Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo, tentando por partes.

Diário de cultivo problemático.
Raças
B+
Inoculação
01/05/2022
Inoculação via
Multi-Esporos
Assepsia (Inoculação)
Ar livre / Boca de Fogão
Terrário
Caixa Organizadora
Técnicas
g2g
Substratos
Vermiculita
Fala galera, então moro numa região muito quente, falta mais ou menos um mês pro inverno que vai ser quando vai ser possível cultivar eles, onde as temperaturas não passem dos 30 se tiver bastante sorte.
Como eu só tenho um carimbo (TKSS) não posso fazer errado, então tô tentando primeiramente esterelizar o flocão de milho para depois fazer um G2G.

WhatsApp Image 2022-03-09 at 21.38.41.jpeg
Então dia 08/03 já tentei fazer minha primeira esterelização molhei a massa, deixei descansando, depois coloquei nos potes papel alumínio e meti no fogo, e deixei lá, depois que peguei pressão deixei mais 40 minutos no fogo, deixei esfriar (mas não o suficiente ansiedade bateu por ser o primeiro teste), na hora que abri já me apressei pra colocar logo as tampas pra não contaminar.

Logo percebi o meu primeiro erro, como na hora de colocar as tampas acabou amassando um pouco o pote e o material dentro ainda estava quente, criou-se tipo um vácuo que estava puxando ar para dentro dos potes, dava para escutar o ar entrando. Enfim provavelmente toda esse primeiro teste irá contaminar.
WhatsApp Image 2022-03-09 at 21.38.41 (1).jpeg

Hoje dia 09/03 outra leva de 6 potes já estão no fogo dessa vez vou deixar 40 minutos depois que pegar pressão e esperar esfriar normalmente.
WhatsApp Image 2022-03-09 at 21.39.01.jpeg
Hoje vi aqui no forum comentando sobre não fazer mais de 1cm de massa, vou fazer quando for para valer, no momento quero saber se a esterelização vai ser suficiente, para impedir que ele seja contaminado por bactérias ou outros fungos quaisquer.

Vou atualizando conforme alguns potes forem contaminando ou não, pelo menos os primeiros ainda estão normais.

Quando estiver confiante creio que vou fazer casings.

Queria dicas de qual substratos seriam melhores para mim, moro numa cidade bem isolada do restante do país, qualquer encomenda dos correios demoram de 25 a 40 dias úteis
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2022-03-18 at 22.54.04.jpeg
    WhatsApp Image 2022-03-18 at 22.54.04.jpeg
    69.6 KB · Visualizações: 5
Última edição:
Faale Roraimense. Aqui quem fala é um vizinho do norte.

Realmente a praxe considera não passar os 0.5 cm de flocão. Uma camada bem fina mesmo.

No seu caso como primeira tentativa eu tentaria o Pf-tek de cara. Foi o meu caso e é sempre o recomendado para iniciantes.

Nos meus Pf teks sempre deixo a tampa do pote PP5 na hora da esterelização, já com os furos nos pontos de inoculação e mais uma camada de papel aluminio encima.

Os de 250mls colonizam mas rápido e são mais fáceis de guardar.

A não ser que o carimbo de esporos seja de uma procedência não confiável, eu mesmo não vejo necessidade de fazer o procedimento com flocão.

Depois de um copo de pf-tek colonizado, você pode usar o mesmo para G2G quebrando bolo podendo fazer mais uns 30 bolo só com esse.
Paz , luze goodvibes no cultivo dos mushies.
 
Parabéns pelo cultivo.

Só não entendi exatamente qual seu substrato, nem pelas descrições, nem pela foto. Pode dizer a receita? (Edit: acabei de ler na tag, são flocos de milho)

----

Ah, reparei que a "Inoculação" foi em "01/05/2022" - você veio do futuro??? :troll::troll::troll:
 
Última edição:
Faale Roraimense. Aqui quem fala é um vizinho do norte.

Realmente a praxe considera não passar os 0.5 cm de flocão. Uma camada bem fina mesmo.

No seu caso como primeira tentativa eu tentaria o Pf-tek de cara. Foi o meu caso e é sempre o recomendado para iniciantes.

Nos meus Pf teks sempre deixo a tampa do pote PP5 na hora da esterelização, já com os furos nos pontos de inoculação e mais uma camada de papel aluminio encima.

Os de 250mls colonizam mas rápido e são mais fáceis de guardar.

A não ser que o carimbo de esporos seja de uma procedência não confiável, eu mesmo não vejo necessidade de fazer o procedimento com flocão.

Depois de um copo de pf-tek colonizado, você pode usar o mesmo para G2G quebrando bolo podendo fazer mais uns 30 bolo só com esse.
Paz , luze goodvibes no cultivo dos mushies.

Só to fazendo isso por não ter prática nenhuma e saber, quais falhas possíveis que podem acontecer no processo, se tivesse feito diretamente no copo já teria contaminado os primeiros copos rs. Mas to indo devagarinho. Os carimbos são de fonte confiável mas já vai fazer uns 6 meses que recebi eles então podem não estar tão bons assim
 
Parabéns pelo cultivo.

