Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo - South American

Diário de cultivo problemático.
Boa noite, ontem chegou a vermiculita, mas eu estava de viagem e comecei hoje o cultivo, preparei o substrato com uma proporção de 3:1:1, dado que o esporo doado pelo @Ecuador era de meados de 2013 eu segui a receita para carimbos velhos que encontrei em um site estrangeiro. Preenchi o topo com vermiculita para evitar uma inundação por condensação, embora tivesse o alumínio recobrindo o pote devidamente tampado e furado.
0-> Início, Substrato preparado:
87256-c3d60905d750340cce4a1251c4e13dbd.jpg87257-a609d78110a22ab901216bd58fa592f1.jpg
1-> A esterelização foi realizada num período de 2 horas ( pensei que ia vazar, mas deu tudo certo),
Nesta parte não tirei fotos, tava tudo dando errado, caiu o carimbo no chão, sorte que o @Ecuador embrulhou ele com um plástico e nada do cloro no chão penetrou.
2-> Inoculação seguido da Incubação à 30ºC (Controlada por um controlador Com set de range para +-0.1ºC, só diminuiu agora porque abri a caixa para a foto.
Antes da Inoculação: Borrifei Solução 1:10 de Cloro ativo 15min antes de iniciar tudo.
Durante a Inoculação esqueci que tinha acabado o Micropore e utilizei band-aid para vedar os buracos do pote, efeito será parecido. Para esterilizar as luvas usei Álcool 80º, durante também utilizei um jaleco assim como um Zippo para esterilizar a o estilete. Utilizei cerca de 1/4 do carimbo para cada pote. E chacoalhei, conforme um vídeo demonstrava.

87258-da3edd9e9d41aeaf1a9ee461ac038b39.jpg87259-c6054bad7f5cf745914d53edb291f71f.jpg
 

Anexos

  • I1.jpg
    I1.jpg
    152.4 KB · Visualizações: 24
  • I2.jpg
    I2.jpg
    152.6 KB · Visualizações: 24
  • I8.jpg
    I8.jpg
    35.3 KB · Visualizações: 23
  • I9.jpg
    I9.jpg
    83.1 KB · Visualizações: 23
Legal @Zen996, parabéns pela iniciativa. Só uma dica, corte bem bonitinho a rebarba do papel alumínio nos copos e lacre com uma fita isolante. Assim poderá observar bem o desenvolvimento do micélio crescendo no copos.
 
Muito alta. Recomendo que encube a 25~26°C.
No mais tá tudo lindo, boa sorte!
Será mesmo @Malahov? Sempre estive em dúvida neste quesito, pois eu encontrei uma tabela (anexada), e em um outro tópico uma pessoa do CM mandou um gráfico que dizia o mesmo (não tenho comigo), qual o ideal então? Nesta tabela, 86F=30ºC e 76F=24,4ºC
87265-fe74bdd6190fa46a8da25d00ae922f09.jpg
 

Anexos

  • Incubation Time vs Temperature.jpg
    Incubation Time vs Temperature.jpg
    73 KB · Visualizações: 17
Será mesmo @Malahov? Sempre estive em dúvida neste quesito, pois eu encontrei uma tabela (anexada), e em um outro tópico uma pessoa do CM mandou um gráfico que dizia o mesmo (não tenho comigo), qual o ideal então? Nesta tabela, 86F=30ºC e 76F=24,4ºC
View attachment 87260

Tenha em mente que se a temperatura no interior dos copos passar dos 30C, vai ficar crítico (muito alto para cubensis). Lembrando que dentro dos copos, como há atividade metabólica (que pode gerar calor) jogue 1 grau a mais do que a temperatura exterior. Logo, se está medindo 30C, dentro do copo provável que esteja a 31C.
Do mesmo modo que abaixo de 24C, na incubação, deve observar um atraso na colonização do micélio.
 
Tenha em mente que se a temperatura no interior dos copos passar dos 30C, vai ficar crítico (muito alto para cubensis). Lembrando que dentro dos copos, como há atividade metabólica (que pode gerar calor) jogue 1 grau a mais do que a temperatura exterior. Logo, se está medindo 30C, dentro do copo provável que esteja a 31C.
Do mesmo modo que abaixo de 24C, na incubação, deve observar um atraso na colonização do micélio.
Diminui para 29 o Set Point, acabei dormindo e não vi qual foi a temperatura máx depois disso. Obrigado pelas dicas @Malahov e @tupy
 
Novamente diminui a temperatura do Set Point para 28.5ºC, temperatura máxima: 29~29.4ºC.
Hoje estava livre e dei uma mexida no terrário, seguem fotos (o Filtro utilizado no Cooler para a troca de ar é um filtro HEPA), forrei a luminária com papel alumínio, mas mantive a saída de ar da lâmpada, e ela está isolada por uma camada de plástico, espero que não sobreaqueça, se não terei uma fábrica de carvão em casa. Ainda faltam os furos na parte inferior, vou fazer isso depois que comprar mais micropore para vedação. Alguma sugestão?
 

