Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primeiros sinais de esquizofrenia?

okplax

Esporo
Cadastrado
19/10/2021
2
1
27
Olá. Talvez eu tenha cometido um grande erro. Vou contar detalhadamente. Me acompanhe.

Tive minha primeira experiência há 2 meses. Havia comprado 3g. Primeira experiência foi INCRÍVEL, risadas, alucinações leves, reflexões e cores novas(cerca de 1g).
Por volta das 19h os efeitos ja haviam acabado, uma paz que nunca tinha sentido antes, haviam sobrado cerca de 2g.

Segunda vez, que foi no mesmo dia(por volta das 3h), comi por impulso, medo de acharem os cogumelos ou estragarem e acabar perdendo a força da substância, eu havia programado uma nova trip para a próxima semana. Mas essa segunda foi assustadora, quando bateu, fiquei olhando a janela, então a abri, meu quarto ficou com um cenário não muito legal pra viajar.

Como meu quarto tava na 2° trip

(visual mais próximo que achei)​



Eu tinha "esquecido" quem eu era, lembro de olhar para a toalha jogada no chão da minha irmã, comecei a chorar e refletir sobre o quão distante sou delas, depois peguei meu celular, vi uma foto minha e comecei a me elogiar, depois me deitava e olhava pra lua(ela ficava longe e próxima na alucinação). Ok, até ai tudo bem. Por volta das 5h eu meio que "acordei" desse loop, e aí começou tudo por agua abaixo. Comecei a me questionar se aquilo era para acontecer na trip, comecei a pensar em como me encontrariam falando sozinho com as paredes(eu nem cheguei a fazer isso), enquanto eu permanecia em algum lugar ali na minha mente, tentado pedir ajuda, avisá-los que ainda existo, mas que eles não podiam me ouvir. Nesse meio tempo de pensamentos de terror me veio uma reflexão bem interessante, sobre até onde eu estava indo por felicidade, por me sentir bem, olhando agora, enquanto escrevo, parece-me que o susto foi proposital. Como se os cogumelos estivessem me falando algo(sinistro). Eu estava numa fase meio "drogas". Tentando mudar.
Depois me dei conta que, "ok. Eu me lembro, isso pode ser só uma bad". Comecei a tomar agua com açúcar e foi assim até as 7h, tentando me distrair com vídeos quando finalmente consegui dormir. Acordei aliviado.

Os próximos 1,5 meses foram incríveis, com paz e conexão com o corpo/espirito. O problema começou recentemente, me parece que tudo, qualquer barulho que ouço, como por exemplo um som de uma música que parece, levemente soar como uma voz, eu tiro o fone e não foi nada, volto a música e percebo que é só um instrumento. Eu deveria só ouvir e falar "ok", mas não é o que acontece, venho me preocupando, como se eu tivesse desencadeando esquizofrenia, o que é improvável já que meus tios, pais(até onde sei) são saudáveis, só um caso de Alzheimer. Mesmo assim essa paranóia/preocupação começou a me perseguir recentemente, de que estou ficando esquizofrênico. Isso tem "gatilho", acontece geralmente pela noite, no meu quarto(como se eu estivesse revivendo aquele sentimento da bad). O que acham?
 
Eu sou assim faz algum tempo.

Parando para pensar, pode ser que tenha começado após consumir cogumelos.

Não consigo mais usar os dois fones de ouvidos, tenho medo de não escutar algo acontecendo lá fora.

Escuto os relógios da churrasqueira fazerem tic-tac, escuto a água pingando nas calhas, gatos andando no telhado, vizinhos conversando.
Preciso identificar o que é o barulho para poder ficar tranquilo, mesmo sóbrio.

É mais pronunciado a noite, mas também porque é mais silencioso e a sensação de insegurança é maior.

Não precisaria ser esquizofrenia, ter pensamentos persecutorios.

Mas eu também mudei minha vida muito após os cogumelos.
Antes morava em apartamento com síndico, agora moro em casa (se alguém entrar, eu seria a única pessoa apta a fazer qualquer coisa, entre eu e minha esposa, ela entraria em choque).

Minha preocupação não é nem comigo, eu fico preocupado em cuidar da minha esposa, do meu cachorro que fica fora de casa.

A situação do pais também acaba me deixando um pouco mais preocupado, muita gente passando fome (gatilho pra violência).
Direto tentam entrar na obra do meu pai, que é na esquina aqui de casa, que eu quem tenho que ligar para a polícia e acompanhar.

Talvez eu tenha piorado tua ideia kkkk mas já faz um tempo que eu fiquei assim.
Pessoalmente, não me atrapalha.
Considero uma preocupação de ser homem e não mais um garoto, sentir responsável pelas pessoas próximas.

Mas se eu tô sozinho eu consigo falar um ok, foda-se o barulho. Apenas quando tenho preocupações fico mais em modo de vigia.
 
Ja pensou em fazer terapia?

Ja passei por algumas surras como a sua e com dosagens até mais altas, as reflexões e as memórias ficam impregnadas em nós de forma vivida mesmo, o lance é dar espaço pra digerir toda a experiência. Além disso, tomar em casa sozinho costuma ser assim mesmo, muita reflexão e se as coisas não estão boas a experiência pode escancara a ferida.

Eu consegui ressignificar a experiência e entender do que eu tenho tanto medo, hoje passados muitos anos vejo o quanto aquilo foi importante pra mudar o rumo da minha vida, q estava indo ladeira a abaixo.

