Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Saudável Problema com pins

Zé.do.mato

Hifa
Cadastrado
09/04/2020
14
12
26
Olá consagrados.
Minha casing começou a pinar, mas tenho dúvidas em relação aos pins que nasceram:

1° Os pins nasceram algodoados, como se tivessem micélio neles também, será que isso é falta de troca gasosa ou pode ser contaminação?

2° Varios pinaram nas laterais da casing, até mesmo em baixo dela, isso é normal? Pretendo colher esses pins laterais também, mas estão bem difíceis de pegar, provavelmente posso quebrar ou contaminar a casing.
 

Anexos

  • 20210130_105048.jpg
    20210130_105048.jpg
    951.1 KB · Visualizações: 40
  • 20210130_105040.jpg
    20210130_105040.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 40
Olá, esse aspecto algodoado pode ser sim por falta de troca gasosa adequada e também por excesso de umidade. Vale a pena avaliar a quantidade de furos do terrário e se necessário aumentá-los, ou aumentar a frequência de "abanadas".

Quanto a esse micélio que está grudado no cogumelo, não tem nenhum problema e não te fará mal o consumo. Percebi que no processo de secagem, esse tecido praticamente some.

Os pins surgiram nas laterais e embaixo pois o p. cubensis, como muitas outras espécies, são fotossensíveis, ou seja, em qualquer superfície do micélio que receber luz poderá haver a formação de primórdias. Para se evitar isso, você pode usar fita isolante ou qualquer outro material que cubra as laterais do seu recipiente.

Outro detalhe é que essa formação algodoada tende a secretar uma substância metabólica de cor marrom, que é comum e não se trata de contaminantes.

Sugiro que após essa primeira frutificação, antes do dunk, você raspe esse tecido micelial morto com uma faca (ou garfo) sanitizada com álcool 70 e refaça a camada de casing antes de colocá-lo de volta no terrário. Meia colher de chá de cal hidratada ou carbonato de cálcio junto a esse novo casing pode ajudar a ajustar o ph da superfície do bolo e melhorar a próxima frutificação.
 
Upvote 0
Olá, esse aspecto algodoado pode ser sim por falta de troca gasosa adequada e também por excesso de umidade. Vale a pena avaliar a quantidade de furos do terrário e se necessário aumentá-los, ou aumentar a frequência de "abanadas".

Quanto a esse micélio que está grudado no cogumelo, não tem nenhum problema e não te fará mal o consumo. Percebi que no processo de secagem, esse tecido praticamente some.

Os pins surgiram nas laterais e embaixo pois o p. cubensis, como muitas outras espécies, são fotossensíveis, ou seja, em qualquer superfície do micélio que receber luz poderá haver a formação de primórdias. Para se evitar isso, você pode usar fita isolante ou qualquer outro material que cubra as laterais do seu recipiente.

Outro detalhe é que essa formação algodoada tende a secretar uma substância metabólica de cor marrom, que é comum e não se trata de contaminantes.

Sugiro que após essa primeira frutificação, antes do dunk, você raspe esse tecido micelial morto com uma faca (ou garfo) sanitizada com álcool 70 e refaça a camada de casing antes de colocá-lo de volta no terrário. Meia colher de chá de cal hidratada ou carbonato de cálcio junto a esse novo casing pode ajudar a ajustar o ph da superfície do bolo e melhorar a próxima frutificação.
Muitíssimo obrigado pelas informações 🙏
Fico mais tranquilo em saber que é corrigível esses probleminhas, vou aumentar os furos para trocas gasosas e arrumar essa casing para a próxima frutificação.
Vou colocar também esses pins da parte de baixo para desidratar também. ✌
 
Upvote 0
Além do que o Tupacwari falou, está parecendo que o substrato está com excesso de umidade e o ar está seco.

Esse aspecto de "descamando" na parte de cima do cogumelo que me leva a pensar em falta de umidade no ar.

Como está mantendo no terrário?
Então, eles estão numa caixa organizadora de aprox 40L, com 1 dedo de agua com uma colher de agua sanitária tbm. Eu abro a case cerca de 3x ao dia e espirro um pouco de agua quando abro de manhã e a noite.
 
Upvote 0
Entendi, eu dei umas boas espirradas de água, devo ter dado uma enxarcada.
Na case não tem perlita ou argila, é só água mesmo.
 
Upvote 0
Back
Top