Anexos

  • P_20160116_103630_1_p.jpg
    P_20160116_103630_1_p.jpg
    76.5 KB · Visualizações: 18
  • P_20160116_103543.jpg
    P_20160116_103543.jpg
    83.1 KB · Visualizações: 17
Oi @Zen996, tá tudo muito bem montado. Como você instalou diversos aparatos eletrônicos no teu cultivo, minha sugestão é ter muito cuidado, sempre observar se está tudo dentro dos parâmetros e cuidar com as ligações elétricas, extensões, pinos T, evitando assim qualquer acidente. Parabéns e adiante!
 
@Zen996 eu também uso termostato na colonização. Creio que nos meus primeiro e o segundo cultivos registrei (no segundo, com tabelas gráficas) como ficavam os ciclos de temperatura, considerando a linha do set point e a tendência a esquentar mais ou menos depois de desligado o aquecedor. No caso, era uma geladeira, então o isolamento era bom. Mas dá uma olhada nos gráficos dos ciclos de temperatura se quiser uma sugestão do que você pode fazer pra encontrar a regulagem ideal. Hoje em dia já tenho a geladeira regulada definitivamente, só com ajustes de 1 ou 2 ºC a depender do extremo da época, às vezes em relação não à temperatura-limite, mas à temperatura inicial, porque quanto mais tempo demora aquecendo, mais vai aquecer depois do set point então isso também é algo a se pensar. No inverno, coloniza rapidão. No calor, coloniza normal ou um pouco devagar, mas não mata o micélio nem com calorzão de verão.

Sobre a temperatura de colonização, na minha prática com a geladeira-incubadora, temperaturas que cheguem a 30-31 º C no termostato davam uma desacelerada na colonização. Se bem me lembro, entre 27,5 ºC e 29,0 ºC a velocidade de colonização era a maior. Estimo que internamente nos copos estivesse em 28,5-31,0 ºC. Passando disso, colonizava relativamente devagar. Mas, como eu não tenho pressa, nem ligava pro calor nessa fase. Só não bater o suficiente pra não matar o micélio, pra mim, já tá bom, se a temperatura ambiente estiver acima do ideal. O micélio se quiser pode ir devagar quase parando :LOL:.

Acho que algo que influi para arrefecer a diferença entre a temperatura da incubadora e do interior dos copos aqui em casa é a superfície de vidro da prateleira da geladeira onde ficam os copos de vidro durante a colonização.
 
Última edição:
Abri a incubadora para dar uma olhada, segurando pela tampa observei algumas formações, porém parece que têm alguns pontos verdes dentro do "micélio" maior (ele está sem forma definida, é assim mesmo?) As fotos não estão borradas, é a cola do pote mesmo :roflmao: Já o outro pote nem tirei foto, não tinha nada ainda.
 

Anexos

  • P_20160120_202156_1_p.jpg
    P_20160120_202156_1_p.jpg
    60.1 KB · Visualizações: 22
  • P_20160120_202204_1_p.jpg
    P_20160120_202204_1_p.jpg
    69.6 KB · Visualizações: 24
  • P_20160120_202150_1_p.jpg
    P_20160120_202150_1_p.jpg
    61.9 KB · Visualizações: 24
Abri a incubadora para dar uma olhada, segurando pela tampa observei algumas formações, porém parece que têm alguns pontos verdes dentro do "micélio" maior (ele está sem forma definida, é assim mesmo?) As fotos não estão borradas, é a cola do pote mesmo :roflmao: Já o outro pote nem tirei foto, não tinha nada ainda.
Não aparenta muito saudável, abra furos para uma troca gasosa, isole um pote do outro, para que não tenham contato nessa fase. Fique de observação.
.
 
Não aparenta muito saudável, abra furos para uma troca gasosa, isole um pote do outro, para que não tenham contato nessa fase. Fique de observação.
.
Fiz os furos e tampei com Micropore, o outro que não tem nada tirei o papel alumínio, uma virada lenta para colocar na luz e todo o substrato virou junto, acho que ficou muito seco... Estou esterilizando mais 4 copos de 250mL, mudei a proporção, 2:1:1 agora. (Antes foi 3:1:1). Ainda tenho meio carimbo, exagerei nesses dois por ser iniciante e coloquei 1/4 em cada... vou colocar 1/16 agora para ainda ter 1/4.
 