Só não entendi exatamente qual seu substrato, nem pelas descrições, nem pela foto. Pode dizer a receita? (Edit: acabei de ler na tag, são flocos de milho)

----

Ah, reparei que a "Inoculação" foi em "01/05/2022" - você veio do futuro??? :troll::troll::troll:
Pra começar diários é tipo obrigatório colocar a data de inoculação, fiz baseado na estimativa rsrs. Primeiro cultivo então com certeza vou apanhar um pouco
 
Bom, depois de uma semana todos os primeiros potes que foram submetidos a panela de pressão estão sem sinais de contaminação, abri um para conferir, estava com cheiro de cuscuz mesmo molhado, sem odor de infecção bacteriana, coloquei um pouco de ar ambiente nele, um pouco de aágua da torneira e selei novamente, marquei com a data de hoje. Quero ver se assim ele vai contaminar.
 
Bom, depois de uma semana todos os primeiros potes que foram submetidos a panela de pressão estão sem sinais de contaminação, abri um para conferir, estava com cheiro de cuscuz mesmo molhado, sem odor de infecção bacteriana, coloquei um pouco de ar ambiente nele, um pouco de aágua da torneira e selei novamente, marquei com a data de hoje. Quero ver se assim ele vai contaminar.

Uma vez aberto com substrato ainda não colonizado, deve ter contaminado..... :(
 
Queria dicas de qual substratos seriam melhores para mim, moro numa cidade bem isolada do restante do país, qualquer encomenda dos correios demoram de 25 a 40 dias úteis

Spawn: Arroz integral, milho, painço, aveia, centeio

Substrato: Se não encontrar vermiculita ou pó de coco (que é o ideal), pode utilizar palha picada, musgo seco com algo nutritivo como húmus ou esterco curtido.
Resumindo, o ideal é sempre o pó de coco + vermiculita, mas se não conseguir, o importante é ter um substrato +/- nutritivo com outro para aerar.

Eu já testei a palha e o musgo, por curiosidade, funcionou, mas vai precisar testar a quantidade e também a umidade que consegue reter.
É um fungo né... seguindo um padrão não é muito exigente.

Eu preferiria comprar um saco de 100 litros de pó de coco (que eu faço aqui, pra economizar no preço/litragem) já que demora para chegar.
Acaba valendo muitos mais apenas do que testar alternativas que vão consumir tempo e dinheiro.

PRefiro comprar só pó de coco, com ele você consegue fazer todas as teks substituindo a vermiculita e pra bulk ele sozinho já é ótimo.
Mas poderia comprar apenas vermiculita também
 
Resumindo, o ideal é sempre o pó de coco + vermiculita, mas se não conseguir, o importante é ter um substrato +/- nutritivo com outro para aerar.
Salvou demais, já to a procura da vermiculita, agora fiquei curioso sobre o outro que serve para aerar, será que isopor serviria também? Um dia posso testar
 
Salvou demais, já to a procura da vermiculita, agora fiquei curioso sobre o outro que serve para aerar, será que isopor serviria também? Um dia posso testar

Na minha cabeça, logo vou ter um estoque enorme de cogumelos, se tudo der certo.

Depois disso a ideia é começar a testar algumas coisas, já que se der errado, não vou ficar triste, porque vou ter cogumelos e já vou ter a cultura isolada, que facilita os testes

A limitação é saber o que você consegue pasteurizar.
 
Última edição:
Update

Depois de 10 dias dos 12 Spawns que coloquei para esterelizar somente um deles contaminou aparenta ser trichoderma, não tenho muita experiência para ter certeza, enfim fiquei bem satisfeito com os resultados, o outro que eu contaminei intencionalmente foi esse preto aí não sei nem o que é mas aparenta ser Mofo normal.


Contaminação 1.jpegContaminação intencional.jpeg

Tem meia horinha que produzi as seringas, vocês não sabem em quantas farmácias/supermercados fui para encontrar água destilada ou água mineral de copinho, mas encontrei.
Limpei o forno depois liguei ele, fiz toda a limpeza da bandeja, primeiro lavei depois finalizei com álcool 70% e comecei os trabalhosMaterial.jpeg

O que mais me impressionou foi que quase nao tive que raspar o carimbo, ele estava datado como de maio/21, ele caiu quase todo q por si só no copo, mas tô com medo de ter feito algum passo errado ainda, o resultado foram 3 seringas, a que mais gostei foi essa daqu, ficou bem bonito o aspecto, as outras duas ficaram meio fraquinhas, tive bastante trabalho pela agulha que acompanhava elas ser fina demais, mas acho que vai dá certo, enrolei no papel alumínio e amanhã vou fazer a inoculação. Sobrou esse restinho no copo
Informação extra meu carimbo de TKSS sumiu, não sei onde foi parar então o jeito foi utilizar o outro único que tinha B+