Sozinho é difícil, procure ajuda profissional, reconhecer que algo não está certo é o primeiro passo.

Conheço pessoas que tiveram um quadro de esquizofrenia após uso de LSD e é bem diferente do que relatou, a pessoa literalmente ouvia e conversava com outras pessoas na cabeça dela, arquitetava e acreditava nas alucinações como se fossem pura realidade, coisa do tipo de ligar a tv em canal evangélico e achar q o pastor estava falando diretamente pra ele. No seu caso parece mais algo relacionado a ansiedade/síndrome de pânico.
 
Está usando algum outro psicoativo?
 
Está usando algum outro psicoativo?
Não. Foi o primeiro contato com essa "categoria" de droga, nunca experimentei maconha ou LSD. Anteriormente, somente gabaérgicos. Mas tinha dado um intervalo de 1/1,5 meses antes dessa experiência.
No seu caso parece mais algo relacionado a ansiedade/síndrome de pânico.
Provavelmente, mas o que intriga é que só começou agora, quase 2 meses depois da experiência. E é muito estranho, 2 semanas atrás eu estava bem, eu estava feliz, sereno. Não sei definir. Agora me sinto estranho, não lembro de sentir preocupações assim antes. Provavelmente é ansiedade induzida por substância. O que pode ter causado isso foi minha falta de preparo e uso por impulso.

Apenas quando tenho preocupações fico mais em modo de vigia.
Temos algumas semelhanças, mas suas preocupações são válidas. O que acontece comigo não é achar que estão me olhando ou perseguindo, mas achar que estou ficando esquizofrênico. De repente me pego fiscalizando cada pensamento meu, ações do dia-a-dia, buscando uma pista que comprove esse ponto. Por mais que seja momentâneo, quando acontece é assustador. E como eu já disse, acontece frequentemente pela noite, acabo não conseguindo dormir.
 
Tive experiências semelhantes, mesmos pensamentos, mas não era esquizofrenia, mas ansiedade. Você fica com medo de ter alucinações sem ter, preocupações constantes sobre sua saúde mental. Isso é ansiedade, procure um psicólogo clínico especializado em Terapia Cognitivo Comportamental pra quebrar essas crenças. Se não tivesse lido sobre esquizofrenia e psicodélicos provavelmente não estaria com essa neura.

Eu ficava com medo de estar desenvolvendo esquizofrenia, ficava sempre com medo de um som distante ou baixo não ser real, etc.

Um esquizofrênico sofre com alucinações auditivas e visuais fortes, eles acreditam ser real.

Pela sua narrativa, você está tendo uma preocupação constante de estar ficando esquizofrênico e, como disse, preocupação é característica de ansiedade.
 
Última edição:
Oi. Blz?

Olha, pelo seu relato me parece algo simples. Ansiedade apenas.

Em algumas pessoas os cogumelos intensificam alguns sentidos e a parcepção por um longo período. Vc pode estar ouvindo sons incomuns, que junto com a percepção aumentada e a imaginação mais fértil, te fazem achar que são alucinações, porque vc busca uma origem racional pra esses sons incomuns desconhecidos.

Não dá pra gente encontrar uma explicacão fundamentda pra isso. Vou deixar um relato pessoal pra vc ver se pode ser algo semelhante ao que vc tá passando e ter uma luz sobre o que pode estar ocorrendo aí. Posso tá falando merda aqui, tá? Mas foi a melhor explicação que encontrei pro meu caso.

2 coisas que aconteceram comigo e me assutaram muito, mas que agora eu acho comuns. levei muito tempo pra chegar a essa conclusão.

- Há uns 6 anos fiz uma cirurgia nos olhos que me deixou com sequelas, visão múltipla e um pouco turva. Depois de uma trip violenta eu passei e enchergar normalmente. Não me paça explicações do pq isso aconteceu. Mas me deixou muito preocupado, achando que poderia ser um placebo ou alucinação. Eu não sabia mais o que era verdade, se eu sempre tive a visão ok e esses problema eram coisa da minha mente, ou se eu continuava tendo os problemas mas minha mente mentia pra mim me fazendo achar que tava vendo normalmente.
Isso mudou de forma permanente.

- Minha audição e percepção ficaram muito mais afinadas. A noite aqui é extremamente silencioso as vezes, daí na cama comecei a ouviros líquidos circulando pelo meu sistema digestivo. Pronto achei que era uma doença mortal, pq eu nunca tinha ouvido isso antes. Mas isso sempre ocorreu, só que eu nunca notei.
A mesma coisa ocorreu com algumas articulações, principamente meu pescoço. Até eu entender que isso sempre existiu mas eu não percebia levou tempo e umas preocupações muito loucas relacionadas.

Talvez isso tenha acontecido pq eu tenho muito medo de adoecer. Fui criado alimentando esse medo pq minha avó, com quem eu convivia diariamente, é hipocondriaca patalógica. Então qualquer coisa anormal já me desperta um medo louco de tá com uma doença grave.
Sentido muito aguçado + som que nunca ouvi + imaginação muito fértil + medo = VOU MORRER
Isso durou uns 6 meses após essa trip violenta, mesmo não tendo usado mais durante todo esse período. Essa trip me deixou com muito medo e eu fiquei por volta de 7 meses sem usar novamente. Voltei a usar depois que eu comecei a entender o que estava acontecendo e ficar mais seguro de que não estava ficando louco.
 
Última edição:
Back
Top