Um dos potes maiores contaminou, estava com bolor no arroz, com esse tipo de contaminação onde posso ter errado? Durante a esterilização? Não utilizei uma glove box, fiz o procedimento de esterilizar um ambiente com água sanitária 1:10 e depois de 15min entrar, tanto que para respirar estava difícil e parecia que eu estava dentro de uma gas chamber nazista. O estranho é que o pote que contaminou foi o que não apareceu nada, o outro com a mancha verde continua lá, mas parece estar tendo uma certa "luta" no interior (Acho que a contaminação está ganhando...). Minha esperança agora é que os outros 4 copos inoculados a 4 dias deem certo.
 
onde posso ter errado?
Li em algum lugar que a maior parte das vezes a contaminação entra na inoculação mesmo.
tanto que para respirar estava difícil e parecia que eu estava dentro de uma gas chamber nazista
Isso é perigoso, Zen996, e não garante nada. Cuide da saúde do seu pulmão.
Já que não tem uma glovebox, que tal usar o forno e parar de se intoxicar?
https://teonanacatl.org/threads/o-que-é-a-técnica-do-forno-oven-tek.99/
 
Voltei para a minha cidade na quarta-feira e só voltei hoje para o apartamento, eis os resultados até então:
->2 dos 4 copos novos estão infectados, um deles é porque, em algum momento, eu rasguei o papel alumínio em cima sem perceber e agora toda a parte superior está cinza (n), como pode se ver nas imagens em anexo:fotogenico:. O outro pote contaminado está com uma contaminação totalmente preta:greyalien:, nunca tinha visto algo parecido. Preciso descartar estes copos, deixei no sol os dois agora a tarde, mas isso é o suficiente para pelo menos neutralizar estas contaminações? :sick::!::!::!::sick:

->Um dos primeiros copos
ainda tem as manchas verdes sobre as brancas, pude observar uma formação rizomórfica no seu interior, mas estou achando que está mais contaminado do que colonizado, e o processo de colonização parece estar nulo, ainda vou continuar observando, não consigo focar a parte verde com a câmera do celular, ele faz o foco no vidro e não no interior. Se você olhar de longe a segunda foto aparenta ter a formação de 3 micélios não rizomórficos, mas não descarto ser uma contaminação, já que sou iniciante. Alguém pode opinar, por favor?

Embora a maioria até agora tenha dado errado estou gostando da experiência que estou ganhando.
87800-3ddcb5138b4134a13d66ef6d05eec255.jpg87799-559fc15cf7196a02b98bb90b1017a996.jpg87798-d81fc027025c0a9f31927c4cc89e4d56.jpg87796-14d9a6d7363eaa6f834aafde8cacb65d.jpg87797-6ad3a7dc0f04ea2f8d849fdf57b5fa55.jpg
 
Esses dois contaminantes eu não sei o que são exatamente mas pode esquecer os dois bolos, descarte-os ou os deixa em separado pra ver no que dá.

No mais, isso ae, segue em frente que até um bolo rende :).
 
Voltei para a minha cidade na quarta-feira e só voltei hoje para o apartamento, eis os resultados até então:

Para mim todos parecem estar contaminados.
 
Preciso descartar estes copos, deixei no sol os dois agora a tarde, mas isso é o suficiente para pelo menos neutralizar estas contaminações?
De onde tirou essa ideia de deixar no sol para neutralizar contaminações? :huh:
Um dos primeiros copos ainda tem as manchas verdes sobre as brancas
Se tem bolor é lixo ou out, não dá pra cogitar que vá 'superar'.
Se você olhar de longe a segunda foto aparenta ter a formação de 3 micélios não rizomórficos, mas não descarto ser uma contaminação, já que sou iniciante. Alguém pode opinar, por favor?
Esse micélio parece muito ralo para ser cubensis, mas continue observando, desde que não haja sinal de bolor no interior do copo.
 
Segui a análise do @Ecuador e, sim, o pote estava contaminado.

Ainda tenho dois copos, inoculados dia 21/01, já se passaram duas semanas e nada, sem contaminação nem micélio, só arroz e vermiculita. Vou dar como "vencido" o carimbo enviado pelo @Ecuador. No entanto, ainda tenho mais 1/4 dele e vou fazer uma última tentativa agora usando a sugestão da @Malahov de fazer a inoculação na frente do forno.
 
Back
Top