Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Projeto em Baldes de 5 litros

Diário de cultivo completo.
=====================
CULTIVO, PROJETO EM BALDES
=====================

Olá amigos do CM.
Eu tenho alguns baldes em casa com capacidade de 5 litros, então resolvi aproveitá-los para o cultivo.
Afinal eu terrário não tem espaço.
Primeiramente pensei em fazer da seguinte forma.

Projeto em Baldes.JPG
Mas como alguns materiais que pedi pela internet ainda não chegaram, resolvi aproveitar dois copos de spawn de Méxican que eu já tinha colonizado e fazer um teste em 04 deles sem a bomba de ar.
SAM_2228.JPG

Esse foi o resultado:
SAM_2233.JPG SAM_2231.JPG SAM_2232.JPG SAM_2238.JPG SAM_2239.JPG SAM_2240.JPG 2013-10-27 20.02.33.jpg SAM_2236.JPG SAM_2246.JPG SAM_2247.JPG 2013-10-27 19.54.10.jpg 2013-10-27 19.56.25.jpg 2013-10-27 19.56.47.jpg 2013-10-27 19.56.54.jpg

Colheita Parcial:
2013-10-27 19.57.35.jpg 2013-10-27 19.57.43.jpg 2013-10-27 19.57.50.jpg 2013-10-27 20.16.36.jpg 2013-10-27 20.16.48.jpg 2013-10-27 20.17.11.jpg SAM_2241.JPG SAM_2243.JPG

OBS: Depois de montado o balde com a camada casing de vermiculita úmida, eu não mexí mais.
Por isso, pretendo colocar um vidro destes com água dentro de cada balde e a mangueira de ar dentro, apenas para manter a umidade e evitar ficar abrindo para abanar, pois a bomba de ar realiza a troca de ar automaticamente. Lembrando que eu não fiz trocas de ar.

frasco.jpg

No momento é isso galera!
:)
 
@cubensisdedread, "eu acho" que o tamanho deles se dá pelo fato de usar bulk (Esterco + Grama Seca).

OBS: Reparou que dessa vez o véu ficou certinho? Das outras ele saia rasgando e sumia.
 
Ohh glória!!!

o esterco é o alimento dos deuses do micélio!;)

no balde que eu fiz, usei a faca quente para fazer os furos... dois mais em baixos para a saída do CO2 e dois furos mais em cima para a oxigenação do bulk todos tampados com fita porosa, e tampei com um plástico grosso transparente...

para as trocas gasosas e de oxigênio era so ''bombar'' o plástico de cima para baixo, sem precisar abrir o balde
 
Ficaram memso cara, lindo demais !!!! A 2°Foto da colheita parcial, o hapeu ficou lindo, ao invés daquele laranja escuro parece ter ficado um amarelo bem lindo, ou pode ser a luz da camera. Mas ótimo trbalho, pq tem gnt q coloca terrário como impecílio pra cultivo, e mano... tendo um de 5 litros, 10, ou 20, da pra montar um belo ''terrário'' ! Parabéns mano, abração
 
Muito bom @Mago.
A minha intenção no momento é deixar tudo automatizado. Pois as vezes nos fins de semana eu viajo e assim não precisa de tantos cuidados. A coisa flui sozinha...

EDIT: @cubensisdedread, não foi o efeito da luz não, realmente eles são mais claros. Por isso acho muito interessante essas caracteristicas do cogumelo, não podemos nos prender muito em cores e formatos. A coisa muda! :huh:
 
Última edição:
belo trabalho , gostei do esquema que vc fez com esses sacos plásticos e filtro , ele foi vedado ou apenas colocado ?
 
@Underxad, Eu fiz um corte redondo no plástico, tampei com filtro de café e passei fita isolante, se vc se refere ao plástico no balde eu prendí com ligas de borracha mesmo.
 
entendi , o @Premonisom tinha me falado uma vez do uso de toucas cirurgicas nos baldes , e para promover a troca gasosa era só empurrar e puxar como se fosse uma sanfona , o que eu gostei do seu esquema é que como o saco fica boa parte pra fora acaba promovendo uma reserva extra de o2 , vamos ver como vai ficar quando colocar a bomba de ar , parabéns :).
 
O @Mauricio tinha me falado sobre as toucas também.
Só não coloquei pq eu já tinha esse material ai disponível e não tinha toucas, ai resolvi testar assim mesmo pra ver no que daria.
Mas deu certo também.
 
Gostei do sistema automatizado. Aqui ainda faço tudo na mão. A borrifação de água, trocas de ar, controle de temperatura e luminosidade.
Como foi feito seu substrato bulk?
 
Esse seu experimento demonstra que se o preparo foi feito de forma correta, boa pasteurização, boa umidificação do material, assepsia etc, basta que fique no descanso que o micélio faz seu esforço natural para frutificar, havia ali quantia suficiente de ar para ele e como todos os demais parâmetros estavam de acordo foi um ÓTIMO FLUSH ! Lindos e saudáveis, grandes e encorpados... Parabéns ! Realmente foi de encher os olhos ! :)
 
Obrigado @F.J.P.
Apesar dele ainda não estar do jeito que eu queria, eu gostei desse resultado.
Mas ainda vou fazer umas modificações. Vou postando com o passar do tempo.

Flush Chegando...
Pouquinhos, mas estão vindo.
SAM_2249.JPG SAM_2248.JPG SAM_2250.JPG SAM_2251.JPG
 
Última edição por um moderador:
Parabéns mano, frutos grandes muito bonitos. Eu até tentaria uma clonagem! ;)

Realmente, o uso de esterco ( :poop: mesmo) no substrato bulk faz o micélio se desenvolver com muito mais veemência. Os frutos ficam muito maiores.

Legal!
 
Boa @kinney!

Qual a proporção de spawn pra bulk?
E qual a proporção de esterco no spawn?
Estou pensando se uso humus de minhoca na mistura classica de po de coco e vermiculita, como substituto do esterco. Vi em um post mais antigo, pra usar apenas 4% de húmus na mistura. Alguém sabe se ela substitue mesmo?
 
Obrigado @RainSpirit, é verdade, percedí isso com o uso de :poop:. Resulta em melhores frutos.

@Anão eu pasteurizei (estrume bovino, grama seca e calcário calcitrico). Sem medidas, no olhômetro mesmo.
Mais ou menos uns 80% de estrume, 20% grama, uma colher de calcário. Já o spawn foram 2 copos de 300ml, dividí para os 4 baldes.
 
Back
Top