mais a Biblioteca do forum ou baixe livros sobre cultivo de cogumelos.


ok meu MYSTIC, entendo voce, mas se não fui muito claro, me refiro a proposta de sua TEK que consiste em:
*esterilizar um pote com grãos, fazerr uma selo de pó de coco - 1° PASSO!
* pegar um corte da estirpe de um p. cubensis, como feito no proceder como uma clonagem, abrir um o pote e inocular em cima do selo de pó de coco com o pedaço sem assepsia - 2° PASSO.
* esperar até que terás um pote 100% em tempo recorde. 3° PASSO.
*não precisa me tratar como se eu não sei do que to falando e não sei do que se trata, ler biblioteca inteira, o fórum (.br e .com) inteiro pela milésima vez desde 2010, fora o conhecimento que tenho sobre micologia apesar de ser um AMADOR como todos na terra não vai esclarecer minhas questões.
* eu gosto muito de aprender, não sou professor nem sábio, foi esta a razão pela a qual me predispus a compartilhar meus pensamentos sobre tal tema.
* admiro sua iniciativa e dos outros que estão envolvidos nesta discussão sobre o tema principal a meu ver: TENTATIVA DE SIMPLIFICAÇÃO E AUMENTO DE SUCESSO COM P. CUBENSIS SELVAGENS certo?
repito aqui a minha promessa, dentre alguns meses vou fazer esses 3 passos, e vou expor aqui na cm.
 
ok meu MYSTIC, entendo voce, mas se não fui muito claro, me refiro a proposta de sua TEK que consiste em:
*esterilizar um pote com grãos, fazerr uma selo de pó de coco - 1° PASSO!
* pegar um corte da estirpe de um p. cubensis, como feito no proceder como uma clonagem, abrir um o pote e inocular em cima do selo de pó de coco com o pedaço sem assepsia - 2° PASSO.
* esperar até que terás um pote 100% em tempo recorde. 3° PASSO.
*não precisa me tratar como se eu não sei do que to falando e não sei do que se trata, ler biblioteca inteira, o fórum (.br e .com) inteiro pela milésima vez desde 2010, fora o conhecimento que tenho sobre micologia apesar de ser um AMADOR como todos na terra não vai esclarecer minhas questões.
* eu gosto muito de aprender, não sou professor nem sábio, foi esta a razão pela a qual me predispus a compartilhar meus pensamentos sobre tal tema.
* admiro sua iniciativa e dos outros que estão envolvidos nesta discussão sobre o tema principal a meu ver: TENTATIVA DE SIMPLIFICAÇÃO E AUMENTO DE SUCESSO COM P. CUBENSIS SELVAGENS certo?
repito aqui a minha promessa, dentre alguns meses vou fazer esses 3 passos, e vou expor aqui na cm.

Metódos de clonagem é algo bem básico e simples, minha sugestão não foi uma tentativa de ofender ou desmerecer ninguém. Não me passou pela cabeça que pessoas com um "vasto conhecimento em micologia" pudessem não saber como clonar.
 
Última edição:
E não era mesmo. O diário do @Dodox é sobre um cultivo multi-esporos de selvagens. E de repente surgiu a sua proposta, @Mystic.

Movi para este tópico onde podem discutir à vontade sobre o tema, e o tópico do Dodox fica dedicado às futuras atualizações do cultivo.

Se quiser edite a primeira mensagem e escreva algo como: "Lendo o diário do Dodox em [Link] eu estive pensando ..."
Concordo plenamente @Arcturus e @Ecuador . A propósito, finalizei esse cultivo com 2 clonagens em papelão em andamento e vários carimbos, podendo já encerrar esse cultivo @Ecuador . Uma pena não ter fotos do 2 e 3 flushs.
 
Back
Top