Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
Olá, após um cultivo de um kit que ficou totalmente contaminado, vou postar aquí
meu verdadeiro primeiro cultivo.

Minha ideia é começar aprendendo tecnica esteril e trabalhando com Agar,
para me familiarizar com o micelio saudavel e as tecnicas esteril.
Encomendei placas de Petri e estou esperando chegar.
 
Trabalhar com ágar pode ser meio complicado, cuidado com ágar que o pessoal vende em a granel pq não vale nada hehehe, é indispensável o uso de uma gloove box também, se não, é tempo, trabalho e dinheiro jogados fora. Lembrando que esta técnica é válida para fazer isolamentos e clonagens.
Para vc que tá no início, pq começar com algo avançado? Pq não iniciar com PF tec?

Outra, diário de Cultivo deve ser um diário eim? Continue e boa sorte!
 
Sim, vou experimentar com Agar e em paralelo cultivar PFtek de Ecuadorian.

Hoje tenho preparado uma garaffa de 250 ml de Agar que esterilizei na panela de pressão por 20 minutos e estou preparando uma seringa de esporos de Ecuadorian.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Ecuador
PROCEDÊNCIA: Carimbo Esporo no ML

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:

Estou preparando 6 bolos de PF tek classico.
3 serão em potes plastico PP5, 2 em copos americanos, em ambos os casos tampados
com folhas de aluminio.

Esterilização na panela de pressão, 1:30 desde o apito.

 
Última edição:
Os copos inoculados utilizando a seringa de esporos.
Foram 4 furos em cada copo:
- nos copos de plastico, usei micropore em 0/2/4 furos
- nos copos de vidro, usei micropore em 0/4 furos
para ver se isso ia influir em taxa de contaminação e taxa de crescimento.

Para inocular usei a SAB do tutorial que usa papel uma caixa organizadora e papel filme
 

Anexos

  • 15366847579201674574284.jpg
    15366847579201674574284.jpg
    536 KB · Visualizações: 23
  • 1536684812198553550154.jpg
    1536684812198553550154.jpg
    506.6 KB · Visualizações: 21
Última edição:
Boa sorte!

Tape os furos, o micélio não precisa de troca gasosa para se desenvolver, além do mais, os copos poderão perder umidade o que acarretará no não desenvolvimento do micélio!
 
Olá, depois de 11 dias ainda nenhum sinal de micelio. Tenho a suspeita de estar exagerando no uso de agua sanitaria na minha SAB.
Isso pode ser um problema?

Tenho inoculado umas placas de Agar também e alí também nenhum crescimento, nem de micelio nem de contaminantes.
Será que estou exagerando com a disinfeçção?
 
Amanhã vai fazer uma semana que inoculei meus bolos e também nenhum sinal de crescimento do micélio, aí ja ta batendo a neura. De qualquer forma, acompanharei o tópico pra ver se alguém dá uma luz
 
Algumas perguntas...
Você fez a esterelizaçao antes ou depois da inoculação? Se fez a esterelizacao depois da inoculação mata o micélio junto e não nascera nada.
Qual a temperatura do ambiente onde estão?se for muito alta mata o micélio, se for muito baixo nao se desenvolveram.
Verificou se ouve perda de humildade? Fungos precisam de humildade para se desenvolver, tanto os bons como os maus.
O que você acrescentou na cultura agar? Os fungos precisam de uma fonte de alimento , como glicose e/ou batatas.
 
Eu fiz a esterilização antés de inocular. Na cultura Agar adicionei extrato de malte leve.
Eu inoculei outras placas de Agar com umas siringas e alí está aparecendo algo.
Acho que o problema é que conservei os carimbos de esporos no congelador.
 
Back
Top