Seringa.jpegResto.jpeg

Sobre a vermiculita, queria saber quais os preços mais ou menos nas cidades de vocês, aqui na minha cidade só encontrei 2 locais que tem e cobra 20 reais num pacote de 200g, achei muito caroo, 200g daria pra fazer quase nada creio eu :(

Vermiculita.jpeg
 
Sobre a vermiculita, queria saber quais os preços mais ou menos nas cidades de vocês, aqui na minha cidade só encontrei 2 locais que tem e cobra 20 reais num pacote de 200g, achei muito caroo, 200g daria pra fazer quase nada creio eu :(

View attachment 204036
Na minha cidade, pago R$ 82,00 num saco de 100 litros. 12 kg)
Mas já paguei 16 num pacote de 8 litros (300 g) do ML.
Procure em floriculturas, e em lojas de material de construção (vermiculita pode ser usada como isolamento acústico junto com alvenaria)
Também já comprei pó de côco em lojas de 1 Real, na parte de jardinagem.
 
200 g de vermiculita dá aproximadamente uns 6 ou 6,5 litros.
1 kg. de arroz integral pro PFTEK dá 1,25 litros.
Nessa medida, a receita vai com 2,5 litros do material + o arroz.
Em média, 12 copos de 250 ml (fazendo selo de vermiculita)
Ou seja, com 200g vc consegue fazer duas receitas de 1kg de arroz mais um tantinho.
Deve dar uns 30 copos de requeijão com esse pacote de 200g...
 
200 g de vermiculita dá aproximadamente uns 6 ou 6,5 litros.
Pior que não mano, tirando como base o saco de 100litros de 12kg da Leroy Merlin temos que (100litros÷12kg×0,2kg = 1,67 litros) utilizando esse cálculo que você fez só dá 8 copos de requeijão, tô atrás de substitutos como a perlita, mas ainda tenho um tempo só fiz a inoculação ontem, tenho 10 dias ainda de procura e estudo
 
Update

No dia que fui fazer a inoculação percebi que o spawn de flocão estava muito consolidado, tipo parecia um bloquinho de borracha, duro não desfazia nem quando apertei com a mão, ele literalmente rasgou mas não esfarelou. Acho que por muitos dias, acabou secando não sei. Mesmo assim utilizei uma das seringas nos spawns.
Na mesma hora já preparei um spawn dessa vez com menos flocão, adicionei a mistura um pouco de trigo para kibe a mistura e ficou com um aspecto bacana mais soltinho, enfim ao total de 15 spawns, somente apareceu o micélio.

WhatsApp Image 2022-03-28 at 14.07.01.jpeg

Uns 5 contaminaram e o resto tá do mesmo jeito, sem nem sinal de nada. E agora galera, o que fazer?
 
Eu não gosto de Flocão, não vejo benefício nele.
Nunca calculei o preço, então não sei nesse quesito.

Parece que o seu está ficando muito úmido, mas nunca cultivei com ele.

Das duas probabilidades: o Flocão não ficou no "ponto"
Ou
A seringa contaminou tudo, multiesporos para grãos é sempre arriscado.
 
Nunca calculei o preço

Parece que o seu está ficando muito úmido, mas nunca cultivei com ele.
A questão do preço é bem baratinho.

Você fala que está ficando muito úmido baseado apenas no aspecto do micélio? Como falei é meu primeiro cultivo então não conheço muita coisa, só li muitos dos cultivos aqui desse fórum
 

To falando por essa foto, parece que virou uma massa.
As outras também também parece.

Olha esse meu copo de aveia, é outro grão, mas parece estar totalmente seco, mas por dentro está hidratado
WhatsApp Image 2022-03-28 at 23.07.13.jpeg

Em regra, todo spawn tem que ficar seco por fora, se não fica fácil para bactéria ou outro fungo desenvolver.

Ali quando comentou que podia ser trichoderma, parecia mais bacterial.

Eu não sei como dar o ponto no flocão, mas me parece que precisa ser mais seco.
 
To falando por essa foto, parece que virou uma massa.
As outras também também parece.

Olha esse meu copo de aveia, é outro grão, mas parece estar totalmente seco, mas por dentro está hidratado
View attachment 204077

Em regra, todo spawn tem que ficar seco por fora, se não fica fácil para bactéria ou outro fungo desenvolver.

Ali quando comentou que podia ser trichoderma, parecia mais bacterial.

Eu não sei como dar o ponto no flocão, mas me parece que precisa ser mais seco.
Realmente, ontem quando fui olhar o micélio ele já estava com alguns pontos pretos que não tinha antes.

"aí pensei que caralhos contaminou por causa da temperatura" ontem fiz bastante calor e não tive como ir em casa no horário de almoço, cortei os grãos e estava todo verde/preto no interior do micélio branco.
 
Enfim recebi uma proposta de emprego em outro estado do Brasil e se eu for aceitar já tenho que ir na semana que vem, não ia ter como levar o cultivo na mala. :p

Mas o restinho do carimbo vou levar e tentar novamente lá ou aqui mesmo quando começar de fato o inverno.

Depois analiso se continuo este diário que não passou da primeira fase, que triste
 
Back
Top